domingo, 19 de dezembro de 2010

A liderança de Orlando Duarte


Será difícil encontrar para a equipa de futebol um técnico com as características de Orlando Duarte?

De facto, o técnico da nossa equipa de futsal tem demonstrado ser um treinador competente e com a experiência necessária para liderar o conjunto de excelentes jogadores que compõem o actual plantel do Sporting.

E apenas e só porque:
  • é respeitado pelos adversários, pela comunicação social e, quando se sente injustiçado, não se limita a fazer cócegas aos árbitros;
  • é respeitado pelos jogadores que, sendo quase todos craques, têm a legítima ambição de jogar regularmente e o máximo de minutos possível;
  • mostra ser competente no banco;
  • sabe organizar a equipa defensivamente (gostei de ver a equipa a defender o 5x4 durante 20 minutos contra os romenos em Odivelas) e ofensivamente;
  • venceu, até agora, tudo o que havia para ganhar.
Chega?

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Até quando?

Mas não se passa nada? Ainda não chega?

Para além da grande maioria dos seus adeptos, de uma forma ou de outra, já ninguém respeita o Sporting Clube de Portugal. Nem os adversários, nem a comunicação social, nem os antigos dirigentes, nem os actuais dirigentes, nem a equipa técnica e nem os próprios jogadores!!!

Até quando?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Competência em sérvio diz-se Pokrajac


Quando, no decorrer desta época, Branislav Pokrajac assumiu o comando técnico do andebol do Sporting a equipa vinha de 4 derrotas consecutivas (fora com Águas Santas e FC Porto e em casa com Madeira SAD e ABC de Braga). Nessa altura, a equipa estava psicologicamente de rastos e o rendimento colectivo e individual era quase nulo.

Com a sua entrada, e exceptuando o empate no Restelo poucos dias depois do seu primeiro treino no Multidesportivo, a nossa equipa de andebol venceu todos os jogos do Andebol 1 (incluindo as deslocações à Luz e à Horta) e ultrapassou a primeira eliminatória da Taça Challenge (jogando os dois jogos na Ucrânia).

Obviamente que estes resultados estão, necessariamente, associados à organização que o sérvio implementou e incutiu na equipa (por exemplo, o processo defensivo está cada vez mais aprimorado e a equipa sofre habitualmente poucos golos). E, dessa forma, as vitórias ficam mais perto, reaparece a alegria no plantel e a confiança dos jogadores é cada vez maior!

Será por acaso? Não será este o perfil de treinador que o Sporting necessita para todas as suas modalidades? Jovens, com ambição, trabalhadores e bons profissionais não deverão ser só os jogadores?

sábado, 11 de dezembro de 2010

Bilhar grande?


Porque tudo tem um limite, e após regressar de Setúbal, só me apetece dizer - RUA!!!

No futebol do Sporting falta exigência e competência. Aprecio o carácter e a postura dos nossos dirigentes e dos últimos treinadores. Mas falta o essencial. Falta e tem faltado competência na comunicação, no discurso, no relacionamento com os adversários, nas vendas, nas contratações, na gestão dos conflitos, nas opções tácticas do treinador e nas substituições durante os jogos, ...

E esta realidade do futebol do clube têm afastados os adeptos dos estádios e, de uma forma cada vez mais acentuada, tem feito com que a chama e a paixão dos sportinguistas diminua assustadoramente...

Sendo assim, só resta perguntar se a volta ao bilhar grande não pode ser já? Mas o mais triste é olhar para o lado e acenarem-nos com Bukovacs e Erikssons... Enfim...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Façam-me um favor!

Aquilo que alguns elementos que integraram ou apoiaram a lista derrotada nas últimas eleições têm feito ao Sporting mostra um “ressabiamento” doentio e uma ligação afectiva ao clube muito difícil de explicar e caracterizar.

A última personagem a aparecer (integrava a lista de Paulo Pereira Cristóvão nas últimas eleições e conseguiu nos últimas semanas relegar para segundo plano os sempre determinados Leão da Estrela e Aguiar de Matos) dá pelo nome de André Figueiredo e tem efectuado (no seu site Academia de Talentos) um trabalho sujo e imundo contra o nosso clube. Até conseguiu a proeza de respirar o mesmo ar do empresário Paulo Barbosa numa entrevista onde deu voz a uma personagem sem escrúpulos e que está sempre disponível para “malhar” no nosso clube. E se estes elementos um dia conseguirem dirigir os destinos do Sporting?

A dúvida nos dias de hoje passa por perceber quem são os menos maus – quem, com algumas coisas bem feitas pelo meio, não tem sabido gerir os destinos do clube e colocá-lo no lugar que merece ou quem, atrofiado por um “ressabiamento” cada vez maior, não tem sabido fazer oposição e, colocando os seus interesses pessoais à frente dos interesses do clube, faz literalmente o jogo dos nossos adversários!

E é neste contexto que vai sobrevivendo um enorme clube! Infelizmente…

Lembrem-me para nunca apoiar ou votar em quem tanto mal tem feito ao Sporting Clube de Portugal. Façam-me esse favor!

sábado, 2 de outubro de 2010

Liedson


Jamais esquecerei os momentos de extrema alegria que Liedson já me proporcionou!!!

Não deixa de ser verdade que Liedson já protagonizou alguns episódios infelizes desde que chegou ao Sporting. Mas existe alguém que não tenha cometido erros nos últimos 7 anos?

Por isso, numa altura em que Liedson está, naturalmente, na curva descendente da sua carreira, e por mais que alguns jornalistas (lampiões ressabiados) venham zurrar que este jogador, quando está sentado no banco de suplentes, bate menos palmas que os outros jogadores nos golos da equipa, não tenho nem nunca terei memória curta!

Liedson andou alguns anos com a equipa do Sporting às costas. Nos mais de 200 jogos com a nossa camisola tem uma média superior a 0,5 golos por jogo. Proporcionou a quem sofre pelo Sporting vários momentos enormes e inesquecíveis. Nesse sentido, por mérito próprio e pela entrega que sempre demonstrou dentro de campo, conseguiu, ao contrário de muitos, um lugar reservado na história centenária do Sporting Clube de Portugal!

Ganhou taças e supertaças mas nunca foi campeão nacional. Eventualmente também já não irá a tempo. Mas, na minha opinião, será sempre uma referência do nosso clube. Um enorme jogador que me fez gritar de alegria mais de 100 vezes!!!

domingo, 26 de setembro de 2010

Um silêncio propositado

Há algum tempo que não tenho escrito nada neste blog.

