terça-feira, 10 de novembro de 2009

A nova estrutura no futebol do Sporting

José Eduardo Bettencourt enfrenta, por estes dias, o desafio de construir uma nova estrutura no futebol do Sporting Clube de Portugal.

Começando pelo topo dessa mesma estrutura, parece-nos evidente que o cargo de director desportivo, em detrimento da opção de ir para o banco de suplentes e andar a tratar das substituições durante os jogos, deveria ser ocupada por alguém com o perfil necessário para definir uma estratégia e um rumo para o futebol do clube. Este tipo de definições e organização não deverá ser nunca da responsabilidade de um treinador… Um nome para este perfil? Luís Freitas Lobo.

Numa posição intermédia, e para o cargo de director/secretário técnico, parece-nos óbvio que falta alguém que proteja efectivamente o balneário e transmita em simultâneo a mística e a garra que muitas vezes não é evidente que exista. Pelo menos em alguns jogadores… Um nome para este perfil? Ricardo Sá Pinto.

Por fim, e não menos importante, o treinador deveria ser alguém que encaixasse na estratégia definida pelo director desportivo. Um nome para este perfil? Alguém que privilegiasse um futebol ofensivo e que motivasse o retorno em massa dos sportinguistas aos estádios!

Obviamente que estas linhas reflectem apenas e só a nossa opinião...

7 comentários:

Jose' Pôrto Mota disse...

Boas...
Concordo com as duas primeiras opçoes, tanto Luis Frietas Lobo como o Ricardo Sá Pinto, este ultimo a merecer o meu carinho especial e penso que ja' devia ter ocupado o lugar de Pedro Barbosa.
A quetão do treinador e' mais complexa, penso que quem vier vem apenas ate' ao final da presente época, porque eu acredito que com este plantel (angulo, marques, pedro silva, caicedo) não e' facil por uma equipa a jogar, estes jogadores não tem classe para jogar no Sporting, o caso de Caicedo eu tae' achava que ele não era mau jogardor nmas ele como tantos outros estão claramente desmotivados.
Manuel Machado penso que podia ser uma boa hipotse, mas não deixo de ter um certo receio.
Cumprimentos

MAT14S disse...

Concordo com a análise e com os nomes e para treinador queria o villas-boas. SL

Anónimo disse...

OS dois nomes parecem-me bem, de qualquer forma tem de existir uma raposa velha no elenco, aquela pessoa que sabe de antemão como acontecem as coisas em Portugal...ocorre-me o luis duque, mas não teria que ser necessáriamente este...
O treinador, apostava num jovem com coragem, entusiasmo e honestidade!!

Miguel,
SL

Low Rider disse...

"O treinador, apostava num jovem com coragem, entusiasmo e honestidade!!"

Esse é o Paulo Bento!

Anónimo disse...

Só considerações surrealistas porque a verdadeira pergunta é aquela que os sócios do Sporting não querem enfrentar ...
MAS QUEM É QUE QUER VIR TREINAR O SPORTING?
Olhando para os jornais de hoje.... NINGUÉM !!! Os sócios e adeptos que despacharam o Paulo Bento que vão à procura de um treinador...

Anónimo disse...

"MAT14S disse...
Concordo com a análise e com os nomes e para treinador queria o villas-boas. SL

10 de Novembro de 2009 15:29"


Não acha que já há "maçaricos" a mais dentro da estrutura do futebol?


..../....


"Anónimo disse...
Só considerações surrealistas porque a verdadeira pergunta é aquela que os sócios do Sporting não querem enfrentar ...
MAS QUEM É QUE QUER VIR TREINAR O SPORTING?
Olhando para os jornais de hoje.... NINGUÉM !!! Os sócios e adeptos que despacharam o Paulo Bento que vão à procura de um treinador...

10 de Novembro de 2009 17:51"



É esse o medo que tenho! Com as atitudes que foram tomadas por uma minoria de adeptos nestes últimos meses em relação ao PB, receio que haja uma reacção corporativista por parte dos seus colegas portugueses e não aceitem, agravado pelo facto de neste momento o Sporting ser um autentico vespeiro.Quanto aos estrangeiros, penso que deve faltar o "cacau" para lhes pagar.

Rui Pereira disse...

Eu vejo aqui opinioes que respeito mas que discordo, quem é Villas Boas para treinar o Sporting??Agora qualquer um que aperte a mao ao mourinho é um excelente treinador??Por amor de Deus, fez dois jogos razoaveis com a Academica e ja é bom treinador??Sinceramente, aposto que também queriam o Capello, esta no extremo exactamente oposto mas é também uma aposta impossivel.Sporting First!!