segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Soltas

  • Tonel mostrou, mais uma vez e na hora da despedida, ser um homem e um profissional como há poucos. Não sendo um jogador de eleição, integrou-se de forma excelente no nosso clube e revelou-se um guerreiro dentro do campo, um enorme profissional e um exemplo para muitos!!! Obrigado Tonel!!! Boa sorte!!!
  • Os empréstimos de Stojkovic, Purovic, Pongolle e Pedro Silva são boas notícias! Não é verdade que o Sporting irá pagar a totalidade do salário do brasileiro. O Portimonense irá suportar uma parte do valor!
  • Mais uma vez, e mesmo não considerando a "esperada" chamada do "Maça Podre", a convocatória do seleccionador nacional é uma autêntica vergonha!!! Como é possível não convocar Rui Patrício para a selecção A? Como é possível não convocar João Pereira? Como é possível não convocar Ricardo Quaresma (está numa forma excepcional)? Os brilhantes Zé Castro e Ricardo Costa agora já não contam? Uma vergonha!!!
  • Inacreditável a forma como o Paulo Sérgio se referiu às características do avançado a contratar. Vontade de lhe colocar uma alcunha? Kléber ou Di Santo?

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Enormes!!!


Hoje os jogadores do Sporting foram enormes!!! Souberam sofrer e tiveram atitude, coração e o talento suficiente e necessário para dar a volta à eliminatória com o Brondby e entrar na fase de grupos da Liga Europa!!!

Deixando naturalmente de lado alguns aspectos negativos que são evidentes na equipa, julgo ser importante destacar a exibição de Rui Patrício. Esteve seguríssimo, determinado e fez uma defesa do outro mundo que manteve o Sporting na eliminatória. Será que este menino de 22 anos não merece ser devidamente acarinhado pelos adeptos? Já falhou e vai continuar a falhar como todos os grandes guarda-redes. Mas tem muito potencial e todo o futuro pela frente!!!

Por outro lado, convém também não ignorar a exibição de Nuno André Coelho. Seguro na defesa e um pontapé brutal no 2º golo!!!

Que enorme alegria!!! O Sporting é o nosso grande Amor!!!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O famoso almoço

Vamos a factos sobre o almoço que juntou os presidentes e os máximos responsáveis pelas modalidades “amadoras” do Sporting e do Benfica.

Alguns cromos, que só souberam da existência desse almoço pelo CM, começaram logo a dar azo à sua imaginação (primeiro era Stojkovic por Makukula, depois era Stojkovic por Moreira e por fim até já metia o Djaló). Era mesmo preciso marcar um almoço num restaurante em Lisboa cheio de gente para tratar duma troca de jogadores? Têm graça!

É verdade que este almoço já estava combinado há algum tempo. E, sendo assim, como é que os dirigentes do Sporting aceitam que ocorra no início desta semana. Somos mesmo bonzinhos! A quem é que interessava que o assunto Roberto passasse para segundo plano com este almoço, as respectivas capas de jornais e as óbvias especulações que se seguiriam?

E também é verdade que, já depois de terem combinado este almoço para abordar o tema das “amadoras” e terem conhecimento do acordo entre o atleta e o Sporting, os responsáveis do Benfica tentaram de tudo para desviar o jogador de futsal Paulinho!

Como é que os responsáveis do Sporting alinham nisto e continuam a relacionar-se desta forma com indivíduos mafiosos e sem escrúpulos?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Oposição de fraco nível

Sinto-me à vontade para falar sobre esta questão porque, conforme se pode constatar, critico os actuais dirigentes com a mesma facilidade com que os elogio. E faço-o por vários motivos: só vejo Sporting à frente, não tenho objectivos dentro do clube, não tenho ódios de estimação por ninguém ligado ao clube, não pretendo vingar-me de ninguém à custa do Sporting e não estou ressabiado! Dessa forma, consigo ter o discernimento necessário para ver aspectos positivos e aspectos negativos em tudo o que é feito no Sporting Clube de Portugal.

