terça-feira, 29 de setembro de 2009

Manhosices

O lampião João Querido Manha apareceu agora preocupado com os danos irreversíveis que podem assolar a imagem do Sporting durante esta temporada.

Esta conversa não é de alguém que está do lado de fora. Esta conversa é de alguém que está do outro lado.

Porque é que para este manhoso:
  • o facto da nomeação do árbitro para o último jogo do Sporting ser inacreditável e provocatória não é razão para alguém sentir revolta?
  • o facto de ter existido uma flagrante dualidade de critérios no jogo contra o FC Porto não é razão para alguém sentir revolta?
  • o facto de no jogo contra a Olhanense o árbitro ter errado para os dois lados e ter pedido desculpas apenas aos responsáveis algarvios não é razão para alguém sentir revolta?
  • o facto de terem existido várias grandes penalidades por corte com a mão na 2ª jornada (Sp. Braga) mas apenas a mais flagrante e, por curiosidade, que favorecia o Sporting não ter sido marcada não é razão para alguém sentir revolta?
Esta conversa é simplesmente para adormecer a revolta que alguns sportinguistas sentem pela forma sistemática e leviana como o Sporting Clube de Portugal é gozado e achincalhado.

Mas aqueles que, não estando amarrados ao sentido de responsabilidade que deve imperar nos diversos órgãos sociais do clube, tanto criticam a passividade dos dirigentes do Sporting são os primeiros a adormecer com palavras como estas e a dar a outra face. Eventualmente não se passou nada e foi tudo limpinho. E o Paulo Bento é que tem mau feitio...

Pois bem, eu então também tenho mau feitio e, independentemente de quem seja o treinador do Sporting, não vou na conversa destes manhosos. E, é apenas a minha opinião, penso que esta escumalha anda a brincar com o fogo. E cada vez mais…

André Santos



Nome: André Filipe Bernardes Santos
Data nascimento: 2 Março 1989 (20 anos)
Local nascimento: Sobreiro Curvo (Portugal)
Altura: 1,78 m
Peso: 72 Kg
Clube: União Leiria (por empréstimo do Sporting Clube de Portugal)

O que pensam deste jogador?
FOTOS: André Figueiredo e Record

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Arbitragem

O Sporting publicou ontem um comunicado onde se insurge contra o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga.

Na nossa opinião, e depois de tudo o que ocorreu antes e durante o jogo do passado fim-de-semana no Estádio do Dragão, é claramente uma reacção insuficiente e curta.

É por demais evidente que os vários protagonistas da arbitragem nacional:
  • são na sua grande maioria incompetentes e/ou intencionalmente parciais
  • têm bastante respeito/medo pelas influências de alguns presidentes de clubes
  • têm bastante respeito/medo dos capangas/claques de alguns clubes
  • têm bastante medo que seja do conhecimento público, ou pelo menos das respectivas famílias, alguns encontros com prostitutas ou outras situações menos abonatórias do seu passado
Posto isto, até quando os dirigentes e adeptos do Sporting deverão:
  • manter uma postura equilibrada relativamente a tudo o que rodeia o universo da arbitragem nacional?
  • permitir que o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga continue a ser sócio do clube?
Neste contexto, e porque temos sido demasiado simpáticos, subscrevemos na íntegra o comunicado publicado hoje pela AAS (Associação de Adeptos Sportinguistas).

sábado, 26 de setembro de 2009

FC Porto 1 - 0 Sporting (Liga - 6ª Jornada)


O Sporting deslocou-se ao Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto em jogo referente à 6ª jornada da Liga.

Segundo as previsões de alguns sportinguistas, que fomos lendo e ouvindo deste o início da época a referirem-se aos jogos contra o Benfica e FC Porto, perspectivava-se uma goleada das antigas. Mas como não jogou o Varela...

Voltando ao jogo. O Sporting, sempre no limite do que lhe foi permitido, fez o suficiente para não perder este encontro. De facto, na nossa opinião, o empate seria o resultado mais justo no final do mesmo.

Foi um jogo onde foram cometidos vários erros pelos diversos intervenientes. Mas, sendo inegáveis, os erros de Paulo Bento e de Polga são também os mais explorados. Vamos, conscientemente, alinhar nessa questão:
  • O Sporting tem no seu plantel 3 defesas-esquerdos. Dois estão lesionados (André Marques e Caneira) e o terceiro (Grimi) não jogava há 7 meses. É sabido que Paulo Bento também recorre a Miguel Veloso quando, estando a perder, pretende privilegiar mais o processo ofensivo da equipa. Aposta errada em Grimi?
  • Paulo Bento confia em Polga e voltou a apostar na dupla com Daniel Carriço. Com Tonel seria diferente e o resultado seria também outro?
Obviamente que Raul Meireles, os seus colegas de equipa e o seu treinador também erraram durante o jogo. Neste sentido, não nos lembramos de muitos jogos na casa do FC Porto em que o Sporting jogasse mais perto e durante mais tempo junto da baliza portista.

Em conclusão, e na nossa opinião, foi decididamente um jogo resolvido nos pormenores...
FOTO: Record

AC Fafe 25 - 35 Sporting (Camp. Nacional Andebol - 3ª Jornada)

O Sporting venceu no Pavilhão Municipal de Fafe, em jogo a contar para a 3ª jornada do Andebol 1, uma das equipas teoricamente mais acessíveis do campeonato. Com efeito, na sequência de uma entrada no jogo onde imperou a concentração, o respeito pelo adversário e uma excelente atitude competitiva, este jogo frente ao AC Fafe permitiu ao técnico Paulo Faria dar mais minutos de jogo a jogadores menos utilizados nas duas primeiras jornadas.