E não o tenho feito porque, sinceramente, não consigo acreditar neste Sporting. Gostava de conseguir ser positivo e, como os actuais responsáveis do clube, acreditar que tudo o que envolve o futebol do nosso clube vai melhorar e que o futuro vai ser risonho. Mas não acredito! E, com este estado de espírito, não pretendo desmotivar quem quer que seja…

Para onde vais Sporting?

domingo, 12 de setembro de 2010

Sporting 0 - 0 Olhanense (Liga - 4ª Jornada)

Já aqui escrevi o que penso sobre esta época. Vai ser mais do mesmo. Vamos ganhar bastantes jogos (alguns deles com vitórias empolgantes como aconteceu na época passada com o Everton e com o FC Porto) mas vamos também empatar e perder muitos outros...

Relativamente a este jogo, e a mais uma desilusão, deixo apenas algumas perguntas:
  • Neste jogos em Alvalade contra equipas fechadas e que aparecem com, pelo menos, dois centrais a medir perto de 2 metros, será com Liedson e Djaló que vamos ganhar o jogo aéreo nos inúmeros cruzamentos que são efectuados durante a partida?
  • Qual a diferença entre Carlos Saleiro e Felipe Caicedo?
  • Hélder Postiga alguma vez resolveu um jogo após ter entrado durante a segunda parte?
  • De facto, é visível que Matías não tem capacidade física para jogar com o mesmo ritmo durante os 90 minutos. E o Maniche tem?
Assim não dá!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O caos na Selecção Nacional

Actualmente, e para ser sincero, pouco me interessa o que se passa ou deixa de passar na Selecção Nacional.

Com a excepção de alguns períodos, a Selecção Nacional sempre foi o reflexo da podridão, do nojo e do jogo de interesses que existe no futebol português. O presidente da Federação faz o que aqueles que lá o colocaram determinam. O seleccionador nacional é influenciável por um ou outro empresário e por um ou outro presidente de clube. Com as excepções que existem em tudo na vida, foi e vai continuar a ser quase sempre assim! E quando os políticos e as politiquices se metem ao barulho a podridão é ainda maior…

Carlos Queiroz, com um sem número de acções infelizes, provocou demasiados inimigos e cavou a sua própria sepultura. Entre outras situações, andou ao soco com um jornalista num aeroporto, insultou de forma grosseira quem lhe apareceu pela frente no controlo anti-doping da Covilhã e catalogou um seu superior hierárquico como um chefe mafioso. Já para não falar da enorme criatividade das não convocações de João Moutinho, Rui Patrício e João Pereira em detrimento de jogadores como Zé Castro, Daniel Fernandes e Miguel.

Mas, como comecei por dizer neste post, não quero saber. À semelhança da política, os que vão entrar são iguais aos que saem. Quem ficará a ganhar serão sempre os mesmos!

sábado, 4 de setembro de 2010

Sporting 5 - 2 Belenenses (Supertaça Futsal)


O Sporting superiorizou-se de forma clara ao Belenenses e conquistou a 4ª Supertaça de Futsal do seu historial.

Após uma 1ª parte equilibrada, na qual o Belenenses soube aproveitar um erro de Alex para chegar ao intervalo em vantagem, o Sporting assumiu o jogo na 2ª parte, foi para cima do adversário e dilatou o resultado de forma justa e merecida.

Algumas notas sobre o jogo:
  • Estava um calor infernal no pavilhão!
  • Alguns elementos das claques tiveram um comportamento deplorável no minuto de silêncio em memória de José Torres! Foi obviamente deplorável, mas atenção às hipocrisias de alguns que por aí andam. Neste país há quem mate adeptos (a 10 metros de mim), continue a jogar e festeje no fim!
  • Nota-se que existe trabalho de casa nesta equipa. Em cada fora, canto ou livre existiu sempre a sinalética, por parte do respectivo marcador, para um jogada estudada. O melhor exemplo deste facto foi o golo de Caio Japa na marcação excepcional de um livre
  • Orlando Duarte impõe de facto a disciplina necessária numa equipa recheada de excelentes jogadores
  • Cardinal é um guerreiro! Após um lance brutal com Marcão no início da 2ª parte, saiu de maca para o hospital mas ainda conseguiu voltar ao pavilhão para celebrar a vitória com os colegas e com os adeptos
  • João Benedito é um enorme sportinguista e o líder desta equipa!
  • Desta vez ficaram de fora Gonçalo, Mário Freitas e Deo. Acredito que o Orlando Duarte, em função do calendário e dos diversos adversários, saberá fazer a rotação necessária no plantel
  • Valeu a pena fazer cerca de 200 km! O Sporting é o nosso grande Amor!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Timo Hildebrand - 9º Reforço 2010/11

A gestão do reforço do plantel

A gestão do reforço da equipa de futebol do Sporting foi claramente mal planeada e, na sua globalidade, revelou algum amadorismo e uma enorme incompetência.

Ao contrário da última época que se iniciou pouco tempo após o acto eleitoral, José Eduardo Bettencourt teve, desta feita, um ano inteiro para encontrar investidores, fechar a reestruturação financeira ou encontrar outras formas de financiar a reformulação do plantel que competiu numa inacreditável época passada. Mas não o conseguiu!

E sobre esta questão, se lhe tivessem fechado as portas que, por sua vez, escancararam a outros, tinha o dever de, em defesa dos interesses do Sporting, tornar públicas essas diferenças de tratamento e dar a conhecer aos sportinguistas esses indivíduos ou essas entidades. Mas não o fez!

No entanto, as ideias que foram passadas pelos responsáveis do clube para a comunicação social, e que aumentaram naturalmente as expectativas dos adeptos, apontavam claramente para uma aposta forte no mercado durante este verão. Porém, nada disso se verificou e o montante investido foi praticamente o mesmo que renderam as vendas de João Moutinho e Miguel Veloso. Contavam realizar outros encaixes financeiros com as referidas vendas? Confiaram em situações que acabaram por não se concretizar? Foram enganados noutros casos?

A gestão da comunicação foi igualmente deplorável. Qual a necessidade de Paulo Sérgio começar por dizer, no arranque da pré-época, que faltavam 7, 8 ou 9 reforços? Qual a necessidade de Costinha referir, na última semana de mercado, que faltavam 2 reforços? Qual a necessidade de Paulo Sérgio dar tanta corda à comunicação social e andar a falar em pinheiros ou bonsais? Ainda por cima para não vir ninguém…

Por outro lado, volto a referir que estou farto de ver o clube a ser literalmente gozado por alguma comunicação social e não existir uma defesa e uma resposta adequada. O clube não tem sido defendido como merece! Para que servem os comunicados macios e apelar à promoção da indústria do futebol? Resposta simples - para nada!

Na minha opinião, os responsáveis pelo clube, e nomeadamente pelo futebol, arriscaram tudo. É verdade que, não entrando em loucuras financeiras, não colocaram em causa o futuro do clube. Mas, não sabendo gerir com a competência exigida a preparação desta época, colocaram em causa o seu futuro no clube.