Posto isto, não posso deixar mais uma vez de lamentar o fraco nível da actual oposição no Sporting. Como classificar o massacre e a perseguição que alguns ditos sportinguistas fazem ao Sporting Clube de Portugal?

O último exemplo dessa perseguição doentia prende-se com um almoço entre os presidentes do Sporting e do Benfica. E sobre este assunto, na linha dos brilhantes jornalistas do CM, não sabem de nada. Zero!!! Vai daí, espumando abundantemente pela boca, inventam literalmente alguns factos e, tomando-os por uma verdade absoluta, começam a descarregar todo o ódio que sentem pelos actuais dirigentes do Sporting. Sem limites!!!

Como é que alguém, optando por esta via, quer transmitir uma imagem de seriedade e assumir-se como uma opção válida para gerir os destinos do Sporting? Depois admiram-se de, apesar de alguns erros de palmatória, os actuais dirigentes continuarem a ganhar eleições…

P.S. - Até já acho piada ao Leão da Estrela. O seu nível de “ressabiamento” é algo brutal. Aquilo não lhe fará mal?

As obrigações para com a CMVM são mesmo para todos?


Parece que não...

Dos 3,5M€ pagos em comissões na transferência de Roberto e dos interesses imobiliários do presidente do Benfica não quero saber. Os benfiquistas que se preocupem. Ou não...

Mas, segundo podemos ler aqui, o avançado Rodrigo custou ao Benfica a módica quantia de 6M€. Vale a pena perguntar porque é que este negócio não foi comunicado à CMVM? Mais do mesmo...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O meu estado de espírito

Li na blogosfera um comentário anónimo que reflecte claramente o meu estado de espírito…

Estou farto de todos os que têm gerido o Sporting!!! Estou farto de todos os que têm dividido o Sporting!!!

Estou farto do Roquette, do Dias da Cunha, do Soares Franco, do Bettencourt, do Aguiar de Matos, do Abrantes Mendes, do Paulo Pereira Cristóvão, … !!!

Estou farto do Dias Ferreira, do Rui Oliveira e Costa, do Eduardo Barroso, do Ser Sporting, da Associação de Adeptos Sportinguistas, da Isabel Trigo de Mira, do Nuno Mourão, do Leão da Estrela … !!!

Estou farto dos que querem auditorias e dos que não as querem fazer!!!

Estou farto dos que prometem sempre um futuro melhor e dos que criticam por criticar!!!

Estou farto dos que enganaram 90% dos sócios e dos que, posteriormente, insultaram esses mesmos 90%. São todos eles uns aldrabões que colocam os seus interesses pessoais à frente dos interesses do Sporting Clube de Portugal!!!

Estou farto do Paulo Bento, do Carvalhal, do Paulo Sérgio, … !!!

Estou farto do Moutinho, do Veloso, do Izmailov, do Stojkovic, do Vukcevic, … !!!

Estou farto da Comunicação Social e dos jornalistas facciosos!!! Estou farto do Rui Santos, do Querido Manha, do Freitas Lobo, do Gobern, … !!!

Estou farto dos dirigentes que não defendem o clube e dos sportinguistas que estão sempre prontos para criticar!!!

Estou farto dos adeptos que, tendo essa possibilidade, não dão um cêntimo ao clube mas exigem tudo e mais alguma coisa!!! Estou farto dos adeptos que, tendo essa possibilidade, não vão a Alvalade, a Loures, ao Casal Vistoso ou aos estádios e pavilhões por esse país fora mas exigem tudo e mais alguma coisa!!!

