terça-feira, 22 de junho de 2010

Marco Torsiglieri


Marco Torsiglieri, segundo o sítio oficial do Vélez Sársfield, está a caminho do Sporting.

Do que observei, em 3 jogos do último Torneo Clausura, este jovem argentino (22 anos) é, de facto, um defesa-central muito alto (1,90m) e bastante forte fisicamente. Pareceu-me muito forte no jogo aéreo e, não sendo excessivamente agressivo, também muito forte na marcação. Tem uma técnica razoável para um central e não se destacou, nos jogos que vi, por ser muito rápido ou excessivamente lento. Parece-me que pode dar certo. E quem se decidiu pela sua contratação não tem, de certeza absoluta, a referência de apenas 3 jogos.

À semelhança de Maniche, também esta possível contratação só foi conhecida após a divulgação no sítio oficial do actual clube do jogador. Novos tempos em Alvalade? Parece que sim!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O futuro do nosso Futsal

Depois da impressionante vitória no Campeonato deste ano, com uma clara demonstração de superioridade sobre os principais adversários, poder-se-á abordar o futuro desta modalidade no nosso clube.

Segundo me confidenciaram, vão registar-se as seguintes movimentações:
  • Orlando Duarte será o nosso próximo treinador;
  • Paulo Fernandes parece que está a caminho da lixeira;
  • Vão entrar Pedro Cary (ex-Belenenses), Marcelinho (ex-Belenenses), Leitão (ex-Lobelle Santiago) e Paulinho (ex-Belenenses);
  • Evandro, em princípio, voltará para o Brasil. A confirmar...;
  • Café foi aliciado com uma proposta milionária vinda da lixeira, mas o seu futuro não passará por lá. À semelhança de Alex no ano passado, disse não à escumalha. A sair do Sporting será para o Brasil;
  • Vão sair Ré, Diogo e Eder.
Neste sentido, tudo aponta para um plantel ainda mais forte no próximo ano! Eu não tenho dúvidas. Vou voltar a comprar a Gamebox Futsal!!!

domingo, 20 de junho de 2010

Campeão Nacional de Futsal


O Sporting Clube de Portugal é o novo Campeão Nacional de Futsal.

Um prémio justo para uma equipa que mostrou muita ambição, muita garra, muita concentração e um talento enorme!

E, para terminar em beleza, resta agradecer ao adversário a disponibilização da lixeira para podermos fazer a festa. Neste contexto, posso adiantar que o Sporting exigiu, no contrato de aluguer, a total desinfestação de cabeçudos e algumas garrafas de champanhe. É justo!!!

Algumas notas (umas mais importantes que outras):
  • Muito obrigado ao Paulo Fernandes, que está de saída do comando técnico desta equipa, por toda a dedicação e grande competência que demonstrou durante os vários anos que serviu o seu clube;
  • Não me esqueço da imagem do Alex, na celebração de um dos seus golos, a gritar para a claque "Eu amo o Sporting";
  • Toda a equipa mostrou um querer enorme;
  • O Café e o Divanei são, indiscutivelmente, uns predestinados para a modalidade;
  • Hoje, mais uma vez, foi visível o nível daquela escumalha. Para todos eles, e em especial para o André Lima, Gonçalo Alves e Bebé, "que la chupen y la sigan chupando".
E o Sporting é o nosso grande Amor!!!

Benfica 3 - 5 (a.p.) Sporting (Camp. Nacional Futsal - Final - Jogo 4)

"Que la chupen y la sigan chupando"


Mais do mesmo! Nenhuma referência, por mínima que seja, ao facto do Sporting Clube de Portugal se ter sagrado Tri-Campeão Nacional de Juniores em Futebol!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Hugo Viana


Gostam de Hugo Viana?

P.S. - Entretanto, 4 horas após ter publicado este post, surgem as seguintes capas do Record e do Jogo. É caso para perguntar, a sério?

quarta-feira, 16 de junho de 2010

André Santos - 3º Reforço 2010/11


Jovem formado na Academia de Alcochete, André Santos retorna de empréstimo ao União de Leiria e será mais um reforço para o plantel 2010/11.