Desta forma, a equipa de andebol do Sporting continua a somar vitórias e a justificar o apoio e uma aproximação ainda maior de todos os adeptos do clube!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Academia - Cristian Ponde


Nome: Cristian Ioan Ponde
Data nascimento: 26 Janeiro 1995 (14 anos)
Local nascimento: Baia Mare (Roménia)

Este menino romeno, actualmente em destaque nos iniciados do Sporting, entrou na Academia em 2005, proveniente do Olhanense, após uma noticiada disputa com diversos outros clubes.

Cristian veio para Portugal com 7 anos e pouco tempo depois já encantava os responsáveis pelos escalões de formação do Olhanense. O talento e a boa evolução física que demonstrava suscitaram um imediato interesse de vários clubes na sua contratação. Podendo optar por outros clubes nacionais e internacionais, Cristian escolheu dar o salto para o clube que passou a admirar desde que chegou ao nosso país.

A gestão da sua entrada progressiva em Alcochete foi, mais uma vez, efectuada de uma forma extremamente eficaz e competente pelos responsáveis da Academia. Neste sentido, Cristian apenas se instalou definitivamente junto dos seus actuais colegas de equipa no início de 2006.

Actualmente, Cristian Ponde não esconde que se sente acarinhado e muito feliz em Alcochete. Por outro lado, os responsáveis pela formação do Sporting estão bastante satisfeitos com a maturidade, com a atitude e com o empenho que este menino demonstra nesta fase da sua evolução.

Continuando a demonstrar uma excelente evolução física, este jovem avançado tem de facto muito potencial e já é, no momento, um dos destaques da equipa de iniciados do Sporting. Vamos esperar que tudo continue a correr da melhor forma pois o seu futuro tem, efectivamente, tudo para ser risonho…
FOTO: André Figueiredo

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Miguel Veloso


É de facto verdade que Miguel Veloso tem sido importantíssimo neste início de época da equipa de futebol do Sporting. Numa altura em que a maioria dos jogadores revelavam um mau momento de forma, entre outras questões, parece-nos consensual que o talento e a renovada atitude competitiva de Miguel Veloso foram determinantes na forma como o Sporting encontrou novamente o caminho das vitórias, e por consequência, uma maior estabilidade.

Miguel Veloso, felizmente para si e para o clube, percebeu a tempo que o problema não estava em Paulo Bento ou na posição em que jogava. Actualmente, com a enorme atitude competitiva que demonstra, joga a médio-defensivo e a lateral-esquerdo com a mesma qualidade e a mesma competência.

Miguel Veloso a jogar a este nível é, de facto, um jogador fabuloso. Tem uma técnica enorme, sente-se confortável no jogo aéreo, não sendo extremamente rápido defende com agressividade, bate bem as bolas paradas, é eficaz no passe curto e no passe longo e, porque é de facto um jogador completo, remate também muito bem à baliza.

No contexto actual, Miguel Veloso está efectivamente a valorizar-se e pode ser visto como um exemplo a seguir, pois é um enorme jogador com uma enorme atitude!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O sportinguista Vítor Pereira



Como não estamos amarrados ao sentido de responsabilidade que deve imperar nos diversos órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal, pensamos ser oportuno citar João Braga na reacção à nomeação de Duarte Gomes:

"Tanto como a do Lucílio e não menos estúpida. É uma provocação leviana, uma espécie de prémio para a atitude rufiona com que este árbitro cor-de-rosa mimoseou um técnico do SCP, ao invadir a zona onde aqueciam os guarda-redes antes do jogo com o V. Setúbal há cerca de 5 meses. Será nefasta para todos os intervenientes no clássico, árbitro incluso - qualquer erro cometido, seja a favor ou contra nós, será colado àquela cena canalha."

Neste contexto, e para que conste, pensamos ser importante realçar a total democracia que reina no Sporting Clube de Portugal. Ou seja, um qualquer sócio do Sporting sente total liberdade para provocar periodicamente a instituição, os seus profissionais e todos os seus adeptos. E, mais uma vez e independentemente do resultado deste jogo, nada se passará...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Duarte Gomes


É do conhecimento de todos que, após o incidente de Maio passado entre Duarte Gomes e Ricardo Peres em que o árbitro de Lisboa empurrou e expulsou o treinador de guarda-redes do Sporting, existe actualmente um processo em sede do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol entre o Sporting e o referido árbitro.

Mas, após Vítor Pereira ter nomeado Duarte Gomes para o jogo do próximo sábado no Dragão, os responsáveis do Sporting não deveriam, na nossa opinião, tecer qualquer tipo de comentário sobre esta nomeação. E não o deveriam fazer pois, sendo esta nomeação irreversível, tal seria apenas e só entendido como uma forma de pressão sobre o referido árbitro.

Vamos acreditar que o Rui Patrício poderá efectuar o seu aquecimento sem qualquer tipo de problemas e que o jogo decorrerá também sem nenhuma interferência pela negativa de Duarte Gomes.

No final, cá estaremos para analisar o que se irá passar no terreno de jogo. E, nessa altura, pelo menos Paulo Bento não costuma perdoar...
FOTO: Record

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sporting 3 - 2 Olhanense (Liga - 5ª Jornada)


O Sporting alcançou hoje uma vitória muito complicada frente à Olhanense.

A equipa de Olhão, treinada por Jorge Costa, entrou no jogo determinada e chegou rapidamente a uma vantagem de dois golos. No primeiro Rabiola ganhou no jogo aéreo a Daniel Carriço (Rui Patrício mais uma vez não sai ao cruzamento) e no segundo, mais uma vez em Alvalade, um qualquer jogador que remate à baliza de Rui Patrício, mesmo que do meio-campo, mete a bola no ângulo.