Vou terminar este post da única forma possível. Está tudo em aberto nesta nova época e, enquanto tal se verificar e a nossa equipa de futebol estiver a lutar por vencer as várias competições em que participa, só resta aos verdadeiros sportinguistas acreditar e apoiar, apoiar e continuar a apoiar o nosso grande Amor! No final, para o bem e para o mal, falaremos. E, caso corra mal, não haverá desculpas!

Tales Souza - 8º Reforço 2010/11

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Soltas

  • Tonel mostrou, mais uma vez e na hora da despedida, ser um homem e um profissional como há poucos. Não sendo um jogador de eleição, integrou-se de forma excelente no nosso clube e revelou-se um guerreiro dentro do campo, um enorme profissional e um exemplo para muitos!!! Obrigado Tonel!!! Boa sorte!!!
  • Os empréstimos de Stojkovic, Purovic, Pongolle e Pedro Silva são boas notícias! Não é verdade que o Sporting irá pagar a totalidade do salário do brasileiro. O Portimonense irá suportar uma parte do valor!
  • Mais uma vez, e mesmo não considerando a "esperada" chamada do "Maça Podre", a convocatória do seleccionador nacional é uma autêntica vergonha!!! Como é possível não convocar Rui Patrício para a selecção A? Como é possível não convocar João Pereira? Como é possível não convocar Ricardo Quaresma (está numa forma excepcional)? Os brilhantes Zé Castro e Ricardo Costa agora já não contam? Uma vergonha!!!
  • Inacreditável a forma como o Paulo Sérgio se referiu às características do avançado a contratar. Vontade de lhe colocar uma alcunha? Kléber ou Di Santo?

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Enormes!!!


Hoje os jogadores do Sporting foram enormes!!! Souberam sofrer e tiveram atitude, coração e o talento suficiente e necessário para dar a volta à eliminatória com o Brondby e entrar na fase de grupos da Liga Europa!!!

Deixando naturalmente de lado alguns aspectos negativos que são evidentes na equipa, julgo ser importante destacar a exibição de Rui Patrício. Esteve seguríssimo, determinado e fez uma defesa do outro mundo que manteve o Sporting na eliminatória. Será que este menino de 22 anos não merece ser devidamente acarinhado pelos adeptos? Já falhou e vai continuar a falhar como todos os grandes guarda-redes. Mas tem muito potencial e todo o futuro pela frente!!!

Por outro lado, convém também não ignorar a exibição de Nuno André Coelho. Seguro na defesa e um pontapé brutal no 2º golo!!!

Que enorme alegria!!! O Sporting é o nosso grande Amor!!!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O famoso almoço

Vamos a factos sobre o almoço que juntou os presidentes e os máximos responsáveis pelas modalidades “amadoras” do Sporting e do Benfica.

Alguns cromos, que só souberam da existência desse almoço pelo CM, começaram logo a dar azo à sua imaginação (primeiro era Stojkovic por Makukula, depois era Stojkovic por Moreira e por fim até já metia o Djaló). Era mesmo preciso marcar um almoço num restaurante em Lisboa cheio de gente para tratar duma troca de jogadores? Têm graça!

É verdade que este almoço já estava combinado há algum tempo. E, sendo assim, como é que os dirigentes do Sporting aceitam que ocorra no início desta semana. Somos mesmo bonzinhos! A quem é que interessava que o assunto Roberto passasse para segundo plano com este almoço, as respectivas capas de jornais e as óbvias especulações que se seguiriam?

E também é verdade que, já depois de terem combinado este almoço para abordar o tema das “amadoras” e terem conhecimento do acordo entre o atleta e o Sporting, os responsáveis do Benfica tentaram de tudo para desviar o jogador de futsal Paulinho!

Como é que os responsáveis do Sporting alinham nisto e continuam a relacionar-se desta forma com indivíduos mafiosos e sem escrúpulos?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Oposição de fraco nível

Sinto-me à vontade para falar sobre esta questão porque, conforme se pode constatar, critico os actuais dirigentes com a mesma facilidade com que os elogio. E faço-o por vários motivos: só vejo Sporting à frente, não tenho objectivos dentro do clube, não tenho ódios de estimação por ninguém ligado ao clube, não pretendo vingar-me de ninguém à custa do Sporting e não estou ressabiado! Dessa forma, consigo ter o discernimento necessário para ver aspectos positivos e aspectos negativos em tudo o que é feito no Sporting Clube de Portugal.

Posto isto, não posso deixar mais uma vez de lamentar o fraco nível da actual oposição no Sporting. Como classificar o massacre e a perseguição que alguns ditos sportinguistas fazem ao Sporting Clube de Portugal?

O último exemplo dessa perseguição doentia prende-se com um almoço entre os presidentes do Sporting e do Benfica. E sobre este assunto, na linha dos brilhantes jornalistas do CM, não sabem de nada. Zero!!! Vai daí, espumando abundantemente pela boca, inventam literalmente alguns factos e, tomando-os por uma verdade absoluta, começam a descarregar todo o ódio que sentem pelos actuais dirigentes do Sporting. Sem limites!!!

Como é que alguém, optando por esta via, quer transmitir uma imagem de seriedade e assumir-se como uma opção válida para gerir os destinos do Sporting? Depois admiram-se de, apesar de alguns erros de palmatória, os actuais dirigentes continuarem a ganhar eleições…

P.S. - Até já acho piada ao Leão da Estrela. O seu nível de “ressabiamento” é algo brutal. Aquilo não lhe fará mal?

As obrigações para com a CMVM são mesmo para todos?


Parece que não...

Dos 3,5M€ pagos em comissões na transferência de Roberto e dos interesses imobiliários do presidente do Benfica não quero saber. Os benfiquistas que se preocupem. Ou não...

Mas, segundo podemos ler aqui, o avançado Rodrigo custou ao Benfica a módica quantia de 6M€. Vale a pena perguntar porque é que este negócio não foi comunicado à CMVM? Mais do mesmo...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O meu estado de espírito

Li na blogosfera um comentário anónimo que reflecte claramente o meu estado de espírito…

Estou farto de todos os que têm gerido o Sporting!!! Estou farto de todos os que têm dividido o Sporting!!!

Estou farto do Roquette, do Dias da Cunha, do Soares Franco, do Bettencourt, do Aguiar de Matos, do Abrantes Mendes, do Paulo Pereira Cristóvão, … !!!

Estou farto do Dias Ferreira, do Rui Oliveira e Costa, do Eduardo Barroso, do Ser Sporting, da Associação de Adeptos Sportinguistas, da Isabel Trigo de Mira, do Nuno Mourão, do Leão da Estrela … !!!

Estou farto dos que querem auditorias e dos que não as querem fazer!!!

Estou farto dos que prometem sempre um futuro melhor e dos que criticam por criticar!!!

Estou farto dos que enganaram 90% dos sócios e dos que, posteriormente, insultaram esses mesmos 90%. São todos eles uns aldrabões que colocam os seus interesses pessoais à frente dos interesses do Sporting Clube de Portugal!!!

