quinta-feira, 30 de julho de 2009

A estratégia, as opções e as limitações do Sporting para atacar o mercado I

Para já, não estando ainda nada perdido, penso que se poderá fazer uma primeira abordagem à estratégia adoptada pelo Sporting na preparação desta nova época - a forma, as opções e as limitações com que atacou o mercado de transferências.
.
É de facto verdade que as limitações financeiras do Sporting não permitem entrar em grandes loucuras no que diz respeito ao reforço da equipa. Obviamente que poder-se-ia entrar numa opção de "fuga para a frente", mas inevitavelmente ao seguir esse caminho hipotecar-se-ia ainda mais o futuro do clube.
.
Mas essas óbvias limitações não explicam tudo. Na sequência do discurso adoptado após as eleições, nomeadamente por José Eduardo Bettencourt, os adeptos esperavam mais. De facto, esperavam uma abordagem e uma ambição diferente no ataque ao mercado e ao consequente reforço da equipa.
.
Pensamos que foram cometidos alguns erros na preparação desta época desportiva. Na nossa opinião, não foram identificadas todas as lacunas do plantel do Sporting e todas as posições que necessitavam obviamente de reforços. Por muito que sejam de aplaudir as contratações de Matías Fernández e de Felipe Caicedo (do ponto de vista desportivo e financeiro), os problemas do plantel não residiam apenas na substituição do inconsequente Romagnoli e do aguerrido Derlei. Por outro lado, o investimento feito neste defeso foi praticamente zero (considerando os euros a que o Sporting tem direito na sequência da transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, o prémio de assinatura de Liedson e a contratação de Matías Fernández). Faltou ambição e, consequentemente, faltou mostrar aos adeptos que existia essa ambição!
.
Nesta altura, e na nossa opinião, a opção correcta passa por manter e dar total apoio à equipa técnica e exigir o máximo de empenho de todos (equipa técnica e jogadores). Sobre reforços, se não foram identificadas outras necessidades...
.
A verdade é que todos já assistimos a épocas com um início pouco auspicioso e que terminaram com o sucesso que ambicionamos. Nós estaremos lá sempre a acreditar e a apoiar. Nem poderá ser de outra forma!
.
Qual a vossa opinião sobre este assunto?

10 comentários:

Anónimo disse...

bem, penso que a conversa dos € ou a falta deles já está um pouco gasta para servir de desculpa para as limitaçoes que o sporting diz ter para o mercado...na minha opiniao estamos a ter uma atitude demasiado passiva em relaçao ao mercado, e isso viu-se na demora que foi para fecharmos matias fernandez e caicedo...nao sou da ideia que só com € é que se vai buscar bons jogadores, obvio que ajuda, mas tambem é preciso ter visao para o mercado e saber ir buscar bom e barato...vejam o zé pedro do belenenses..há quantas epocas anda a levar aquela equipa as costas? parece-me um bom jogador e barato...se nao se ambientasse ou nao rendesse no sporting, isso ja era outra historia, mas tambem digamos que ja tivemos muitos que nos custaram bem mais, que vieram do estrangeiro e que tambem nao valeram nada...o varela, que agora está no porto, digam-me o que é que o PB NAO viu naquele jogador..mas claro o yannick é que é bom, é um jogador fabuloso, eu ate tenho a impressao que o formato dos pes dele sao quadrados...portanto acho que essencialmente houve erros a nivel de ver os sectores que precisariam de reforços e acho que isso é inadmissivel num treinador que está lá há 4 anos...e o outro erro é esta passividade toda em ir buscar jogadores, é inadmissivel que a nossa epoca ja tenha começado e ainda nao tenhamos o plantel fechado (quero acreditar que ainda vem mais alguem) já para nao falar que tivemos 4 jogos de preparaçao...e o primeiro quase que nem contou...

Rui Fiel disse...

Boas!

Agora não adianta chorar sobre o leite derramado mas enfim...

Não que por esse mundo fora não existem jogadores com qualidade a custo zero? Jogadores de outros clubes, que sendo jovens são postos a rodar sem grandes encargos?