Paulo Bento mexeu rapidamente na equipa e, percebendo o óbvio, tirou um desenquadrado Angulo para tentar colocar velocidade no jogo com a entrada de Yannick Djaló.

O Sporting soube reagir e, na sequência de várias ocasiões de golo, conseguiu marcar dois golos e empatar o jogo ainda antes do intervalo. O primeiro num excelente cabeceamento de Daniel Carriço e o segundo, após o árbitro errar duas vezes seguidas em lances dentro da área algarvia, numa grande penalidade convertida por João Moutinho.

Na 2ª parte o Sporting esteve sempre por cima do jogo. Nesse sentido, será justo salientar a importância das entradas de Matías Fernández e de Felipe Caicedo de forma a permitir que a equipa não perdesse a dinâmica que necessitava para continuar a lutar pela vitória. Desta forma, mostrando pelo menos muita determinação, o Sporting chegou à vitória num remate fortíssimo de Simon Vukcevic.

Com esta vitória, e para surpresa de muitos, o Sporting chega ao jogo do Dragão em igualdade pontual com o FC Porto.
FOTO: André Santos

Sorteio Taça de Portugal (3ª eliminatória)

O Sporting irá receber o Penafiel (Liga de Honra), no dia 18 de Outubro, em jogo relativo à 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

Alguns dos nossos adversários...




Mesmo que alguns sportinguistas, eventualmente mais distraídos, ainda não tenham percebido, estes é que são efectivamente os adversários do Sporting Clube de Portugal. Pelo menos alguns deles...

De facto, o indivíduo que podemos observar na foto em cima teve ontem a oportunidade de assistir a mais uma vitória do seu clube. Apenas e só por curiosidade, este indivíduo chama-se João Pedro Simões Dias e, enquanto delegado da Liga de Clubes, foi recentemente suspenso por 18 meses por ter falsificado o relatório do jogo Benfica-Nacional da época passada. Segundo consta, os seus óculos ficaram de tal forma embaciados pelo vapor de água que saía dos balneários que não viu o Nuno Gomes, entre outros, a combinar uma "futebolada" com o árbitro Pedro Henriques...

Por outro lado, e ainda no jogo de ontem, Mamadou Tall ficou a saber que, em determinados contextos e momentos do futebol português, pontapear uma bola e cometer uma grande penalidade tem o mesmo significado...
FOTOS: Leonor Pinhão e LUSA

domingo, 20 de setembro de 2009

Sporting 37 - 28 Benfica (Camp. Nacional Andebol - 2ª Jornada)


Grande vitória!!!
Grande equipa!!!
Grandes adeptos!!!
Grande Sporting Clube de Portugal!!!

O Sporting alcançou hoje uma enorme vitória (por 9 nove golos de diferença) frente a um Benfica claramente incapaz para se impor perante um Sporting imparável e demolidor.

De facto, o Sporting tem este ano uma fortíssima equipa de andebol. Um conjunto de jovens jogadores que tem tudo para continuar a crescer como equipa e tornar-se ainda mais forte.

De salientar ainda a forte empatia que se sentiu entre os adeptos e a equipa. Mesmo não enchendo o pavilhão, os adeptos do Sporting foram inexcedíveis no apoio durante todo o jogo.

Relativamente aos jogadores:
  • Humberto Gomes, sem ter estado exuberante, fez uma boa exibição
  • José Lopes entrou principalmente para tentar defender livres de 7 metros
  • Pedro Solha esteve irrepreensível na marcação de livres de 7 metros e na exploração do contra-ataque
  • Ricardo Dias entrou muito bem no jogo e foi bastante eficaz na finalização
  • Pedro Portela esteve, principalmente na 2ª parte, simplesmente soberbo
  • Bosko é extraordinário a defender, é extraordinário a atacar e é extraordinário a interagir com os adeptos
  • Hugo Rocha esteve muito bem a defender
  • Fábio Magalhães esteve bem a defender e esteve excelente no ataque (a central e a lateral)
  • Pedro Seabra entrou muito bem na 2ª parte e foi fundamental na dilatação do resultado
  • Petric subiu claramente de produção relativamente a jogos anteriores
  • João Pinto fez uma boa 1ª parte
  • Bruno Moreira mostrou mais uma vez que é um pivot magnífico, pois consegue segurar bolas impossíveis com apenas uma mão e revela uma capacidade de finalização impressionante. Mostrou também uma enorma facilidade em interagir com os adeptos
  • Mitja Lesjak entrou apenas nos minutos finais


FOTOS: Pedro Cruz e Mais Sporting

sábado, 19 de setembro de 2009

F. Jorge Antunes 4 - 10 Sporting (Camp. Nacional Futsal - 2ª Jornada)



Início do jogo
03' 0-1 Evandro
07' 0-2 Alex
Intervalo
24' 1-2 Eskerda
25' 1-3 Evandro
27' 1-4 Café
28' 1-5 Cardinal
Estamos a dar espectáculo em Vizela!!!
29' 1-6 Cardinal
30' 1-7 Cardinal
"Hat-trick" do matador Cardinal!!!
31' 2-7 Esteves
33' 2-8 Cardinal
"Poker" de Cardinal!!!
34' 3-8 Esteves
34' 4-8 Miguel Almeida
35' 4-9 Evandro
"Hat-trick" de Evandro!!!
39' 4-10 Divanei
Final do jogo

O Sporting, ao protagonizar uma extraordinária exibição, alcançou hoje um excelente resultado na deslocação ao reduto da Fundação Jorge Antunes em jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal.
.
Com efeito, face ao poderio e historial do adversário, esta deslocação a Vizela afigurava-se bastante complicada. Mas um Sporting demolidor, com especial destaque para o "poker" do pivot e matador Cardinal e para o "hat-trick" do universal Evandro, conseguiu ultrapassar as adversidades encontradas e alcançou uma enorme e justa goleada.
.
Desta forma, a equipa comandada por Paulo Fernandes continua a somar triunfos e a protagonizar excelentes espectáculos de futsal.