Estou farto do Paulo Bento, do Carvalhal, do Paulo Sérgio, … !!!

Estou farto do Moutinho, do Veloso, do Izmailov, do Stojkovic, do Vukcevic, … !!!

Estou farto da Comunicação Social e dos jornalistas facciosos!!! Estou farto do Rui Santos, do Querido Manha, do Freitas Lobo, do Gobern, … !!!

Estou farto dos dirigentes que não defendem o clube e dos sportinguistas que estão sempre prontos para criticar!!!

Estou farto dos adeptos que, tendo essa possibilidade, não dão um cêntimo ao clube mas exigem tudo e mais alguma coisa!!! Estou farto dos adeptos que, tendo essa possibilidade, não vão a Alvalade, a Loures, ao Casal Vistoso ou aos estádios e pavilhões por esse país fora mas exigem tudo e mais alguma coisa!!!

Desabafei…

Mais um pesadelo

Depois de assistirmos aos primeiros jogos oficiais da equipa de futebol do Sporting, são cada vez mais evidentes os equívocos com que esta época desportiva foi preparada:

Reforços
  • Os avançados (Liedson, Postiga e Saleiro) e os médios ofensivos (Matías, Vukcevic) são na sua maioria tecnicamente evoluídos mas não têm nem velocidade nem explosão. Alguns destes jogadores chegam a ser impressionantemente lentos. Pois muito bem, o único reforço que chegou até ao momento para estes sectores (Valdes) tem exactamente as mesmas características dos outros e não vem acrescentar nada à equipa. Vai quase sempre para dentro e raramente vai à linha de fundo cruzar com perigo
  • Entre André Santos e Adrien as diferenças são mínimas
  • Maniche actualmente já não tem a rotação de João Moutinho
  • Apesar de terem chegado dois jogadores para esse sector (Nuno André Coelho e Torsiglieri), não temos um único grande defesa central. Como já disse anteriormente, não gosto do Tonel pois penso que está muito longe de ser um grande jogador. Mas actualmente, a par de Daniel Carriço, não andará longe de ser o melhor central do Sporting. Está encostado e jogam os outros

Opções do treinador
  • Que confusão!!! O Sporting jogou até sofrer o segundo golo do Brondby sem médio/extremo direito (com João Pereira a fazer todo o corredor) e, do lado contrário, com Valdes a jogar ao lado de Evaldo. Era Postiga quem descaía para o lado esquerdo…
  • Djaló entrou para jogar no meio (ao lado de Liedson) e mexeu com o jogo pois trouxe a velocidade que mais ninguém tem naquela equipa. Mas Paulo Sérgio parece que não viu isso e, ao fazer entrar Saleiro, encostou Djaló à esquerda. Acabou ali…
  • Paulo Sérgio mostra claramente que ainda não se decidiu por nenhum esquema táctico. A verdade é que não tem um único avançado com características para jogar sozinho no 4-3-3 ou no 4-2-3-1. E no 4-4-2 não consegue encaixar o Matías…
  • Porque é que Zapater não jogou ainda 1 único minuto?
  • Pongolle não merecia já as mesmas oportunidades que Saleiro?
De facto, parece existir muita incompetência por Alvalade. Mas fico-me por aqui.

Só espero que este pesadelo não volte a durar 1 ano inteiro. Os sportinguistas não o merecem!!!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Equívocos fatais?

Antes de mais, importa dizer que, ao contrário de muitos, nunca deixo nem deixarei de apoiar o Sporting e, na sequência do que aconteceu todos os anos após a inauguração do Alvalade XXI, comprei novamente a Gamebox e tenho intenção de a utilizar em todos os jogos disputados no nosso estádio. E, nesse sentido, também não contem comigo para assobiar os nossos jogadores após dois passes falhados.

Mas a verdade é que, para ser sincero, não acredito no sucesso desta actual equipa de futebol. Esta nova época foi até agora mais do mesmo e acredito, isso sim, que vamos lutar pelo 3º/4º lugar. Mas Deus queira que eu me engane…

Os equívocos são enormes e aparecem uns atrás dos outros! Senão vejamos:
  • O João Moutinho e a sua esposa foram informados (pelo Pini Zahavi e mais alguns indivíduos que desconheço a identidade) da estratégia a seguir num jantar que decorreu bem antes de terminar a época no restaurante Presuntaria do Tejo (Parque das Nações). Como é que nos deixámos enganar neste caso?
  • Depois da evidente simulação de uma saída conturbada de Fernando Gomes da SAD do FC Porto, como é que apoiamos a sua candidatura (com a agravante de continuar com Vítor Pereira na arbitragem) à presidência da Liga? Este portista doente nem esperou muito para, com as recentes críticas ao anterior presidente do CD da Liga (Ricardo Costa), começar a enviar recados para o interior daquele organismo… Mas não era por demais evidente?
  • Como é que os dirigentes do Sporting se continuam a sentar ao lado de criminosos como Pinto da Costa? Que memória curta! Só falta obrigar o pobre do Paulinho a cumprimentá-lo…
  • Como é que o campeonato começa com a situação de Vladimir Stojkovic por resolver? 3 anos?
  • Como é que o campeonato começa com a linha avançada composta por Liedson (com um passado enorme mas cada vez menos decisivo e eficaz), Pongolle, Postiga, Saleiro e Yannick?
  • Não gosto de Tonel. Está muito longe de ser um grande jogador. Mas actualmente, a par de Daniel Carriço, não andará longe de ser o melhor central do Sporting. Está encostado e jogam os outros. E vamos ver o valor pelo qual sairá do clube…
  • Com os “craques” Caneira, Pedro Silva e Purovic está à vista de todos o que vai acontecer…
  • Não nos fazemos respeitar. Qualquer jornalista ou empresário goza e brinca com o Sporting quando quer e bem lhe apetece. Muito pontualmente lá aparecem uns comunicados a apelar ao bom senso e à “promoção da indústria do futebol”. De facto, sinto uma enorme revolta quando vejo o Sporting a ser frequentemente enxovalhado e a não ser defendido como merece!!! E para isto não há desculpa!!!
Podia estar mais uma hora a enumerar alguns dos equívocos do actual futebol do Sporting mas já me chateei e vou parar por aqui!

Parece-me evidente que esta equipa vai fazer pontualmente alguns grandes jogos mas, na linha do que aconteceu em Paços de Ferreira, vai também perder e empatar muitos outros. E, dessa forma, obviamente que não chega…

Será que algum sportinguista acredita verdadeiramente que podemos ganhar o actual campeonato? Não me parece…

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Curiosidades...

Vou partilhar com vocês duas questões sobre algo que me chegou aos ouvidos:
  • Sabem quem aconselhou o Costinha a deixar cair André Villas-Boas?
  • Sabem quem tem interesses na construção do novo estádio do Atlético de Madrid (anterior clube de Roberto)?
Simples, não é?