Tendo efectuado uma boa temporada e algumas excelentes exibições durante a época passada, este jovem jogador tem sabido aproveitar as oportunidades que lhe têm sido justamente concedidas. De facto, mostrando muita humildade e determinação, este sportinguista ferrenho tem sabido conciliar o seu talento com uma correcta atitude competitiva.

Um exemplo para muitos!!! Lembram-se deste post?

Maniche - 2º Reforço 2010/11


O segundo jogador que referi neste blog foi Maniche.

E Maniche foi também hoje apresentado como jogador do Sporting. Sportinguista desde sempre (sócio nº oito mil e tal), este internacional português chega ao Sporting aos 32 anos e já desvinculado do seu anterior clube (Colónia).

Não tendo a frescura física do passado, Maniche vem acrescentar qualidade, experiência e, claramente, uma atitude guerreira e um espírito vencedor.

Relativamente ao prémio de assinatura, esqueçam as barbaridades que se ouvem por aí. É que Maniche assinou apenas por um ano com mais dois de opção. Boa decisão!

Evaldo - 1º Reforço 2010/11


Neste blog apenas falei em dois jogadores. Um deles foi Evaldo.

E, de facto, Evaldo foi hoje apresentado como jogador do Sporting para as próximas 4 épocas. Numa negociação já concluída há algum tempo, a transferência do lateral-esquerdo brasileiro de 28 anos implicará o pagamento de cerca de 3 M€ ao Sp. Braga.

Evaldo é um jogador conhecido de todos nós. Trata-se, efectivamente, dum excelente jogador que vem reforçar uma posição claramente debilitada no actual plantel do Sporting.

Por outro lado, parece-me igualmente uma boa operação em termos financeiros. Porque caros são aqueles laterais, principalmente sul-americanos, que chegam a Portugal, para reforçar os 3 grandes clubes, por valores de transferência idênticos e mostram um potencial nada comparável com o de Evaldo. Não é preciso dar exemplos, pois não?

sábado, 12 de junho de 2010

Sporting 4 - 3 Benfica (Camp. Nacional Futsal - Final - Jogo 1)


Vitória justa do Sporting no primeiro jogo da final do Campeonato Nacional de Futsal!

Num jogo em que entrou mentalmente forte no jogo, o Sporting esteve muito bem na organização ofensiva (principalmente na 1ª parte) mas cometeu alguns erros infantis no processo defensivo (nomeadamente na 2ª parte a defender o 5 para 4). João Benedito esteve enorme nos minutos finais com algumas defesas assombrosas!

E porque o Sporting é o nosso grande Amor, o ambiente esteve, mais uma vez, espectacular!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Futsal

Depois de já ter abordado este tema aqui, houve alguns desenvolvimentos relativamente ao reforço da nossa equipa de futsal. Apesar de se ter complicado a contratação dum dos jogadores que referi, as notícias são cada vez melhores. No final da jornada dupla deste fim-de-semana, com os 2 primeiros jogos da final frente aos orcs, vou adiantar alguns pormenores.

Neste sentido, aproveito para colocar uma questão - Qual o jogador a actuar em Portugal (excluindo os orcs) que vocês mais gostariam de ver jogar com a nossa camisola?

terça-feira, 8 de junho de 2010

Sporting perto do regresso no Hóquei em Patins


Primeiro que tudo, importa dizer que já pratiquei Hóquei em Patins no Sporting e adoro a modalidade. Na altura era iniciado e jogávamos no Pavilhão situado no local onde está actualmente a Estação de Metro do Campo Grande. Lembro-me perfeitamente de, momentos antes duma final da Taça CERS ganha ao Novara, jogar com o Pavilhão completamente cheio e de me equipar no balneário ao lado do Ramalhete, Realista, “Cenoura”, …

Porém, a verdade é que esta modalidade, para além do abandono do Sporting, tem perdido também muitos espectadores nos últimos anos.

No entanto, e contrariando esta tendência, um grupo de sportinguistas liderado pelo Eng. Gilberto Borges decidiu avançar, de um modo totalmente autónomo, para a reabilitação do hóquei leonino. Este brilhante projecto, iniciado há 7 anos atrás com equipas em todos os escalões de formação (desde os escolares até aos juniores), conta já com vários títulos nacionais e distritais e com alguns atletas que ostentam o estatuto de campeões europeus.

