domingo, 23 de agosto de 2009

Paulo Bento I

Antes de mais, é importante referir que consideramos Paulo Bento um homem sério, íntegro e um enorme profissional. Para além dessas qualidades, não temos também qualquer dúvida que o actual treinador do Sporting já se empenhou mais na defesa do clube do que alguns adeptos que pedem agora a sua demissão. E mais, nem vale a pena sequer comparar o seu carácter com algumas aberrações encaracoladas que por aí se passeiam.
.
Posto isto, é de facto verdade que o momento actual do futebol do Sporting é delicado e a pressão sobre o nosso treinador é cada vez maior. Neste sentido têm-se sucedido os pedidos para a sua demissão...
.
Na nossa opinião, o actual treinador do Sporting, e porque não temos memória curta, fez bastantes coisas positivas e tem cometido também alguns erros. Mas consideramos que toda esta pressão e todo este descontentamento se devem, em grande parte, ao facto do futebol praticado pelas suas equipas nunca ter empolgado verdadeiramente os adeptos.
.
Mas, e porque é verdadeiramente o mais importante, vamo-nos centrar nos superiores interesses do Sporting Clube de Portugal. Nesse sentido, e considerando uma eventual saída do treinador, queremos colocar aqui algumas questões:
  • Os jogadores assobiados e criticados passarão a ser apoiados e incentivados?
  • Podemos esperar que um qualquer outro treinador, com os actuais jogadores do plantel do Sporting, obtenha melhores resultados?
  • A atitude e a entrega dos jogadores será diferente?
  • Os adeptos passarão a estar unidos e a puxar todos para o mesmo lado?

Penso que todos sabemos as respostas para estas perguntas. Como também sabemos que despedir Paulo Bento não resolverá todos os problemas do clube. Como também sabemos que, no contexto actual, o próximo jogo em Itália poderá ser decisivo. Ou não...

11 comentários:

Rui Pereira disse...

Isso que referes é muito acertivo neste momento!??,mas acho que o problema do Sporting esta na motivação essencialmente, e nas capacidade fisicas de alguns atletas e nem vale a pena referi-los porque todos nós sabemos quem tem de facto virtudes para envergar e honrar a mais bela das camisolas. Acho que um novo treinador daria uma maior injecção de confiança a esta equipa e defacto poderiamos voltar a ver mais gente em Alvalade e sobretudo melhor futebol,faço aqui uma pergunta que ja foi feita em muito sitios nos varios locais do ciberespaço: Porque fica Pereirinha no banco? E Grimi? Que se passa com ele? Alguem sabe? Stoikjovic com outro treinador entraria de novo nesta equipa fragil apartir do GR e nas laterais. Estou cansado de me sacrificar pelo nosso clube e não ver retorno de esforço, dedicação e Glória!!!Abraço

Rui Fiel disse...

Boas!

Defendeu o clube? Defendeu sim senhor! Sempre se pautou pela seriedade e empenho? Não duvido! Alguma vez merceu estar no Sporting? Nunca!!!

Vejamos bem as coisas, quando Bento foi chamado à equipa principal não passava, julgo eu, de uma opção passageira. Infelizmente, sim infelizmente, para nós conseguiu revitalizar uma equipa e dar-lhe confiança para ficar a somente quatro pontos, salvo erro, do campeão nacional. Mesmo assim lembro que nessa época perdeu em CASA, com um estádio cheio a hipótese de ficar a somente um ponto do adversário da altura, num jogo, diga-se de passagem, fraquissimo do Sporting. Na época seguinte continuou e já foi ele a construir a equipa. Ficamos a um ponto do campeão, depois deste tirar férias em Janeiro e perdemos o campeonato, não em casa contra o Paços, mas quando na Luz a vencer por um a zero deixamos simplesmente a vontade de vencer de parte, contra um Benfica que poderia muito bem levar três ou quatro. A época seguinte foi o que se sabe a nível pontual mas não só. Os jogadores do Sporting começaram todos eles a causar problemas e pior, os mais importantes queriam ir embora. Acho que o mau ambiente causado pelo próprio treinador não seria alheio a esse facto.