Paulinho


Paulinho foi ontem oficializado como reforço da equipa de futsal do Sporting. Não deverá ser novidade para quem visita regularmente este blog, visto que está tudo aqui desde o dia seguinte à conquista do último Campeonato Nacional.

Trata-se efectivamente dum excelente jogador e importa também dizer que alguém ficou a chuchar no dedo. À semelhança do que aconteceu com outros jogadores neste defeso, apareceu um "clubezeco" a pressionar insistentemente o jogador e o seu anterior clube. Mas, mais uma vez, sem convencer ninguém...

A não ser que apareça uma excelente oportunidade de negócio, o plantel às ordens de Orlando Duarte deverá estar fechado. E, digo eu, mais que pronto para atacar todas as provas em que iremos participar!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Liga Europa 2010/11


O Sporting venceu os dois jogos com o FC Nordsjaelland e apurou-se para o play-off da Liga Europa.

Assistimos a duas exibições da equipa com alguns aspectos positivos e outros negativos. Mas fará algum sentido começar a assobiar os jogadores após dois passes falhados?

Marco Caneira e o seu empresário


O seboso do Paulo Barbosa acusou hoje o Sporting de não estar a ter um comportamento correcto com Marco Caneira. Mas, por outro lado, afirmou que o jogador não vai rescindir o contrato alegando justa causa.

Como disse? Rescindir o contrato? É certo que não era a primeira vez que este jogador, amigo de Paulo Costa e Alhandra, o faria ao Sporting com a ajuda deste empresário. Só que desta vez existem perto de 100 mil € certinhos todos os meses…

É caso para mandar este nojento lavar o cabelo. E, já agora, que lave também muito bem a boca sempre que falar do Sporting Clube de Portugal!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Alberto Zapater - 7º Reforço 2010/11


Se não se importam vou resumir da seguinte forma a conferência de imprensa de apresentação de Alberto Zapater:

Jornalista "porco" da TVI: "Porque é que trocou Itália por Portugal e pelo Sporting?"
Alberto Zapater: "Porque vim directamente para um Grande!"

O negócio Miguel Veloso/Alberto Zapater


Não gostei deste negócio quando li o respectivo comunicado. Ou melhor, não gostei dos números envolvidos na transferência de Miguel Veloso.

No entanto, importa clarificar algumas questões:
  • Alberto Zapater foi uma exigência do Sporting e não uma imposição do Génova
  • Miguel Veloso vale efectivamente mais de 9M€ e Alberto Zapater mais de 2M€
  • Sem ter recebido qualquer informação nesse sentido, Miguel Veloso deve ter sido avaliado em 12/13M€ e Alberto Zapater em 5/6M€. Naturalmente que estes números não implicariam tantas críticas ao negócio, mas interessavam a quem? Talvez ao Real Zaragoza pelos direitos de formação do jogador espanhol…
  • No que diz respeito aos montantes adicionais e à percentagem numa futura transferência, a verdade é que, actualmente, essas condições representam 0€
Neste contexto, parece-me claro que será o rendimento futuro de Alberto Zapater a dizer-nos se este negócio acabou por ser benéfico ou não para o Sporting.

Relativamente a Miguel Veloso, continuo obviamente a vê-lo como um jogador cheio de potencial. Apesar de algumas limitações ao nível da velocidade e da recuperação de bola, é tecnicamente excelente e possui uma facilidade e colocação de remate sem paralelo no actual plantel do Sporting.

Por outro lado, gostei das suas últimas declarações e da forma como fez questão de sair do clube que, segundo ele, lhe deu tudo! Como já todos ouvimos essa mesma conversa da boca de alguns “suinões”, espero que ele nunca se esqueça dessa realidade e desejo-lhe, claro está, boa sorte para o seu futuro!

Yannick Djaló


Mas o que é que o Djaló anda à procura? Mas quem é que o ensinou a escolher empresários? É que, depois de Paulo Barbosa, conseguiu encontrar um "cromo" ainda maior, um tal de Lionel Silva.

Esse artista anda há um mês a dizer que há propostas, que há clubes interessados e chegou a dizer à RR que existiam negociações com o Sporting. O Sporting veio agora confirmar que tudo não passa de uma enorme mentira e que nunca recebeu nenhuma proposta pelo jogador.

Penso que, tal como eu, todos os sportinguistas estão a ficar fartos destas constantes "novelas" sobre clubes interessados e a sua possível saída do Sporting.

E como é que isto vai acabar, mais uma vez, se o jogador ficar em Alvalade? Conseguiu acabar com toda e qualquer empatia que o ligava aos adeptos e ficará com menos condições para se afirmar definitivamente!

É caso para dizer que à segunda só cai quem quer...

Hugo Figueira


Hugo Figueira, guarda-redes titular da Selecção Nacional de Andebol, será jogador do Sporting nos próximos 3 anos (com mais 1 de opção). Este excelente andebolista, formado no Sporting e adepto confesso do nosso clube, chega proveniente do ABC de Braga. Em sentido inverso, Humberto Gomes desvinculou-se do Sporting e assinou contrato com a equipa bracarense.

Soubemos da possibilidade desta transferência quando tudo não passava dum processo de intenções. E ao contrário do futsal, em que alguns acordos já estavam firmados, optámos por não abordar esta possibilidade. É que com os dirigentes do ABC nunca se sabe... (basta recordar este episódio).

Sendo que estamos a falar de dois excelentes guarda-redes, na minha opinião e em termos teóricos, ficamos claramente a ganhar com esta troca na baliza. O Hugo Figueira foi considerado na época anterior o melhor em Portugal e mostrou num passado recente que é, indiscutivelmente, mais regular que o Humberto.

No entanto, devemos estar gratos ao Humberto Gomes pela sua dedicação e pelas alegrias que nos proporcionou. Eu nunca me esquecerei daquele final de tarde em Almada!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O passeio continua no Futebol de Praia


Na 2ª etapa (3ª e 4ª jornadas) do 1º Campeonato Nacional de Futebol de Praia, o Sporting continuou a demonstrar a sua superioridade e aplicou mais duas "cabazadas" à Naval (5-2) e ao V. Guimarães (6-0). Desta forma, a equipa capitaneada por Madjer continua confortavelmente na frente da classificação com 12 pontos (4 vitórias em 4 jogos).

De facto, quando se inicia um projecto numa nova modalidade com a ambição de entrar, apenas e só, para ganhar tudo fica mais fácil! A partir de dia 20 de Agosto continua a festa!

sábado, 31 de julho de 2010

O que fazer com a escumalha do jornal A Bola?


Estou cansado de falar sobre as motivações e os objectivos do Delgado e dos seus amigos! Já vai sendo tempo de acabar com esta merda! O Sporting Clube de Portugal, os seus profissionais e os seus adeptos não podem continuar a ser atacados e ofendidos de forma tão grosseira e nojenta!