Academia - Renato Neto


Nome: Renato Cardoso Porto Neto
Data nascimento: 27 Setembro 1991 (17 anos)
Local nascimento: Camacan - Bahia (Brasil)

O Renato é um jovem médio brasileiro que chegou à Academia de Alcochete no verão de 2007. Sendo actualmente júnior de 2º ano irá completar esta temporada o seu percurso no futebol de formação.
.
Este jogador, sendo muito forte fisicamente (1,84 m e 75 kg), apresenta uma boa capacidade técnica e, fruto da sua humildade, tem sabido aprender e evoluir nesta importante etapa da sua formação. Neste sentido, fruto das suas características, este jovem sente-se perfeitamente à vontade em todos os momentos do jogo, integrando-se bem no jogo apoiado e dominando claramente o jogo aéreo.
.
E porque têm surgido algumas notícias que visam envolver o Sporting em actos ilícitos, vamos informar de seguida como tudo se passou no processo da sua contratação:
  • Nunca nenhum dirigente do Sporting esteve no Brasil a negociar o jogador
  • Por indicação do seu empresário, o jogador mal chegou a Portugal foi efectuar testes ao Seixal
  • Mais tarde, como muitos outros jogadores, esteve em Alcochete a tentar mostrar o seu valor
  • O Sporting interessou-se pelo jogador e solicitou à FPF a informação detalhada da situação contratual do mesmo
  • Através da FPF, a CBF informou que o jogador não estava vinculado a nenhum clube no Brasil
  • Por fim, o Sporting oficializou a contratação do jogador
Conforme se perspectiva em Alcochete, vamos esperar que o Renato continue serenamente a sua evolução como jogador e, com a humildade que demonstra, consiga atingir um patamar elevado no futebol profissional.
FOTO: André Figueiredo

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A nova política de recrutamento na formação do Sporting



O Sporting redefiniu recentemente as directrizes do recrutamento de jovens jogadores para a Academia de Alcochete.
.
Com efeito, tem sido por demais evidente que no futebol actual predomina cada vez mais a capacidade física e atlética dos jogadores. Neste sentido, entre outros exemplos, as equipas do Chelsea, do Manchester United, do Bayern Munique ou do Inter de Milão superiorizam-se muitas vezes aos seus adversários pela capacidade física dos seus jogadores e do seu futebol. Por outro lado, na equipa do Barcelona, a liberdade que Xavi, Iniesta e Messi sentem para pôr em prática todo o seu talento deve-se, em grande parte, à segurança transmitida pela presença de Yaya Toure na sua retaguarda.
.
Neste sentido, podemos afirmar que a prospecção do Sporting já atribui actualmente uma maior importância ao potencial físico e muscular dos jovens que diariamente observa.
.
Estas novas directrizes tiveram efeito prático já no último defeso. Ou seja, foram dispensados, das mais diversas equipas da formação do clube, alguns jovens que não revelavam um desejado desenvolvimento a nível muscular e de altura e, em sentido inverso, foram contratados alguns jovens jogadores necessariamente com talento e cujas características se enquadram nas prioridades referidas.
.
Neste contexto, Paulo Bento tem escolhido preferencialmente os juniores Renato Neto e William Carvalho para completar o número de jogadores nos treinos em semanas de jogos das Selecções Nacionais...

SC Heerenveen 2 - 3 Sporting (fase de grupos da Liga Europa)


O Sporting entrou a ganhar nesta fase de grupos da Liga Europa. Não efectuando uma exibição exuberante e revelando alguns dos defeitos conhecidos, a equipa orientada por Paulo Bento mostrou-se suficientemente empenhada para alcançar a vitória neste jogo de Heerenveen.
.
No entanto, a forma aberta como o adversário abordou o jogo (típico na maioria das equipas holandesas) permitiu evidenciar mais uma vez aquilo que já referimos noutras alturas. Ou seja, o Sporting não tem defesas e médios defensivos suficientemente altos e rápidos para alterar o seu habitual esquema táctico e abordar os jogos sem tantas preocupações defensivas.
.
Relativamente aos jogadores:
  • Rui Patrício alternou mais uma vez excelentes intervenções com lances em que evidenciou algumas hesitações (não está isento de culpa no lance do 2º golo)
  • Abel e Caneira estiveram melhores neste jogo do que num passado recente
  • Daniel Carriço esteve mais uma vez bem e efectuou alguns desarmes providenciais
  • Polga apareceu com menos lapsos do que num passado recente (não está isento de culpa no lance do 1º golo)
  • Miguel Veloso continua a um bom nível
  • João Moutinho e Simon Vukcevic exibiram-se a um nível apenas aceitável
  • Matías Fernández esteve muito bem e teve, mais uma vez, pormenores de craque (apesar do ferrenho João Gobern entender que os adeptos do Sporting vão sentir falta de Leandro Romagnoli)
  • Yannick Djaló não acertou um passe, não acerou um remate e não deu sequência a uma jogada…
  • Liedson é Liedson e resolve
  • Hélder Postiga entrou com atitude (mas não seria jogo para Felipe Caicedo?)
  • Angulo entrou para fazer circular a bola
  • Tonel entrou no final para aumentar a altura nas bolas paradas defensivas
Na nossa opinião, e apesar de ser no 1º jogo, esta vitória permite perspectivar uma fase de grupos da Liga Europa sem grandes sobressaltos.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Relatório e contas 2008/2009 da Sporting SAD