Desabafei…

Mais um pesadelo

Depois de assistirmos aos primeiros jogos oficiais da equipa de futebol do Sporting, são cada vez mais evidentes os equívocos com que esta época desportiva foi preparada:

Reforços
  • Os avançados (Liedson, Postiga e Saleiro) e os médios ofensivos (Matías, Vukcevic) são na sua maioria tecnicamente evoluídos mas não têm nem velocidade nem explosão. Alguns destes jogadores chegam a ser impressionantemente lentos. Pois muito bem, o único reforço que chegou até ao momento para estes sectores (Valdes) tem exactamente as mesmas características dos outros e não vem acrescentar nada à equipa. Vai quase sempre para dentro e raramente vai à linha de fundo cruzar com perigo
  • Entre André Santos e Adrien as diferenças são mínimas
  • Maniche actualmente já não tem a rotação de João Moutinho
  • Apesar de terem chegado dois jogadores para esse sector (Nuno André Coelho e Torsiglieri), não temos um único grande defesa central. Como já disse anteriormente, não gosto do Tonel pois penso que está muito longe de ser um grande jogador. Mas actualmente, a par de Daniel Carriço, não andará longe de ser o melhor central do Sporting. Está encostado e jogam os outros

Opções do treinador
  • Que confusão!!! O Sporting jogou até sofrer o segundo golo do Brondby sem médio/extremo direito (com João Pereira a fazer todo o corredor) e, do lado contrário, com Valdes a jogar ao lado de Evaldo. Era Postiga quem descaía para o lado esquerdo…
  • Djaló entrou para jogar no meio (ao lado de Liedson) e mexeu com o jogo pois trouxe a velocidade que mais ninguém tem naquela equipa. Mas Paulo Sérgio parece que não viu isso e, ao fazer entrar Saleiro, encostou Djaló à esquerda. Acabou ali…
  • Paulo Sérgio mostra claramente que ainda não se decidiu por nenhum esquema táctico. A verdade é que não tem um único avançado com características para jogar sozinho no 4-3-3 ou no 4-2-3-1. E no 4-4-2 não consegue encaixar o Matías…
  • Porque é que Zapater não jogou ainda 1 único minuto?
  • Pongolle não merecia já as mesmas oportunidades que Saleiro?
De facto, parece existir muita incompetência por Alvalade. Mas fico-me por aqui.

Só espero que este pesadelo não volte a durar 1 ano inteiro. Os sportinguistas não o merecem!!!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Equívocos fatais?

Antes de mais, importa dizer que, ao contrário de muitos, nunca deixo nem deixarei de apoiar o Sporting e, na sequência do que aconteceu todos os anos após a inauguração do Alvalade XXI, comprei novamente a Gamebox e tenho intenção de a utilizar em todos os jogos disputados no nosso estádio. E, nesse sentido, também não contem comigo para assobiar os nossos jogadores após dois passes falhados.

Mas a verdade é que, para ser sincero, não acredito no sucesso desta actual equipa de futebol. Esta nova época foi até agora mais do mesmo e acredito, isso sim, que vamos lutar pelo 3º/4º lugar. Mas Deus queira que eu me engane…

Os equívocos são enormes e aparecem uns atrás dos outros! Senão vejamos:
  • O João Moutinho e a sua esposa foram informados (pelo Pini Zahavi e mais alguns indivíduos que desconheço a identidade) da estratégia a seguir num jantar que decorreu bem antes de terminar a época no restaurante Presuntaria do Tejo (Parque das Nações). Como é que nos deixámos enganar neste caso?
  • Depois da evidente simulação de uma saída conturbada de Fernando Gomes da SAD do FC Porto, como é que apoiamos a sua candidatura (com a agravante de continuar com Vítor Pereira na arbitragem) à presidência da Liga? Este portista doente nem esperou muito para, com as recentes críticas ao anterior presidente do CD da Liga (Ricardo Costa), começar a enviar recados para o interior daquele organismo… Mas não era por demais evidente?
  • Como é que os dirigentes do Sporting se continuam a sentar ao lado de criminosos como Pinto da Costa? Que memória curta! Só falta obrigar o pobre do Paulinho a cumprimentá-lo…
  • Como é que o campeonato começa com a situação de Vladimir Stojkovic por resolver? 3 anos?
  • Como é que o campeonato começa com a linha avançada composta por Liedson (com um passado enorme mas cada vez menos decisivo e eficaz), Pongolle, Postiga, Saleiro e Yannick?
  • Não gosto de Tonel. Está muito longe de ser um grande jogador. Mas actualmente, a par de Daniel Carriço, não andará longe de ser o melhor central do Sporting. Está encostado e jogam os outros. E vamos ver o valor pelo qual sairá do clube…
  • Com os “craques” Caneira, Pedro Silva e Purovic está à vista de todos o que vai acontecer…
  • Não nos fazemos respeitar. Qualquer jornalista ou empresário goza e brinca com o Sporting quando quer e bem lhe apetece. Muito pontualmente lá aparecem uns comunicados a apelar ao bom senso e à “promoção da indústria do futebol”. De facto, sinto uma enorme revolta quando vejo o Sporting a ser frequentemente enxovalhado e a não ser defendido como merece!!! E para isto não há desculpa!!!
Podia estar mais uma hora a enumerar alguns dos equívocos do actual futebol do Sporting mas já me chateei e vou parar por aqui!

