sábado, 9 de janeiro de 2010

Sporting 1 - 0 Leixões (Liga - 15ª Jornada)


O Sporting, ao realizar uma exibição muito agradável e pouco habitual em Alvalade no passado recente, recebeu e venceu o Leixões de forma justíssima no último jogo da primeira volta da Liga.

De facto, a equipa exibiu-se, do primeiro ao último minuto, de forma determinada, rápida, solta e com alguns jogadores a mostrarem que estão claramente mais confiantes e a subir, de forma significativa, o seu rendimento.

Relativamente aos jogadores:
  • Rui Patrício esteve excelente nas duas vezes que foi chamado a intervir. É este o guarda-redes que o Sporting precisa!
  • João Pereira mostrou as qualidades que possui e que todos já conhecíamos. Excelente contratação e é este o lateral-direito que o Sporting precisa!
  • Grimi está outro jogador. Claramente mais confiante, o jogador argentino cumpriu bem defensivamente e ajudou imenso no ataque
  • Daniel Carriço mostra uma regularidade exibicional impressionante para a sua idade
  • Tonel, quando consegue minimizar as suas limitações e explorar os seus pontos fortes, é um jogador muito importante para o campeonato português
  • Adrien esteve muito bem. Contrariando os muitos passes errados dos últimos jogos, esteve impecável na recuperação e eficaz no passe curto e no passe longo
  • João Moutinho apresentou-se num nível ligeiramente abaixo da generalidade dos seus colegas. Mas, como tem acontecido precisamente o contrário nos últimos anos, não me parece justo criticar este excelente jogador. O talento está lá!
  • Marat Izmailov está mais solto e mais resistente. E quando assim é, visto tratar-se de um belíssimo jogador, as suas exibições e o seu rendimento começam naturalmente a subir
  • Simon Vukcevic reencontrou-se com o seu futebol. Mostrou, mais uma vez, as suas enormes qualidades e os seus defeitos. Precisa de soltar mais rapidamente a bola para o seu rendimento ser ainda mais elevado
  • Hélder Postiga mostrou atitude, determinação mas pouco brilhantismo
  • Carlos Saleiro está efectivamente a crescer como jogador. Continua a mostrar que merece um lugar neste plantel e a mostrar muita determinação. Esperemos que consiga manter esta consistente evolução
  • Sinama-Pongolle, que ao contrário de João Pereira precisa de conhecer e de se adaptar ao nosso futebol, mostrou que pode acrescentar potência, velocidade e inteligência ao ataque da equipa. Mostrou maturidade na forma como, após o minuto 90, não entregou a bola ao adversário e queimou algum desse tempo de descontos
  • Matías Fernández entrou bem no encontro e merece obviamente muitos mais minutos de jogo
  • Bruno Pereirinha entrou apenas para queimar tempo
Esperemos que esta evolução no jogo da equipa (atitude durante 90 minutos e níveis de confiança elevados) seja para continuar!

5 comentários:

Carlos'Pires disse...

Jogo muito bom, finalmente temos Sporting ! So falta afinar um pouco na finalizaçao e arranjar , pelo menos, um defesa esquerdo pois o Grimi esta a melhorar mas é muito incerto em tudo o que faz em campo.

Jogo que nos mostrou que temos um GRANDE Joao Pereira, com uma atitude aparentemente renovada pois nao o vi a reclamar e um jogo (quase) perfeito. Pongolle mostrou alguns pormenores, muita velocidade e tecnica, vamos esperar .

Vukcevic fez um jogo como ja nao fazia ha muito tempo e Izmailov esta a chegar á melhor forma e é, sem duvidas, um dos melhores no plantel e , com estes dois em forma, somos muito melhores.

Nota negativa para Postiga que nao esta a fazer nada naquela equipa, so atrapalha e para Moutinho que esta a precisar de banco e quero ver se o Carvalhal o vai meter la.

Matias precisa de jogar mais, 15 minutos nao chegam para mostrar oseu futebol que sabemos que é muito .

Se continuarmos assim, talvez cheguemos longe !

SS

Angelo disse...

E já temos o nosso Sporting em 4º lugar, com os mesmos pontos do Nacional. E camos jogar com eles na próxima jornada.

Será muito difícil subir mais, mas desde que o Sporting volte às vitórias e às boas exibições, já ficarei satisfeito.

João Pereira trouxe garra, melhor passe, mais e melhor apoio ao ataque. Uma clara mais valia para a equipa, não espantando a sua titularidade.

Sinama Pongolle deixou-me na dúvida. Não vi grande capacidade de aceleração, o que me desiludiu um pouco, já que era dado como jogador muito rápido. Ganharam-lhe todos os despiques em velocidade. Parece um pouco preso de movimentos. E com alguns passes e recepções de bola menos bem conseguidos, fez-me lembrar o Caicedo. Mas também teve um ou dois pormenores que demonstraram ser tecnicamente um pouco mais evoluído e rápido que o Caicedo.
Ainda deve estar a recuperar a forma e ainda tem que se adaptar à equipa e ao futebol português. Vamos ver.

Tiagomfc disse...

grande vitoria,
grande exibição,
este sim o verdadeiro Sporting!

SL

degas disse...

Atenção que o Pongolle vem sem ritmo competitivo e isso faz toda a diferença.
Temos que lhe dar tempo para ele retomar a forma física e o ritmo de competição, depois veremos.

João Pereira é TUDO O QUE SE QUER NUM LATERAL DIREITO:
Força, entrega,posicionamento, velocidade, bons centros, boas combinações, etc.
3 milhões?
Este jogador vale 10 milhões.

Nota: Postiga= zero
SL

Angelo disse...

Afinal Pongolle este a jogar com um entorse no joelho desde os 63 minutos de jogo (5 minutos depois de ter entrado). Isso explica muita coisa. Só espero é que a lesão não seja grave e possa retornar À competição ainda este mês...