A SAD do Sporting enviou ontem à CMVM o seu relatório e contas referente ao exercício 2008/2009. Em sentido oposto ao lucro de 597 mil euros obtido no exercício anterior, a Sporting SAD informa neste relatório que registou um prejuízo de 13,349 milhões de euros.
.
Poder-se-á analisar este relatório e as respectivas contas nas mais diversas vertentes e utilizando as variáveis que bem entendermos. Na nossa opinião, o resultado deste exercício só prova que a SAD do Sporting continua refém de uma necessidade periódica de venda dos direitos económicos e desportivos de alguns dos seus jogadores.
.
Neste sentido, e obviamente num cenário hipotético, se o Sporting tivesse cedido Miguel Veloso ou um outro jogador proveniente da sua formação (que estão avaliados a zero) por 18 milhões de euros tudo se alterava. Poderia investir posteriormente mais 4 milhões de euros no reforço do plantel e ainda apresentava um lucro de 651 mil euros nesse mesmo exercício. E como tudo era diferente...
.
Neste contexto, esperamos apenas o seguinte:
  • Que José Eduardo Bettencourt consiga encontrar a melhor solução para alterar o contexto actual e a dependência referida
  • Que os sócios do Sporting saibam perceber a importância desse momento e não votem nessa possível solução apenas porque sim ou porque não...

Liga Europa

Terá início amanhã a fase de grupos da Liga Europa. Esta nova competição da UEFA, com um formato similar à Liga dos Campeões, vem substituir a extinta Taça UEFA.
.
Na vertente desportiva, Paulo Bento assumiu hoje, na conferência de imprensa em Heerenveen, que o Sporting irá apostar forte na conquista desta competição.
.
Por outro lado, numa vertente financeira, o Sporting tem a previsão de encaixar, com a participação nesta prova, um total de 6 milhões de euros.
.
Neste sentido, é de facto importante começar por ganhar o encontro de amanhã frente ao SC Heerenveen e, de preferência, com uma boa exibição!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A presidência de José Eduardo Bettencourt II


José Eduardo Bettencourt fez, no dia de ontem, um balanço dos seus primeiros 100 dias como presidente do Sporting Clube de Portugal:
.
"As linhas programáticas da campanha têm sido respeitadas."
.
"Recuperámos mais de 7.000 sócios que voltaram a pagar quotas e estamos muito perto dos 100.000 sócios. Por outro lado, fizemos uma aposta séria nas nossas modalidades, reforçando as equipas, inovámos com a Gamebox Modalidades, que, entre outras coisas, permitirá direito de escolha de lugar no nosso futuro pavilhão. A construção está bem encaminhada. Estamos a trabalhar nisso, embora não fosse uma promessa eleitoral, mas retomámos o esforço da direcção anterior e as coisas estão bem encaminhadas. No próximo ano? Espero colocar, pelo menos, a primeira pedra."
.
"Quanto ao futebol, que todos sabemos ser o foco principal dos nossos adeptos, é certo que não começámos bem – ao contrário de outros – mas o facto da época se ter iniciado tão cedo, influenciou um pouco esta situação. Infelizmente, e por muita infelicidade, não conseguimos o apuramento para a Liga do Campeões, e a qualidade não tem sido a desejada, mas as vitórias tudo curam. Já vencemos em Coimbra e em Alvalade – fomos eliminados da «Champions» sem perder e após um jogo em Alvalade onde fomos muito prejudicados – e há que continuar a conseguir triunfos, pois é o mais importante."
.
"Sobre as minhas palavras, nunca falei dos Órgãos Sociais, mas sim um discurso de chamamento para a família sportinguista, de dar unidade às directrizes que vêem de cima. Por outro lado, as equipas profissionais do Clube têm estado sob fogo nos últimos anos, fustigados por criticas intensas e as pessoas que têm mais tempo para se preocupar ao Clube – ou as que vivem o Sporting há mais tempo – têm a responsabilidade de ser mais rigorosas nas críticas, de tentarem saber primeiro o que se passa, e o que se tem feito para melhorar, antes de criticar. O ambiente que se vive hoje no Clube, seja no campo ou na secretaria, é de intensa pressão, e temos de aumentar os níveis de confiança e, também, «fechar» um pouco mais o Sporting. Existem muitas pessoas que deveriam voltar às raízes dos fundadores, lerem os mandamentos do Clube, pois não se pode jogar, diariamente, a vida e a morte."
.
No contexto destas afirmações, justificam-se algumas perguntas:
  • O presidente do Sporting prometeu fazer algo, nos 100 primeiros dias, que não está a cumprir?
  • O presidente do Sporting anda a mentir aos adeptos?
  • O presidente do Sporting não se tem empenhado em aproximar o clube dos adeptos e os adeptos do clube?
  • O Sporting não seria muito mais forte com todos os adeptos a puxar para o mesmo lado?
  • O Sporting deveria ser campeão de futebol, de futsal, de andebol, de atletismo, de ténis de mesa e das outras modalidades em Setembro?
  • Para quê esta aposta na pressão após 100 dias? Para quê esta aposta na divisão após 100 dias? Para quê esta aposta na ruptura após 100 dias? Existirão alguns interesses pessoais a sobreporem-se aos verdadeiros interesses do Sporting Clube de Portugal?
Era de facto importante que, nos próximos tempos, todos conseguissem encerrar o tema eleições e se concentrassem no apoio às nossas equipas. Todos juntos e unidos seremos sempre mais fortes na competição contra os nossos adversários e no combate contra os nossos inimigos!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

No dia do Sporting - Paços Ferreira...