Parece-me evidente que esta equipa vai fazer pontualmente alguns grandes jogos mas, na linha do que aconteceu em Paços de Ferreira, vai também perder e empatar muitos outros. E, dessa forma, obviamente que não chega…

Será que algum sportinguista acredita verdadeiramente que podemos ganhar o actual campeonato? Não me parece…

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Curiosidades...

Vou partilhar com vocês duas questões sobre algo que me chegou aos ouvidos:
  • Sabem quem aconselhou o Costinha a deixar cair André Villas-Boas?
  • Sabem quem tem interesses na construção do novo estádio do Atlético de Madrid (anterior clube de Roberto)?
Simples, não é?

Paulinho


Paulinho foi ontem oficializado como reforço da equipa de futsal do Sporting. Não deverá ser novidade para quem visita regularmente este blog, visto que está tudo aqui desde o dia seguinte à conquista do último Campeonato Nacional.

Trata-se efectivamente dum excelente jogador e importa também dizer que alguém ficou a chuchar no dedo. À semelhança do que aconteceu com outros jogadores neste defeso, apareceu um "clubezeco" a pressionar insistentemente o jogador e o seu anterior clube. Mas, mais uma vez, sem convencer ninguém...

A não ser que apareça uma excelente oportunidade de negócio, o plantel às ordens de Orlando Duarte deverá estar fechado. E, digo eu, mais que pronto para atacar todas as provas em que iremos participar!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Liga Europa 2010/11


O Sporting venceu os dois jogos com o FC Nordsjaelland e apurou-se para o play-off da Liga Europa.

Assistimos a duas exibições da equipa com alguns aspectos positivos e outros negativos. Mas fará algum sentido começar a assobiar os jogadores após dois passes falhados?

Marco Caneira e o seu empresário


O seboso do Paulo Barbosa acusou hoje o Sporting de não estar a ter um comportamento correcto com Marco Caneira. Mas, por outro lado, afirmou que o jogador não vai rescindir o contrato alegando justa causa.

Como disse? Rescindir o contrato? É certo que não era a primeira vez que este jogador, amigo de Paulo Costa e Alhandra, o faria ao Sporting com a ajuda deste empresário. Só que desta vez existem perto de 100 mil € certinhos todos os meses…

É caso para mandar este nojento lavar o cabelo. E, já agora, que lave também muito bem a boca sempre que falar do Sporting Clube de Portugal!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Alberto Zapater - 7º Reforço 2010/11


Se não se importam vou resumir da seguinte forma a conferência de imprensa de apresentação de Alberto Zapater:

Jornalista "porco" da TVI: "Porque é que trocou Itália por Portugal e pelo Sporting?"
Alberto Zapater: "Porque vim directamente para um Grande!"

O negócio Miguel Veloso/Alberto Zapater


Não gostei deste negócio quando li o respectivo comunicado. Ou melhor, não gostei dos números envolvidos na transferência de Miguel Veloso.