Depois do Sporting e da ADoP terem desmentido aqui e aqui uma notícia que apenas pretende assassinar a reputação do nosso jogador, a pergunta que se coloca é o que fazer com esta escumalha?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Alberto Zapater


O Sporting confirmou oficialmente um acordo de princípio com o Génova para a transferência de Miguel Veloso e para a aquisição de Alberto Zapater.

Antes de abordar a mais valia deste negócio (faltam os necessários testes médicos e oficializar os valores envolvidos), importa dizer que o médio espanhol não foi dispensado pelo clube italiano. Foi uma imposição do Sporting e serviu para substituir um camião de notas que o Génova não tinha.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Futsal 2010/11


Depois de vos ter referido isto no dia imediatamente a seguir à vitória na Campeonato Nacional de Futsal da época passada, o Sporting já apresentou oficialmente o treinador Orlando Duarte e os reforços Leitão, Mário Freitas, Pedro Cary e Marcelinho.

Parece óbvio que, apesar da saída do talentoso Café (adorava este jogador), teremos um excelente plantel para atacar esta nova época. Será, mais uma vez, para ganhar!!!

A choradeira no Futebol de Praia


Parem com a choradeira no Futebol de Praia!!! São os jornalistas, são os comentadores, são os treinadores adversários, são os jogadores das outras equipas…

Após duas “cabazadas”, nas duas primeira jornadas do 1º Campeonato Nacional de Futebol de Praia organizado pela FPF, já ninguém os pode ouvir…

Ah e tal que assim o campeonato fica desnivelado…
Ah e tal que assim o campeonato não tem interesse…
Ah e tal que assim não vale a pena…
Ah e tal que a Federação não pode permitir isto…

Mas o Sporting tem culpa de alguns clubes terem menos condições e outros não mostrarem ambição nenhuma?
Mas o Sporting apontou uma arma a algum jogador para jogar pelo nosso clube?
Mas o Sporting não pode ter a ambição de ganhar o 1º Campeonato Nacional de Futebol de Praia?

Em vez de pretenderem nivelar o campeonato por baixo (há jogadores no Benfica que jogam menos que eu), estes artistas deviam era desejar que as outras equipas se apresentassem mais fortes para o campeonato ser verdadeiramente espectacular.

Estes “aziados” só têm de comer, calar e da próxima vez mostrar mais ambição!!!

O Paulinho é o maior!!!

sábado, 24 de julho de 2010

Sporting 2 - 0 Manchester City (New York Challenge)


Excelente!!!

O Sporting jogou, neste seu primeiro jogo no New York Challenge, como há muito tempo não se via. De facto, a equipa treinada por Paulo Sérgio, com uma primeira parte de luxo e uma segunda mais de contenção (na sequência duma menor frescura física), praticou um futebol brilhante e transmitiu, mais uma vez, a ideia que muita coisa está diferente em Alvalade. E para melhor!

Eu sei que já andam a dizer que o City tem menos dias de preparação e jogou sem Tevez, De Jong, Adebayor, Wright-Phillips ou David Silva. Não deixando de ser um facto, a verdade é que Richards, Zabaleta, Patrick Vieira, Adam Johnson, Kompany, Bellamy e Jô são jogadores consagrados e que recebem mais do que qualquer jogador do Sporting.

Relativamente aos jogadores:
  • O futebol de Pedro Mendes e Maniche foi empolgante! Realmente é fácil vir gozar com a ciática do Acosta, com o joelho do Derlei ou com o peso do Maniche e depois fazer de conta que nada se disse...
  • João Pereira e Evaldo são laterais de grande nível
  • Djaló anda a jogar bem e motivado...
  • Vukcevic transformou-se. Defende com a intensidade com que ataca e largou a bola quase sempre ao 1º/2º toque. Mérito de Paulo Sérgio?
  • Postiga jogou na posição mais adequada às suas actuais características e fez um belo jogo. Atrás do avançado existe mais espaço para a sua habilidade sobressair
  • Saleiro não é um matador mas parece estar a crescer como jogador. No 2º golo desmarcou Djaló na perfeição
Uma noitada diferente e muito bem passada!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Posso ser eu a resolver o caso Marat Izmailov?

Não vou perder tempo a falar das acções e dos objectivos do mafioso do Paulo Barbosa. Lembro-me de me cruzar várias vezes com ele há uns anos atrás e ele nem o cabelo lavava. Um autêntico seboso!!!

Mas o Sporting realmente dá emprego a muita gente. Existem indivíduos que, para mostrarem trabalho e justificar determinados cargos, gostam por vezes de se meter com o Sporting. A pergunta que se coloca é porque é que o Evangelista hibernou e não interferiu nos tempos do Paulo Assunção ou do Adriano (treinou durante mais de 2 anos às 8h da manhã e sozinho). Medo? Cobardia?

Já chega!!! Estamos fartos destas situações e destes artistas! O Sporting não pode continuar a lidar com a escumalha do futebol português e da comunicação social de um modo politicamente correcto!

Os nossos dirigentes que defendam o Sporting destes ataques permanentes! É pedir muito?

Posso ser eu a resolver alguns destes casos que estão a aparecer constantemente no Sporting? Posso?

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Futebol de Praia


Impressionante!!!

O Sporting vai participar no próximo Campeonato Nacional de Futebol de Praia. Para este circuito nacional, que contará também com as equipas do Benfica, FC Porto, Guimarães, Setúbal, Rio Ave, Naval 1.º de Maio e Associação Sotão (Leiria), está definido o seguinte calendário:
  • 24 e 25 Julho - Nazaré
  • 31 Julho e 1 Agosto - Chaves
  • 14 e 15 Agosto - localidade ainda por definir
  • 21 e 22 Agosto - localidade ainda por definir
Mas o que me deixa verdadeiramente chocado é o conjunto de jogadores que o Sporting conseguiu reunir - a nata da Selecção Nacional e o internacional brasileiro Buru. Jogadores como Graça, Alan, Madjer, Buru, Belchior ou Bilro dispensam qualquer tipo de apresentação. Um plantel impressionante!!!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O discurso de Miguel Veloso

Segundo a imprensa italiana, Miguel Veloso proferiu as seguintes declarações:

Os contactos do Génova foram verdadeiros mas recusei porque adoro jogar no Sporting. Neste momento, só penso no Sporting. Se, no futuro, surgir a oportunidade de jogar no estrangeiro vou avaliar essa possibilidade. Mas terá de ser num clube de topo.

Estou focado em atingir resultados importantes, tanto a nível individual como de equipa. O Sporting é sempre uma equipa muito competitiva e o campeonato continua a ser a nossa prioridade.

Fica-lhe bem? Claro que sim.
Mostra-se grato por quem o foi buscar ao Cultural da Pontinha e lhe deu tanto? Claro que sim.