Já não há nada a fazer. A vergonha continua, e não irá parar tão cedo, no seio dos adeptos do Sporting.
.
Será normal antes de mais um jogo do Sporting...
  • andar a endeusar um jogador de outro clube (Varela)?
  • criticar, mais uma vez, o Paulo Bento?
  • criticar os penteados do Felipe Caicedo (que ainda nem 90 minutos fez)?
  • falar, mais uma vez, do Stojkovic?
A nossa equipa seria obviamente mais forte se contasse com o apoio de todos os sportinguistas. Não sendo possível, contará com o nosso e com o dos sportinguistas de todas as horas.
.
ATÉ MORRER SPORTING ALLEZ!!!

Sporting 1 - 0 Paços Ferreira (Liga - 4ª Jornada)


O Sporting alcançou, no jogo frente ao Paços Ferreira, uma vitória importante, difícil e sem brilho. Valeu Liedson que, mais uma vez, resolveu.
.
Relativamente aos jogadores:
  • Rui Patrício apareceu no jogo fundamentalmente em dois lances - não agarrou uma bola relativamente fácil e fez uma defesa decisiva perante um Cristiano isolado
  • Abel esteve regular
  • Daniel Carriço esteve mais uma vez bem
  • Tonel apareceu muito bem e voltou a fazer-se notar nos lances de bola parada
  • André Marques esteve desastrado - entradas fora de tempo e um erro inadmissível em cima do intervalo. Foi bem substituído
  • Miguel Veloso e João Moutinho estiveram bem sem deslumbrar
  • Simon Vukcevic e Yannick Djaló estiveram irreverentes, soltos e com atitude
  • Angulo mostrou-se sem ritmo, lento e pouco entrosado com a equipa. Foi bem substituído
  • Liedson, simplesmente, resolveu
  • Matías Fernández mostrou-se cansado mas entrou bem no jogo
  • Hélder Postiga entrou com atitude
  • Marco Caneira entrou apenas para ajudar nos processos defensivos e nas possíveis bolas paradas dos últimos minutos
Evidentemente que, não sendo a consequência de uma exibição deslumbrante, esta vitória não irá servir para acalmar os ânimos e retirar alguma pressão da equipa e dos jogadores.

FC Porto 24 - 22 Sporting (Camp. Nacional Andebol - 1ª Jornada)


Poder-se-á dizer que o Sporting, mesmo não efectuando um jogo deslumbrante, não foi feliz na deslocação ao Dragão Caixa em jogo a contar para a 1ª jornada do novo Campeonato Nacional de Andebol (Andebol 1).
.
Com efeito, após ter efectuado uma boa 1ª parte (o intervalo chegou com as equipas empatadas), a equipa do Sporting teve nos 10 primeiros minutos do 2º tempo o seu pior período (o FC Porto aproveitou para ganhar 5 golos de diferença). Após uma boa reacção do Sporting, que conseguiu equilibrar novamente a partida, o FC Porto, contando também com a sorte do jogo, conseguiu nos 2 últimos minutos ser mais eficaz e selar a vitória no encontro.
.
Em conclusão, num campo tradicionalmente difícil e contra um adversário directo na luta pelo título, a equipa do Sporting teve uma prestação aceitável e o resultado deste jogo não poderá nunca desmoralizar e desmotivar adeptos e jogadores. A resposta devida será dada, no próximo dia 20, pelos adeptos (enchendo o Casal Vistoso) e pela equipa (vencendo o Benfica).

sábado, 12 de setembro de 2009

Bosko Bjelanovic (capitão da equipa de andebol)

Como já devem saber o campeonato de andebol começa este fim-de-semana e a nossa equipa vai ter dois jogos muito complicados nas primeiras duas jornadas. Visitamos o Futebol Clube do Porto e recebemos o Benfica no dia 20, e é para este segundo jogo que eu quero convidar todos os Sportinguistas para apoiarem a Nossa equipa de andebol do Sporting, porque com o vosso apoio nós somos mais fortes. Como prova disso temos o final da época passada onde, com vocês nas bancadas, as vitórias pareciam mais fáceis. Obrigado pelo apoio que nos deram na época passada e muito obrigado pelo apoio que vocês nos irão dar esta época, porque sabemos que estarão presentes.

Saudações leoninas,
Bosko Bjelanovic

João Pinto (sub-capitão da equipa de andebol)

Já que me dás a possibilidade de enviar uma pequena mensagem aos adeptos aproveito para vos agradecer o apoio que nos têm dado e em nome da equipa prometer-vos a máxima dedicação para muitas alegrias vos dar, e que no final do campeonato possamos juntos festejar o tão desejado título convosco. Bem sei que vai ser um percurso difícil e que muitas vezes poderão surgir problemas mas com o vosso apoio, o vosso esforço, dedicação e devoção no final juntos alcançaremos a GLÓRIA. Vocês são a nossa alma, e a nossa voz fora de campo e juntos seremos cada vez mais fortes. Obrigado mais uma vez por serem como são e estarem connosco.
.
SL,
João Pinto

A actualidade do Sporting

Podemos verificar, de acordo com notícias publicadas hoje na imprensa desportiva, que se confirmam algumas informações que aqui disponibilizámos.
.
Pavilhão
.
Confirma-se a localização que referimos aqui.
.
Intrigalhada
.
Conforme referimos aqui, podemos verificar que os destinatários das recentes declarações de José Eduardo Bettencourt são precisamente os "pseudo notáveis que alimentam ódios de estimação e que não dão paz ao clube".
.
Neste contexto, vamos voltar a repetir que no seio da família sportinguista existem muitos indivíduos que, não revelando nenhuma preocupação com os verdadeiros interesses do clube, procuram posicionar-se e estabelecer determinados contactos sempre e unicamente focalizados nos seus objectivos pessoais. E são cada vez mais...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A união e a solidariedade existentes no Sporting

No dia de ontem, durante a cerimónia de tomada de posse dos membros dos órgãos sociais dos Leões de Portugal para o triénio 2009-2012, José Eduardo Bettencourt proferiu, entre outras, as seguintes declarações:

"Há que cultivar o espírito de família que não temos ao nível dos principais órgãos do clube. Não temos solidariedade nem espírito de construção assente nos valores do Sporting, que se deixou enredar numa teia complicada da qual as principais vítimas serão o Sporting e os sportinguistas."