No entanto, importa clarificar algumas questões:
  • Alberto Zapater foi uma exigência do Sporting e não uma imposição do Génova
  • Miguel Veloso vale efectivamente mais de 9M€ e Alberto Zapater mais de 2M€
  • Sem ter recebido qualquer informação nesse sentido, Miguel Veloso deve ter sido avaliado em 12/13M€ e Alberto Zapater em 5/6M€. Naturalmente que estes números não implicariam tantas críticas ao negócio, mas interessavam a quem? Talvez ao Real Zaragoza pelos direitos de formação do jogador espanhol…
  • No que diz respeito aos montantes adicionais e à percentagem numa futura transferência, a verdade é que, actualmente, essas condições representam 0€
Neste contexto, parece-me claro que será o rendimento futuro de Alberto Zapater a dizer-nos se este negócio acabou por ser benéfico ou não para o Sporting.

Relativamente a Miguel Veloso, continuo obviamente a vê-lo como um jogador cheio de potencial. Apesar de algumas limitações ao nível da velocidade e da recuperação de bola, é tecnicamente excelente e possui uma facilidade e colocação de remate sem paralelo no actual plantel do Sporting.

Por outro lado, gostei das suas últimas declarações e da forma como fez questão de sair do clube que, segundo ele, lhe deu tudo! Como já todos ouvimos essa mesma conversa da boca de alguns “suinões”, espero que ele nunca se esqueça dessa realidade e desejo-lhe, claro está, boa sorte para o seu futuro!

Yannick Djaló


Mas o que é que o Djaló anda à procura? Mas quem é que o ensinou a escolher empresários? É que, depois de Paulo Barbosa, conseguiu encontrar um "cromo" ainda maior, um tal de Lionel Silva.

Esse artista anda há um mês a dizer que há propostas, que há clubes interessados e chegou a dizer à RR que existiam negociações com o Sporting. O Sporting veio agora confirmar que tudo não passa de uma enorme mentira e que nunca recebeu nenhuma proposta pelo jogador.

Penso que, tal como eu, todos os sportinguistas estão a ficar fartos destas constantes "novelas" sobre clubes interessados e a sua possível saída do Sporting.

E como é que isto vai acabar, mais uma vez, se o jogador ficar em Alvalade? Conseguiu acabar com toda e qualquer empatia que o ligava aos adeptos e ficará com menos condições para se afirmar definitivamente!

É caso para dizer que à segunda só cai quem quer...

Hugo Figueira


Hugo Figueira, guarda-redes titular da Selecção Nacional de Andebol, será jogador do Sporting nos próximos 3 anos (com mais 1 de opção). Este excelente andebolista, formado no Sporting e adepto confesso do nosso clube, chega proveniente do ABC de Braga. Em sentido inverso, Humberto Gomes desvinculou-se do Sporting e assinou contrato com a equipa bracarense.

Soubemos da possibilidade desta transferência quando tudo não passava dum processo de intenções. E ao contrário do futsal, em que alguns acordos já estavam firmados, optámos por não abordar esta possibilidade. É que com os dirigentes do ABC nunca se sabe... (basta recordar este episódio).

Sendo que estamos a falar de dois excelentes guarda-redes, na minha opinião e em termos teóricos, ficamos claramente a ganhar com esta troca na baliza. O Hugo Figueira foi considerado na época anterior o melhor em Portugal e mostrou num passado recente que é, indiscutivelmente, mais regular que o Humberto.

No entanto, devemos estar gratos ao Humberto Gomes pela sua dedicação e pelas alegrias que nos proporcionou. Eu nunca me esquecerei daquele final de tarde em Almada!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O passeio continua no Futebol de Praia


Na 2ª etapa (3ª e 4ª jornadas) do 1º Campeonato Nacional de Futebol de Praia, o Sporting continuou a demonstrar a sua superioridade e aplicou mais duas "cabazadas" à Naval (5-2) e ao V. Guimarães (6-0). Desta forma, a equipa capitaneada por Madjer continua confortavelmente na frente da classificação com 12 pontos (4 vitórias em 4 jogos).

De facto, quando se inicia um projecto numa nova modalidade com a ambição de entrar, apenas e só, para ganhar tudo fica mais fácil! A partir de dia 20 de Agosto continua a festa!