Mas não me enganam mais! Depois de tudo o que se passou nos últimos anos com o “Maça Podre” e com mais alguns artistas já não quero saber destes discursos pontuais. Continuem a jogar que eu continuo a apoiar e a cantar pelo meu Sporting!

P.S. - Penso que já tinha referido anteriormente, mas o preço do carácter, da gratidão e do respeito do “Maça Podre” é de 1,5 M€ (prémio de assinatura). Há uns mais caros e outros mais baratos...

Vendidos e facciosos


Não sei se existem de facto negociações ou se Roman Pavlyuchenko jogará alguma dia pelo Sporting. Mas sei, porque é por demais evidente, que o jornal não oficial do Benfica mentiu descarada e propositadamente. Senão vejamos:
  • A Bola - 20 Julho 2010 - "Entre os dois emblemas está tudo acertadíssimo, depois de longos e praticamente diários contactos entre Costinha e os dirigentes do clube londrino"
  • A Bola - 21 Julho 2010 - "Pavlyuchenko está caminho do Sporting, as conversas entre os clubes há muito que se sucedem, e a desejada plataforma de entendimento pode ser alcançada a breve trecho"
Um verdadeiro nojo! Esta cambada de vendidos, facciosos e maus profissionais têm evidentemente alguns objectivos:
  • Abafar o ruído ensurdecedor sobre as exibições desastrosas do "frangueiro" de 8,5M€
  • Elevar temporariamente a moral dos sportinguistas para, de seguida, a descrença e a desmobilização serem ainda maiores
Nojentos!!! Estes maus profissionais e todos os que trabalham para eles deviam ter vergonha na cara. Mas não têm!!!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

"Que la chupen y la sigan chupando"


O Sporting vai ganhar sempre? Claro que não.
O Sporting vai perder jogos? Claro que sim.

Mas é sempre bom sinal (pelo menos para mim) que os nojentos que por aí andam tenham menos razões para "malhar" no Sporting.

Parece que agora o problema é o mau planeamento da pré-época ou o facto do jogo de ontem não ter sido televisionado. De facto, os dirigentes do Sporting, mesmo tendo ofertas superiores por parte de canais estrangeiros, deviam ter oferecido o jogo a um dos canais portugueses para retribuir o modo "super correcto" como o clube tem sido tratado nos últimos tempos... Mas o Pinto da Costa, que tomou a mesma decisão para o jogo de ontem no Porto, já deve ter feito bem... Haja paciência...

De facto, metem um enorme nojo!!!

P.S. - E que dizer dos (supostos) adeptos que ontem assobiaram o Rui Patrício quando este entrou em campo? Não, não deu nenhum frango e não largou nenhuma bola fácil. Estava apenas a entrar em campo...

domingo, 18 de julho de 2010

Sporting 2 - 0 Ol. Lyon (Jogo de apresentação 2010/11)


Confesso que podia estar mais motivado para ir a Alvalade. Confesso que já me dirigi ao nosso estádio mais entusiasmado. Mas fui!!!

Bom jogo de apresentação. Boa atitude e entrega dos jogadores e bastante qualidade nalgumas exibições. Boa gestão das substituições por parte de Paulo Sérgio a proporcionar minutos a todos os jogadores (obviamente mais a uns do que a outros) sem quebrar o ritmo do jogo com substituições permanentes.

Os adeptos presentes, ao assistirem a um bom jogo e percebendo a dedicação dos atletas, também abrilhantaram a festa e mostraram-se agradados com a exibição da equipa.

Houve cânticos das claques para quase todos os jogadores. Gostei particularmente do de Maniche – mais ou menos assim:
o Maniche, o Maniche
que se f*** o moutinho
nós ficamos com o Maniche

Todos os jogadores estiveram em bom plano. Vou fazer apenas duas referências:
  • Nuno André Coelho – para mim é titular de caras e, num futuro próximo, vamos poder perceber se não foi mesmo o Sporting que fez um excelente negócio com o FC Porto…
  • Diogo Salomão – Exceptuando André Santos e os outros jogadores que voltaram de empréstimos, foi o reforço mais barato deste defeso. Vamos ver se, num futuro mais distante, não será o mais valioso…
Por fim, uma palavra para aqueles adeptos que, podendo comprar uma Gamebox (100€ por ano = 8,3€ por mês), vêm dizer que preferem o sofá lá de casa. Que lhes faça bom proveito… Eu, e muitos outros, lá estaremos em Alvalade!

O Sporting é o nosso grande Amor!!!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Orlando Duarte


Orlando Duarte foi ontem oficialmente apresentado como o novo treinador da equipa de futsal do Sporting. Juntamente com o ex-seleccionador nacional, que assinou um contrato de 2 anos com mais 1 de opção, foi igualmente apresentada a restante equipa técnica.

O novo treinador do Sporting apareceu igual a si próprio. Mostrou-se, mais uma vez, directo, frontal e sério. Gostei do seu discurso e sublinho uma das suas frases - "Comigo não é para brincar, é para ganhar".

A partir de agora, seguem-se os reforços...

P.S. - Entretanto, Leitão já foi apresentado como reforço do Sporting. Um belíssimo jogador e uma excelente contratação!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Metem nojo!

Não vou falar das notícias encomendadas por outros clubes a alguns jornalistas facciosos, com supostas ofertas astronómicas de Inglaterra ou da Rússia, para desvalorizar contratações absurdas ou tentar valorizar jogadores que nem metade desses valores efectivamente valem. Na verdade, confesso que essas histórias, e alguns “frangos” que por aí se vêem, até me fazem rir!

Conforme pode ser facilmente comprovável, e como não devo nada a ninguém, critico e elogio os dirigentes e os atletas quando entendo que o devo fazer. Consigo ver o que é bem feito e, por outro lado, vislumbro também algumas decisões e atitudes que, no meu entendimento, lesaram os interesses do clube. Mas, sempre e sempre, de uma forma construtiva porque estou, apenas e só, a escrever sobre o clube que adoro!

Neste sentido, quem eu não suporto e me mete efectivamente nojo são alguns pseudo-sportinguistas que destilam permanentemente ódio pelos actuais dirigentes e, de uma forma doentia, andam a fazer uma autêntica perseguição ao clube. Todos nós somos livres de opinar e estar de acordo ou em desacordo com tudo e mais alguma coisa. Mas, na sequência de algumas frustrações recentes e pelo facto de não terem o reconhecimento que julgam merecer junto do clube, apenas atacam, atacam e voltam a atacar o enorme Sporting Clube de Portugal.