Eles não percebem é nada de bola e depois andamos nós na m....

Precisamos de gente com conhecimentos e não de empresários estrangeiros que queriam ganhar dinheiro às nossas custas.

Abraço

Anónimo disse...

mas qual equipa tecnica? mas nós temos alguma equipa tecnica? uma equipa tecnica, que anda la há 4 penosos anos, e que nem sabe identificar as lacunas que a equipa tem? uma equipa tecnica que nao sabe utilizar mais nenhum sistema tactico a nao ser o 4-4-2 em losango? uma equipa tecnica que em 4 anos so por uma vez vi o sporting jogar à bola, e foi so durante 45 min contra o benfica para a taça em alvalade? e que na jornada seguinte levamos um enxuvalho de bola que até deu dó...uma equipa tecnica que dá sempre 45 min de avanço praticamente em todos os jogos? que nao sabe motivar os jogadores? que nao sabe adaptar a equipa às circunstancias de cada jogo? uma equipa tecnica que leva 12-1 do bayern...maldita a hora que passamos aos oitavos de final, mais valia termos ficado em 3º lugar...e ao fim destes 4 anos, uma equipa tecnica que ainda se queixa de falta de maturidade? que ainda manda recadinhos para a comunicaçao social sobre a falta de empenho dos jogadores? ja deviam ter aprendido que isso sao coisas para se dizerem no balneario e nao cá para fora, já para nao falar que se falta empenho aos jogadores é porque essa equipa tecnica nao sabe motiva-los...se essa é a equipa tecnica que se referem, muito obrigado mas podem leva-la porque até eu, se me dessem oportunidade, fazia melhor figura que esse suposto senhor que está à frente da equipa de futebol do sporting...e lembrem-se de uma coisa, acho que vamos ficar outra vez a zeros esta epoca a nivel de conquistas, mas se conseguirmos alguma, o PB nao tem mérito absolutamente nenhum...porque a unica coisa que ele sabe fazer é trocar jogador por jogador, ou entao se estamos a ganhar por 1-0, tira um avançado e mete um central...

Tiago disse...

Antes de mais queria congratular o autor do blog.
Gosto bastante da forma lúcida como os temas são abordados.
Em relação ao estado actual do Sporting, é inegável que atravessamos um período menos positivo. Penso que mais tarde ou mais cedo havemos de passar por cima disso.
Em relação ao Paulo Bento, é um jovem treinador e parece-me que tem receio de arriscar.
Com os jogadores que temos não me parece que o losango seja a melhor táctica.
Estamos constantemente a adaptar jogadores em posições que não são as de origem e isso tira potencial à equipa.
Em relação à nova direcção, parece-me cedo para tirar conclusões. Do que tenho visto estou a gostar e opinar em relação às contratações é um pouco injusto dadas as circunstâncias em que o clube se encontra. Vamos ver o que acontece.

Um abraço

Gonçalo disse...

Também sou a favor da análise lúcida e sem grandes ironias que o autor do blogue preconiza nos seus textos.
E concordo com a má pré-época por culpa da falta de definição e preenchimento das lacunas no plantel. Além das lacunas colmatadas por Matias e Caicedo, teriamos de apostar também na transição ofensiva e para tal adquirir um lateral direito (ofensivo) para o lugar de Abel ou Pedro Silva, um lateral esquerdo (ofensivo) para o lugar de Ronny, um central alto e forte na marcação para o lugar de Tonel que se colocaria no mercado, e um médio defensivo rápido que aumentasse a velocidade de transição para o lugar de Rochemback (em constante peso excessivo, lento nas transições, agressivo em demasia e sem uso do seu remate de outros tempos). Portanto seriam seis aquisições que dariam um ar fresco e recheado ao plantel, aumentando a competitividade e as soluções do plantel.
As lacunas poderão ter sido definidas como as mostrei aqui, porque não será por acaso que se fala de nomes no mercado como Tonel e Miguel Veloso, seria para renovar essas posições também com outras características.
Cheguei a escrever no Twitter de JEB que se não há dinheiro, contratem jogadores de qualidade por empréstimo como fizeram com o Caicedo ou apostem na formação de qualidade vinda dos júniores. Ou será que a formação já não é o que era? Também concordo que a aposta em bons jogadores a custo reduzido do campeonato português, com possibilidade de empréstimo dos jogadores excedentários ou da formação júnior, seria uma boa possibilidade.
Sou um simples adepto, os dirigentes é que são pagos para encontrar alternativas aos seus problemas, mas continuando a apoiar JEB julgo que foram cometidos erros que se podem materializar por toda a época. Espero bem que não, e que os restantes dias de mercado possam dar o equilíbrio necessário ao plantel.
Saudações Leoninas :)