E depois de uma época falhada, a todos os níveis ele fica, como se nada fosse. Já nem falo nas competições internas mas a vergonha de ser eliminado com um parcial de 12-1! pasme-se deveria ser motivo mais que suficiente para exigir mais e melhor e consequentemente despedir este incapaz!!!

Deixamos de ser um clube exigente! Um clube onde os sócios e adeptos tinham uma palavra a dizer. Passamos a ser o clube dos engravatados que gostam de se pautar pelo profissionalismo e passividade. Agora não se despede ninguém porque fica mal.

Ah, despedimos o Robson quando ia em primeiro! Ok concordo que foi um erro. Mas isso quer dizer que com estes senhores no clube iamos aguentar o Materazzi até ao fim da época?

Um erro não são erros. Cada um tem as suas caracteristicas e este erro, Bento, tal como Barbosa já nem deveriam ostentar aquele simbolo ao peito.

Porque nós Sporting somos muito mais que isto, sim PB tem de ir embora. E sim acredito que iria ser um Sporting diferente para melhor.

Abraço

Anónimo disse...

caro peyroteo, em primeiro lugar que embora concorde com a maior parte dos seus posts, neste vou-lhe tecer algumas criticas com os quais penso que nao levará a mal.

em primeiro lugar diz "não temos também qualquer dúvida que o actual treinador do Sporting já se empenhou mais na defesa do clube do que alguns adeptos que pedem agora a sua demissão.". Tudo bem que cada um tem a sua opiniao e respeito-a mas parece-me a mim que é uma falta de respeito para todos os sportinguistas que diga isso...acho que ele mais sportinguista do que qualquer adepto ou socio do clube nao é, e acho que defendemos todos o clube, uns de uma maneira outros de outra, cada um com as suas ideias é certo, mas nao deixamos de defender o clube e nao é um homem que está a orientar o clube há 4 anos que defendeu o clube mais do que qualquer um de nós.

Em relaçao as perguntas que faz, eu diria que as respostas às perguntas é "sim", talvez exceptuando a primeira, mas secalhar um treinador novo vê a porcaria de defesa que temos e iriamos buscar uns reforços que penso que todos concordam que sao necessarios, excepto uma pessoa...acho que nao preciso dizer o nome.

Outro ponto: "Como também sabemos que despedir Paulo Bento não resolverá todos os problemas do clube." Pois nao, nao resolverá, mas acho que todos (ou a maior parte) dos sportinguistas sabe que se o paulo bento sair resolverá grande parte dos problemas...quanto mais nao seja a uniao dos adeptos e o apoio à equipa...porque conheço muito sportinguista que nem comprou gamebox porque nao tem motivaçao nenhuma para ir ver jogos daqueles...

E já agora so para finalizar, o proximo jogo em italia nao me parece assim tao decisivo, e passo a explicar porque...andamos há 4 anos seguidos na champions, recebemos premios, recebemos receitas de bilheteira, recebemos dinheiro de transmissoes televisivas, e a conversa é sempre igual, nao há dinheiro para isto, nao há dinheiro para aquilo...portanto para ser sincero, ir ou nao ir à champions parece que é igual em termos financeiros, porque o dinheiro evapora-se como se nem tivesse existido e assim ao menos os jogadores nao jogam tanto e pode ser que se concentrem so no campeonato e nas competiçoes internas...isto está a ser dito um pouco em tom de brincadeira, mas no meio da brincadeira há algumas verdades que parece que nós (adeptos e socios) tapamos os olhos e tambem fazemos de conta que nada se passa...senao ja estou como um senhor disse aqui há uns tempos atras, daqui a 10 anos, so vai haver dois grandes em Portugal, porque o sporting acabou

Sporting até morrer disse...