E não me venham falar de respeito por opiniões diferentes. Quem não respeita o Sporting Clube de Portugal e faz vida do ataque continuado ao clube não merece qualquer tipo de respeito. Metem-me nojo e são, na minha opinião, os nossos maiores adversários!

terça-feira, 6 de julho de 2010

O presidente do Sporting

José Eduardo Bettencourt veio dizer que o João Moutinho só foi transferido para o FC Porto porque o Sporting quis. De facto, ninguém lhe apontou uma pistola à cabeça e o obrigou a assinar o acordo. Mas, é por demais evidente, que essa transferência só se concretizou porque o seu homólogo do FC Porto, com a ajuda de Pini Zahavi e a anuência do atleta, orquestrou todo este processo ao pormenor. E, mesmo sendo verdade tudo o que foi dito sobre o carácter do jogador, o presidente do Sporting foi "anjinho"!

Todos nós sabemos que José Eduardo Bettencourt tem mais princípios que Pinto da Costa. E, nesse sentido, ninguém lhe pede para proceder da mesma forma. Apenas que não seja "levado" por essa escumalha!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O ex-capitão do Sporting

Na sequência do que escrevi aqui, e após toda a informação que veio a público sobre a recente transferência do ex-capitão da equipa de futebol, parece-me que este jogador continua, de facto, a ser um exemplo. Poder-se-á dizer que passou a ser um exemplo de muita ingratidão e uma enorme falta de carácter! Um verdadeiro nojo! Já agora, e para que saibam, o preço do carácter deste jogador é de 1,5 M€ (valor do prémio de assinatura).

Relativamente ao modo como a direcção do Sporting geriu toda esta situação, podemos analisar os 3 cenários que se colocavam:
  • Vender para o estrangeiro por 7 M€;
  • Obrigar o jogador a ficar contrariado;
  • Vender ao FC Porto por 11 M€ e receber um jogador (Nuno André Coelho) do agrado do actual treinador.
Parece-me que qualquer que fosse a opção seria sempre um mau negócio. Qual seria, na realidade, o cenário menos mau? Mas também confesso que não me conseguiria sentar à mesma mesa com indivíduos que tanto mal fizeram ao Sporting e ao futebol português. Não tenho memória curta!

Nuno André Coelho - 5º Reforço 2010/11

Campeão Nacional de Juvenis em Hóquei em Patins

domingo, 4 de julho de 2010

Um ano depois...

Precisamente um ano depois de ter colocado o primeiro post neste blog, sinto-me triste, desiludido e desmotivado para continuar com toda esta dedicação ao clube que amo.

De facto, não tem sido nada fácil conciliar a minha vida pessoal e profissional com a actualização deste blog e as idas regulares a Alvalade, Alcochete, Casal Vistoso e Loures.

E, na sequência das desilusões consecutivas da época passada, a forma e o modo como João Moutinho foi transferido para o FC Porto representam, acima de tudo e no meu ponto de vista, uma enorme traição à grandeza do Sporting Clube de Portugal e a todos os sportinguistas. E, assumo-o, tenho o defeito de não suportar traições vindas de jogadorzinhos sem carácter ou dirigentes incompetentes.

Amo o Sporting Clube de Portugal! Até um dia!

sábado, 3 de julho de 2010

João Moutinho negociado com o FC Porto?

A confirmar-se a transferência de João Moutinho para o FC Porto, importa destacar o seguinte:
  • é frustrante este sujeito ter sido elevado a símbolo e capitão do Sporting Clube de Portugal;
  • no contexto actual não me parece uma grande perda em termos desportivos. Penso até que este jogador teria muitas dificuldades em se impor como titular indiscutível nesta nova época;
  • a transferência do capitão de equipa de vários anos para um clube rival, quer se queira quer não, é uma clara machadada no orgulho e na vertente anímica dos sportinguistas.
Relativamente à questão financeira e aos pormenores deste negócio, é esperar para ver...

terça-feira, 22 de junho de 2010

Marco Torsiglieri


Marco Torsiglieri, segundo o sítio oficial do Vélez Sársfield, está a caminho do Sporting.

Do que observei, em 3 jogos do último Torneo Clausura, este jovem argentino (22 anos) é, de facto, um defesa-central muito alto (1,90m) e bastante forte fisicamente. Pareceu-me muito forte no jogo aéreo e, não sendo excessivamente agressivo, também muito forte na marcação. Tem uma técnica razoável para um central e não se destacou, nos jogos que vi, por ser muito rápido ou excessivamente lento. Parece-me que pode dar certo. E quem se decidiu pela sua contratação não tem, de certeza absoluta, a referência de apenas 3 jogos.

À semelhança de Maniche, também esta possível contratação só foi conhecida após a divulgação no sítio oficial do actual clube do jogador. Novos tempos em Alvalade? Parece que sim!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O futuro do nosso Futsal

Depois da impressionante vitória no Campeonato deste ano, com uma clara demonstração de superioridade sobre os principais adversários, poder-se-á abordar o futuro desta modalidade no nosso clube.

Segundo me confidenciaram, vão registar-se as seguintes movimentações:
  • Orlando Duarte será o nosso próximo treinador;
  • Paulo Fernandes parece que está a caminho da lixeira;
  • Vão entrar Pedro Cary (ex-Belenenses), Marcelinho (ex-Belenenses), Leitão (ex-Lobelle Santiago) e Paulinho (ex-Belenenses);
  • Evandro, em princípio, voltará para o Brasil. A confirmar...;
  • Café foi aliciado com uma proposta milionária vinda da lixeira, mas o seu futuro não passará por lá. À semelhança de Alex no ano passado, disse não à escumalha. A sair do Sporting será para o Brasil;
  • Vão sair Ré, Diogo e Eder.
Neste sentido, tudo aponta para um plantel ainda mais forte no próximo ano! Eu não tenho dúvidas. Vou voltar a comprar a Gamebox Futsal!!!

domingo, 20 de junho de 2010

Campeão Nacional de Futsal


O Sporting Clube de Portugal é o novo Campeão Nacional de Futsal.

Um prémio justo para uma equipa que mostrou muita ambição, muita garra, muita concentração e um talento enorme!

E, para terminar em beleza, resta agradecer ao adversário a disponibilização da lixeira para podermos fazer a festa. Neste contexto, posso adiantar que o Sporting exigiu, no contrato de aluguer, a total desinfestação de cabeçudos e algumas garrafas de champanhe. É justo!!!

Algumas notas (umas mais importantes que outras):
  • Muito obrigado ao Paulo Fernandes, que está de saída do comando técnico desta equipa, por toda a dedicação e grande competência que demonstrou durante os vários anos que serviu o seu clube;
  • Não me esqueço da imagem do Alex, na celebração de um dos seus golos, a gritar para a claque "Eu amo o Sporting";
  • Toda a equipa mostrou um querer enorme;
  • O Café e o Divanei são, indiscutivelmente, uns predestinados para a modalidade;
  • Hoje, mais uma vez, foi visível o nível daquela escumalha. Para todos eles, e em especial para o André Lima, Gonçalo Alves e Bebé, "que la chupen y la sigan chupando".
E o Sporting é o nosso grande Amor!!!