O próximo passo, que carece ainda de confirmação oficial, passa por aproveitar todo o potencial demonstrado por estes atletas nos escalões de formação e avançar para o regresso da equipa sénior já no próximo ano. Esta decisão, com a presença inicial no Nacional da 3ª divisão, visa o regresso ao escalão maior da modalidade num horizonte temporal de 4 ou 5 anos.

De facto, são os sportinguistas com o esforço, a dedicação e a devoção do Eng. Gilberto Borges que merecem o nosso maior aplauso e a nossa admiração.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pré-época do futebol profissional


A pré-época do futebol profissional do Sporting já está totalmente definida.

Relativamente a este assunto, importa destacar que:
  • foi anunciada em "primeira mão" pelo sítio oficial e pelo jornal do clube;
  • foi definida a tempo e horas (todos nos lembramos de outras épocas onde se andava à última hora a procurar um adversário para o jogo de apresentação);
  • mostra uma boa organização e calendarização dos jogos (mais jogos do que na época anterior e um aumento gradual das dificuldades e do valor do adversário);
  • mostra ambição por parte da estrutura do futebol profissional.

21 Junho
Início dos trabalhos na Academia Sporting
26 Junho
Sporting - 1.º Maio Sarilhense
2 Julho
Sporting - Mafra
5 Julho
Partida para Evian-les-Bains (LOCALIZAÇÃO NA IMAGEM EM CIMA)
9 Julho
Sporting - Neuchatel (Lausanne)
11 Julho
Sporting - Nice (Evian-les-Bains)
14 Julho
Sporting - Paris Saint-Germain (Annecy)
18 Julho
Sporting - Olympique Lyon (Estádio José Alvalade)
19 Julho
Partida para os Estados Unidos
21 Julho
Sporting - Celtic de Glasgow (Boston)
23 Julho
Sporting - Manchester City (New York Challenge)
25 Julho
Sporting - Tottenham (New York Challenge)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Uma aventura na Lixeira


Hoje decidi acompanhar a nossa equipa de Juvenis na deslocação ao Seixal.

Num jogo, a contar para a 1ª jornada da fase final do respectivo Campeonato Nacional, que terminou com um empate a zero, o Sporting foi claramente superior mas nem de grande penalidade conseguiu chegar ao golo. O Sporting, que jogou durante os 80 minutos em ataque continuado, mostrou melhor equipa e melhores individualidades (o Bruma não engana!).

Relativamente à equipa adversária, jogou durante todo o jogo, por estratégia ou incapacidade, apenas e só em contra-ataque. É por demais evidente a dependência daquela equipa relativamente ao “novo Kaká”. Só que este jogador, que saiu lesionado logo no início da partida, já não mostra o rendimento que evidenciava nos iniciados. E porquê? É fácil! Basta contar-vos o que o Farley (nosso juvenil de 1º ano e que o conhece do Brasil) lhe disse quando o viu pela primeira vez em Portugal a jogar nos iniciados - O quê, tu aqui?

Por outro lado, a verdade é que nunca mais voltarei àquele aterro. Águas mortas dum lado e fábricas abandonadas e em ruínas do outro… Já para não falar na vara que por lá andava…

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Belenenses 31 - 31 Sporting (Camp. Nacional Andebol - Fase Final - 9ª Jornada)


Após a brilhante conquista da Taça Challenge, o Sporting deslocou-se ao Pavilhão do Restelo e, num jogo a contar para a 9ª e penúltima jornada da fase final do Andebol 1, empatou com o Belenenses a 31 golos.

Para além das ausências forçadas de Pedro Solha, Carlos Galambas, Ricardo Correia e Bosko Bjelanovic, Paulo Faria ficou, pela segunda vez consecutiva na deslocação ao Restelo, privado de 3 jogadores por expulsão directa - desta vez os contemplados foram João Pinto, Pedro Portela e Hugo Rocha.

Desta forma, o Sporting entra na última jornada, a disputar no próximo sábado (17h) em Almada frente ao FC Porto, na luta pelo 2º lugar da classificação final do Campeonato Nacional de Andebol.

terça-feira, 1 de junho de 2010