"O problema não é só do Sporting, do Conselho Directivo ou do seu presidente. Temos de resolver esse problema. Não sou herói nem mártir. Se não percebermos isto, teremos dificuldades em resolver o problema de vez. Temos a ambição de ter um clube assente na rocha."

O presidente do Sporting apelou ainda a todos os sportinguistas para desempenharem "um papel preponderante na vida do clube" e evitarem "maldizer as coisas do Sporting".

Obviamente, não é segredo para ninguém, que tudo aquilo que José Eduardo Bettencourt referiu é um dos grandes problemas com que o clube se tem debatido nos últimos anos. Neste sentido, não conseguimos perceber a admiração com que alguns receberam estas afirmações.

De facto, no seio da família sportinguista existem muitos indivíduos que, não revelando nenhuma preocupação com os verdadeiros interesses do clube, procuram posicionar-se e estabelecer determinados contactos sempre e unicamente focalizados nos seus objectivos pessoais. E são cada vez mais...

Notícias - 11 Setembro 09

Stojkovic reintegrado no plantel do Sporting

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A presidência de José Eduardo Bettencourt I

Após estes primeiros meses, e de acordo com algumas informações que nos chegam, podemos fazer um primeiro balanço sobre a presidência de José Eduardo Bettencourt.
.
O presidente do Sporting é um apaixonado pelo clube e tem feito um esforço enorme para, conforme prometeu, aproximar o clube dos adeptos e os adeptos do clube.
.
Neste sentido, e em sequência do evidente empenho de José Eduardo Bettencourt, vislumbra-se para breve a confirmação de três excelentes notícias:
  • O atingir do objectivo de 100.000 sócios;
  • A construção do pavilhão perto do Estádio José Alvalade;
  • O lançamento da Sporting TV.
Desta forma, e mesmo com alguns pequenos erros pelo meio, o Sporting parece começar definitivamente a caminhar na direcção correcta. E de facto, numa altura em que muitos querem pôr em causa a grandiosidade do clube, é com orgulho que vemos o Sporting Clube de Portugal cada vez maior!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Tiago Pinto

Parece-nos evidente que, nos últimos anos, a SAD do Sporting não tem conseguido retirar os proveitos financeiros expectáveis da dispensa ou da cedência definitiva de alguns jogadores.

Em paralelo com algumas boas decisões (a não cedência de Miguel Veloso por 10 milhões de euros é disso exemplo), existiram várias situações em que, na nossa opinião, os interesses do clube não foram devidamente salvaguardados.

Vamo-nos centrar no caso concreto de Tiago Pinto:
  • O Sporting apostou neste jovem jogador quando, ainda menino, o convidou a entrar na Academia;
  • Vamo-nos abster, para não nos alongarmos em demasia, de enumerar os ensinamentos que este jovem retirou da sua evolução em Alcochete;
  • O Sporting continuou a financiar e a apoiar este jogador nos seus primeiros anos de futebol sénior;
  • O Sporting, porque tinha algum interesse no jogador, enviou-lhe a carta e uma proposta de renovação;
  • O jogador não aceitou as condições que o Sporting lhe propôs e aceitou as do Sp. Braga (obviamente muito antes do dia 31 de Agosto);
  • O Sporting, caso o jogador assinasse por outro clube, tinha direito a receber 900 mil euros de indemnização pela sua formação.

Posto isto, a SAD do Sporting deveria ter sido inflexível, ou seja, exigia os 900 mil euros e ponto final (sem direito a negociação ou percentagem de nada).

É evidente que, mais uma vez, este caso deveria ter sido usado como exemplo para jogadores (nomeadamente da Academia), empresários e clubes. Mas, mais uma vez, não foi…

domingo, 6 de setembro de 2009

Academia - Nuno Reis

Nome: Nuno Miguel Pereira Reis
Data nascimento: 31 Janeiro 1991 (18 anos)
Local nascimento: Murten (Suíça)
.
O Nuno Reis é um jovem defesa-central que, sendo júnior de segundo ano, irá concluir este ano o seu percurso no futebol de formação do Sporting.
.
Tendo chegado a Alcochete aos 12 anos, proveniente de um pequeno clube da região de Fátima, este jovem jogador foi sempre preponderante nas diversas equipas que integrou na formação do Sporting. Exceptuando o escalão de Juniores, onde no ano passado teve a sorte de não levar uma "pedrada", este jovem foi campeão em todos os outros escalões de formação (Infantis B, Infantis A, Iniciados B, Iniciados A, Juvenis B e Juvenis A).
.
O Nuno é um defesa sóbrio, com bom sentido posicional e que, sendo forte fisicamente e não fugindo ao confronto físico, também marca regularmente alguns golos em lances de bola parada devido, sobretudo, ao seu bom poder de impulsão. Por outro lado, e não menos importante, tem conseguido manter a humildade com que se apresentou ainda menino na Academia.
.
Em conclusão, podemos afirmar que os responsáveis do Sporting depositam fundadas esperanças no futuro deste jovem jogador. E do Nuno só esperam que a atitude e a humildade sejam para manter...