Caro Rui Pereira,

Partilho de algumas ideias do seu comentário, mas acrescentava algo mais:
- Mesmo com outro treinador é essencial ir-se ao mercado arranjar reforços, e esse mercado a meu ver só pode ser o brasileiro pois a sua adaptação é muito mais rápida, com a vantagem de haver muita gente em final de contrato.
Um defesa central alto e que marque golos, dois laterais e um médio que jogue tanto à esquerda como à direita são essenciais, e um avançado talvez se não temos até agora Liedson...
Sei que é dinheiro, mas a meu ver, este plantel não dá sequer garantias de irmos à Liga Europa...

Já agora e virando o tema para o lado das arbitragens, o nosso já célebre amigo Olegário ontem não assinalou penalty logo aos 6 minutos, mas hoje no Dragão um penalty idêntico foi de imediato marcado pelo árbitro, e em Guimarães idém.

Mesmo com os reforços todos que vierem, teremos de continuar a lutar contra isto, nós não fazemos pontos com as arbitragens, mas os outros fazem, e MUITOS!!!!

Luìs disse...

Boa noite,

Infelizmente o nosso SCP està doente..e acho que culpa náo è sò do Paulo Bento. È sabido que em situaçoes de crise o primeiro culpado è sempre o treinador, no sentido contràrio, em caso de vitòrias o primeiro a ser glorificado nao è o treinador.

Eu sempre fui dos que apoiei o PB mas nao concordo com algumas das suas decisoes. Alguns podem chamar lhes teimosias e outros conviccoes fortes, mas o que è certo è que, no meu ponto de vista, essas decisoes tem-se reflectido negativamente no desempenho da equipa. Apesar de tudo isto eu continuo a apoiar o Paulo Bento. Eu acho que ele tem algo que em mais nenhum treinador eu vidos que passaram pelo Sporting: ele sente o clube.

Posto isto, apesar de defender a continuidade do PB n defendo que as coisas continuem como estao. O Sporting perdeu o hàbito de ganhar...isto deve se a uma sucessao de direccoes danosas que serviram apenas interesses que n os do SCP...serve isto para dizer que o Paulo Bento, com os defeitos que tem, teve que se "desenrascar" como pode...quem nao se lembra: contrataçao de inverno - Pereirinha...o que fez Paulo Bento: n reclamou...sò para recordar um episodio...

O super treinador do momento: Jorge Jesus disse, apesar de tudo o que jà tem, "o plantel n esta fechado, precisamos de isto e mais aquilo" mas o Paulo Bento n se queixa.. diz sempre k o plantel k tem è os que estao e è os que ele quer...com isto n estou a fazer nos passar por coitados...mas apenas a assumir a realidade...

O SCP vai dar a volta mas n tao cedo...parece me!!!

SCP sempre!!!!!!!!!!!

Ricardo disse...

Na minha opiniao o maior culpado disto tudo que esta a acontecer é o senhor JEB é uma autentica palhaçada aquilo que se esta a viver neste clube porque este senhor prometeu reforços e ainda so vi dois a atuar fora o andre marques que tinha sido emprestado na epoca transacta... estao a prometer 1 medio a onde e que ele esta?? depois para juntar a esta fase menos boa temos os nossos muito amigos queridos ARBITROS que sao a VERGONHA e a ABERRAÇAO do futebol portugues que marcam aquele penalty contra o porto e com o nosso sporting é deixa andar num lance igual... Mais uma questao que se poem a (O que é que os arbitros fazem dentro de campo? sera que gostam assim tanto de ficar mal vistos nos jornais no dia a seguir? Na minha opiniao acho que eles devem ser masoquistas!
Mais uma coisa gosta de ver o nosso presidente mais activo e trazer mais jogares para o Sporting porque com estas noduas nao vamos a lado nenhum e o senhor pedro barbosa a dizer para acreditar-mos nestes jogadores, mas nos adeptos do Sporting nao queremos acreditar so temos de realizar e isso significa campeoes do campeonato JA ESTA EPOCA!!
Cumprimentos a todos os Sportinguistas...