Força de Leão disse...

Saudações Leoninas

No meu entender acho que os adeptos, sócios e simpatizantes do SPORTING são demasiado passivos face ao que se passa no clube e em especial na equipa profissional e técnica.
Senão vejamos.
Falta de atitude de quem? Como é que um treinador com 4 anos e meio de casa pode dizer isto? Se há falta de atitude é ele que a tem transmitido. E como é que um presidente aceita esta conversa? Afinal o que a conteceu com Stojkovic? Será que esta direcção não poderia ter feito mais para resolver o diferendo? É só o melhor guarda redes que temos.
Porque é que demoramos tanto tempo a garantir uma contratação? Porque será que muitos jogadores não querem vir para o Sporting?
Se fossemos todos muito mais activos não nos metiam constantemente os dedos nos olhos.
Agora de verdade, ainda acreditam nesta história de tanga de que estamos sem dinheiro?

Anónimo disse...

caro força de leao, nós andamos a dormir autenticamente...o PB anda a fazer o que quer e eu nunca vi esta massa adepta do sporting tao calada como tem estado desde há 4 anos para cá...até parece que toda a gente anda a receber dinheiro para ficar calada, quando o que eu vejo é a maior parte dos sportinguistas a criticar o PB...
quanto ha historia de sem dinheiro, que é tanga ou nao isso nao sei, mas que somos os mais anjinhos lá isso somos...e nao me parece que nao haja dinheiro (porque ainda nao investimos praticamente nada esta epoca), o que a mim me parece é que esta direcçao não está muito por dentro do mercado e nao sabe quem contratar, já para nao falar que continuamos sendo um clube sem visibilidade e a maior parte dos jogadores nao quer vir jogar no sporting

Anónimo disse...

OLá como todos vós comcordo com a má planificação desta epoca començando com a novela Caicedo que caiu muito tarde, mas espero ainda a tempo de dar um contributo evidente á dinamica da nossa equipa, acho defacto que embora o reforço da equipa foi mal avaliado, resta-nos a nós que nada podemos fazer mais que pagar cotas e comprar GB, apoiar quem la esta porque para critica ja basta a bola, o record, a tvi, a sic,o rui santos etc,etc etc eu acho que temos equipa para internamente lutarmos pelo titulo porque os "meninos" não desaprenderam de jogar a bola, agora a nivel internacional, mais vale ficarmos por aqui.Disse...........
SLeoninas

Unknown disse...

O SCP há pelo menos 4 anos que ñ faz uma jogada de defesa-meio campo-avançado,é só chuto para a frente.Se ñ há investimento na equipa de futebol como prometido,com o dinheiro da famosa venda de património,ñ enganem os sócos e simpatizantes, o objectivo ñ é o 1º mas o 4 ou o 5.

Bernardo Lobato da Fonseca disse...

Concordo com a vossa analise e apesar de considerar que €3,6 Mio por Matigol é um optimo negocio, as maiores lacunas da nossa equipa estao na defesa. Se para a Liga Sagres o nivel chega, para a Europa nota-se a falta de um potente e inteligente defesa direito, de um patrao da defesa como foi Valckx ou Marco Aurelio e de um medio defensivo aguerrido, experiente e incansavel. Vamos ver... amanha vou à Holanda com outros 5 Sportinguistas, mas vou mais em esforco do que levado por uma equipa que me anime, como fui quando demos 2-1 na banheira de Roterdao ao Feyenoord e corremos até à Final da UEFA a jogar um futebol maravilhoso.