sábado, 5 de setembro de 2009

Paulo Bento II

O desempenho do treinador do Sporting é, por estes dias, um tema que notoriamente não gera consenso no seio da família sportinguista.
.
Relativamente ao seu carácter, à sua integridade e ao empenho que sempre demonstrou na defesa dos interesses do Sporting, e como já referimos aqui, o passado de Paulo Bento fala por si. E convenhamos que, no contexto do futebol português, a sua personalidade merece, de facto, ser enaltecida.
.
Por outro lado, é de facto verdade que o futebol actualmente praticado pelo Sporting está longe de entusiasmar e empolgar os adeptos. E este facto parece-nos indesmentível.
.
Mas parece-nos também que, no contexto actual do Sporting, se torna legítimo colocar as seguintes questões:
  • Paulo Bento não merecia já um outro tipo de investimento no futebol do clube?
  • Será legítimo exigir-lhe melhores resultados com os investimentos que têm sido feitos no reforço do plantel?
  • Um qualquer outro treinador conseguiria melhores resultados com este conjunto de jogadores?
  • Será possível colocar esta equipa a jogar um futebol mais ofensivo, sem tantas preocupações defensivas a meio campo, com os actuais defesas do Sporting? Não sofreríamos muitos mais golos?
Na nossa opinião, Paulo Bento chegou rapidamente a treinador principal do Sporting devido, sobretudo, ao momento delicado que o clube vive em termos financeiros. Após ter conseguido alguns resultados que agradaram à generalidade dos adeptos, parece-nos também que será esta mesma realidade do clube que, em grande parte, limita e dificulta o trabalho do nosso treinador.
.
Naturalmente que Paulo Bento também tem cometido alguns erros. Mas, exceptuando o Exterminador Implacável, quem não os comete?

Notícias - 5 Setembro 09

André Marques
renovou até 2012
http://www.ojogo.pt/25-197/artigo819091.asp

João Gonçalves
renovou até 2013
http://www.ojogo.pt/25-197/artigo819092.asp

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pavilhão II

Podemos assegurar que, de facto, o acordo para a construção, e respectiva localização, do novo pavilhão do Sporting está concluído e apenas se aguarda o momento mais adequado para ser devidamente oficializado. Segundo nos informaram, a capacidade do novo pavilhão deverá rondar os 2500 espectadores.
.
Parece-nos evidente que a localização do pavilhão, dada a sua proximidade com o Estádio José Alvalade, não deverá ser objecto de grande discussão pela grande maioria dos sócios e adeptos do Sporting.
.
Mas, por outro lado, a capacidade do pavilhão será seguramente um tema que não irá gerar unanimidade no seio dos sportinguistas. Na nossa opinião, um pavilhão com capacidade para 2500 espectadores está perfeitamente adequado à realidade e às necessidades actuais do Sporting. Neste contexto, não nos podemos esquecer que o Pavilhão Paz e Amizade (2000 espectadores) e o Pavilhão do Casal Vistoso (1400 espectadores) só enchem nos derbys de futsal e andebol e, não menos importante, que a Gamebox Modalidades (1000 no total das duas modalidades) ainda nem sequer esgotou...
.
Por fim, resta-nos esperar que a direcção de José Eduardo Bettencourt, a quem deve ser reconhecido o esforço por conseguir satisfazer um desejo antigo dos sportinguistas, seja igualmente competente na escolha do arquitecto/gabinete de arquitectura que ficará responsável por este projecto.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ricardo Andorinho - Recordar Alvalade

Esta foi a primeira vez que recebi um convite para escrever sobre o andebol do Sporting. É para mim uma honra escrever estas linhas para o maissporting.blogspot.com.
.
Fui contratado para jogar no Sporting no ano de 1994 e, ao recordar esses tempos, é tão difícil quanto emocionante descrever o ambiente que os mais diversos desportistas viviam na conhecida Nave de Alvalade. A diversidade de modalidades e a qualidade desportiva que sempre caracterizou os atletas leoninos fizeram do Estádio José Alvalade um local com uma vida própria e única.
.
Não só conhecemos os atletas de elite desses anos, como conhecemos os adeptos mais apaixonados que passavam várias horas do dia em Alvalade, muitas vezes a circundar o Estádio onde a porta 10A, a entrada da Nave, a porta 1 e a entrada para as modalidades de combate eram paragens obrigatórias. Cheguei a jogar ténis de mesa com atletas consagrados como o meu amigo Pedro Miguel, João Pedro Monteiro ou o Chen. Cheguei a treinar andebol na pista de atletismo ao lado do Rui Silva e da Naide Gomes e cheguei a nadar na mesma piscina com outros campeões. Era normal depois do nosso treino ver o treino de basquetebol ou de voleibol feminino e observávamos os miúdos do futebol de formação a treinarem no pavilhão quando o tempo não ajudava. Cheguei a conhecer o Cristiano Ronaldo e mais recentemente o Hugo Viana e sempre falámos desses anos onde a nossa vida profissional e desportiva se cruzou. O Sporting era para mim o Estádio e o ambiente que ali se respirava.
.
Fiquei tão triste com a destruição da Nave que, na última vez que visitei os meus antigos colegas, perguntei para mim mesmo depois de tanto tempo – Porquê? Será que quem tomou essa decisão não percebeu que havia uma cultura e uma emoção muito grande em relação àquele Estádio? Na minha opinião houve outras coisas que caíram com as pedras.
.
O Sporting renovou o Estádio mas vendeu quase tudo (que era muito no ano de 1994), incluindo um pouco da sua alma. Para além do menor número de modalidades, o espaço está longe de conseguir dar a resposta, a todos os seus visitantes e utilizadores, que a velha mas gloriosa Nave dava.
.
A responsabilidade de tudo o que se passa no Sporting é de todos os sportinguistas.
.
Orgulhoso do Sportinguismo que levo dentro.
Saudações leoninas,
Ricardo Andorinho