Anónimo disse...

viva!
se relativamente ao PB posso concordar com o que dizes, permite-me so discordar de uma coisa que disseste.
em 99/00 o Sporting no inicio de epoca tinha como treinador Materazzi. foi demitido logo no inico da epoca após uma serie de maus resultados (tal como agora) e, pasme-se, com os mesmos jogadores que o italiano (mais as contratações de Dezembro) o Sporting foi campeao com toda a justiça.
meus caros, se queremos que esta epoca nao seja mais uma para esquecer, se queremos que em Dezembro já estejamos a rezar para que a epoca termine, so ha uma soluçao: troca de treinador.
o problema nao é dos jogadores (pelo menos a maioria). o valor está la e não se vai embora. o problema é quem os mete (ou nao) a dar bicaradas na bola).
porque, como um amigo meu diz "paulo bento, se nao for ao cacem, nao ganhas a mais ninguem"

Quero um outro Sporting!
socio 27.675

Saudaçoes leoninas

Ricardo Lopes disse...

Concordo inteiramente com tudo o que escreveste, ainda digo mais, sem ovos não se fazem omolete, quero com isto dizer, que existe jogadores sem qualidade para jogar no nosso Sporting.
Pergunto eu, onde está o tal médio para jogar nas alas, que viria substituir Ismailov?
Temos jogadores de qualidade para jogar nas laterais?
Venderam o patrimonio e presenças assiduas na liga dos Campeões, onde para o dinheiro? De certeza que não foi para abater nas dividas do clube.
Por ultimo, se ontem fosse marcado aquele penalty escandaloso ao 3 minutos da primeira parte, com o resultado em branco, certamente o resultado era outro. de salientar que o jogador do Braga corta um lance de golo.
José Eduardo Bettencourt pedimos reforços de qualidade urgente.
Corte de relações urgentes com o jornal a Bola.

Força Sporting Clube de Portugal

Luìs disse...

O Presidente tem que se explicar perante os adeptos. Estes necessitam de saber se algo vai mudar...ou se tudo vai continuar na mesma...jà o disse antes...nao sou dos que exigem a demissao do PB, mas algo tem forçosamente que mudar!!!

Atitudes exigen-se!!!
Força SCP

Márcio Augusto R. Guerra disse...

Espero que não levem a mal, mas sou Benfiquista, só que gostava de meter a colherada.
Em relação a Paulo Bento, a minha opinião pessoal é que sim, ele já fez e defendeu mais o Sporting do que muitos dos que agora pedem a demissão dele. Para os mais esquecidos, ele foi campeão no Sporting como jogador, foi para os juniores quando acabaou a carreira, não tem de Sporting apenas 4 anos e qualquer coisa. No entanto, apesar disto tudo (se bem que por mim, para as muitas bocas que leio diariamente nos desportivos vos fizesse muito bem lá continuar com ele mais 4 anos, como dizia o outro, o «Fergusson português», não creio, efectivamente, que seja já a solução correcta, a sua manutenção. Não só a dele, como o director desportivo. Não que não queiram, não que não sintam, mas Barbosa é de fogachos agora como era enquanto jogador, muito bom tecnicamente, mas só rendia às vezes, ou seja, precisa de ser substituido por um Toñito, como acontecia regularmente aqui há uns anos. Para o lugar de Paulo Bento, que ainda assim tem algumas desculpas nestes resultados, falta Izmailov, não tem estado no banco no campeonato, tudo pequenas coisas mas que contam, não vejo na realidade alguém à altura do clube. Alguns falam no treinador do Leiria, Manuel Fernandes, eventualmente alguém que sente MUITO a camisola, mas não será fácil reintegrar o homem por essas bandas. Tipo Ericsson voltar a terceira vez, era capaz de correr mal, pois já a segunda não foi melhor que a primeira. Há Jaime Pacheco, mas para ouvirmos as conversas dos bombos, dos pífaros, das cornetas, sei lá, não sei se alinhavam vocês nesse diapasão. Tenho lido um blog de futebol em que a imagem do dia é bater no Pacheco pela sua fraca qualidade técnica, mas já foi campeão. Uma coisa era certa, corriam mais! Há António Oliveira, vosso antigo jogador-treinador, e já campeão pelo Porto, apenas com uma passagem mais triste pelo Penafiel, se não me engano no nome do clube.
Paulo Bento queimou a imagem, defendeu o clube até onde podia e queimou-se. Se é irreparável, eventualmente. Em quatro anos à frente da equipa, de quantos jogos, verdadeiramente, se podem gabar de jogar bem? Podem-se, efectivamente, gabar-se de ter ficado à nossa frente 3 ou 4 anos, e até terem ganho 2 ou 3 taças e nós não, mas e futebol em si? Até pelo Peseiro já vi pedir, o que diz muito de como vão as coisas, perdiam com ele, os que perderam, mas jogavam de forma mais vistosa e cativante, apesar do mesmo ser uma antítese de Mourinho, que prefere 1-0 ou 2-0 do que 6-4, onde mostra coordenação, na generalidade, ao invés de acerto atacante e muitos golos, mas mau trabalho, em princípio, do treinador, sendo então Peseiro «à holandesa»...
Como disse, para mim, enquanto opositor de algumas aves raras que se vão deparando e destilando o seu veneno contra nós (acho que dá para perceber que estou a falar de uma forma franca e honesta), se por um lado isso me dava prazer, ver-vos em baixo, admito que para o nosso campeonato é mau, que ajuda ao desnível em relação a campeonatos de outros países, impedindo-nos de crescer. Só todos «grandes» podemos fazer os pequenos crescer, pois se um Braga ou Guimarães se intromete na luta pelo título, meus amigos, alguma coisa GRAVE está mal para os nossos «grandes».

Parte 1

Márcio Guerra

Márcio Augusto R. Guerra disse...

Parte 2, desculpem o tamanho.

Em relação à arbitragem, como sabem, o Benfica também se queixou logo na primeira jornada, contra o Marítimo, e não vos vi, ía dizer em geral, mas não vi mesmo ninguém não benfiquista defender a marcação da mesma, no fim do jogo, nem que o Cardozo falhasse de novo, e que nos poderia dar a vitória, tendo já nós sofrido um e falhado outro, bem como não vi ninguém a pedir a repetição do penalti do Cardozo, o falhado, por estarem 2!!! jogadores do Marítimo já dentro da grande área no momento do remate. Nem da falta de fair-play na forma de marcar do Alonso, que foi a «dupla-paradinha», ou seja, não foi desacelaração, não foi nada, foi mesmo paragem. Em relação ao vosso, aos três, ou quatro, ou seis, minutos de jogo, falaram, mas podem perfeitamente admitir que é, ainda assim por muito pouco que goste do Porto, que é menos penalty do que o deles, em que a bola estava pertíssimo da baliza, sendo ainda que no vosso caso ele toca na zona do sovaco. Critérios, e compreendo, se estivesse do vosso lado também gritava que era penalty. Fiquei triste ao ver o anti-caseirismo do «amigo» que vos apitou contra a Fiorentina, sinceramente, chateei-me em casa (de Benfiquistas) porque vos estava a apoiar e pelos roubos que via, mas acho que vai ser praticamente impossível, a jogarem como têm estado, passar e eliminatória. Amanhã apoio-vos, de novo, mas não acredito.
Sei que não são todos más pessoas, pelo contrário, mas espero, por este LONGO comentário, mostrar que podem haver Benfiquistas com quem conversar, mesmo que alguns dos posts do blog sejam «verdinhos», mas nada de mais seria de esperar por aqui!
Tirei os meus óculos vermelhos o suficiente? Espero que sim, e obrigado se leram até aqui! Eu li todos antes deste!

Atenciosamente, com votos de boa sorte para Itália,

Márcio Guerra

P.s.- Tinha tentado inúmeras vezes enviar, mas pelo tamanho não ía todo de uma vez, dividi em dois! Obrigado.