segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A estratégia, as opções e as limitações do Sporting para atacar o mercado IV

Após o encerramento do período de transferências do futebol português, podemos efectuar uma análise já definitiva à estratégia, às opções e às limitações com que o Sporting preparou esta época 2009/2010.
.
Estratégia
.
No que diz respeito à estratégia definida pelo Sporting neste defeso, importa fazer um primeiro esclarecimento. Parece-nos óbvio que, no contexto actual do clube, a estratégia terá de ser definida em função do orçamento/investimento possível e não o contrário. Ou seja, é seguro afirmar que, caso existisse disponibilidade financeira para tal, as alterações a efectuar no plantel seriam em maior número e incidiriam noutras posições e noutros sectores da equipa. Como já referi aqui anteriormente, acreditamos que o treinador do Sporting não colocasse qualquer objecção caso lhe oferecessem o Buffon, o Maicon, o John Terry e o Patrice Evra...
.
A SAD do Sporting sempre esteve consciente que, na preparação desta época, a estratégia a adoptar estava dependente de dois factores para os quais não existiam certezas – a venda de um jogador por um valor elevado e a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. Ou seja, caso conseguisse um encaixe financeiro significativo, a abordagem ao mercado seria suportada por outro tipo de argumentos. E nessa incerteza, parece-nos que José Eduardo Bettencourt não deveria ter feito referência a reforços para vender camisolas e que iriam empolgar a família leonina. Desta forma, sem qualquer tipo de garantia, elevou em demasia as expectativas dos adeptos...
.
Com a não confirmação dos dois factores referidos, a estratégia adoptada, assente num investimento mínimo e na aposta nos jogadores da formação do clube, teve como objectivo apenas substituir no plantel os jogadores com um rendimento claramente negativo ou que, em alguns casos, nem sequer constituíam opção para o treinador.
.
Opções
.
No contexto atrás referido, a intervenção do Sporting no mercado poder-se-á considerar positiva dos pontos de vista desportivo e financeiro.
.
Parece-nos consensual que, do ponto de vista teórico e meramente desportivo, as trocas directas de Romagnoli por Matías, de Derlei por Caicedo, de Tiuí por Saleiro e de Ronny por André Marques foram decisões acertadas.
.
Por fim, para além de ter tentado a contratação (não viável a nível financeiro) de 2 jogadores (não em simultâneo) de créditos firmados e com enorme prestígio, a SAD do Sporting ao conseguir libertar-se do elevado ordenado de Fábio Rochemback (vai permitir fazer crescer Adrien Silva) foi resgatar Miguel Ángel Angulo a Inglaterra (o jogador estava na iminência de assinar por um clube da Premier League).
.
Na nossa opinião, e com as limitações a que está sujeito, o Sporting melhorou qualitativamente o seu plantel. Se será suficiente, ou não, só o tempo o dirá…
.
Limitações
.
Analisando os factos, e ao contrário dos seus adversários directos, a SAD do Sporting efectuou um investimento praticamente nulo na preparação desta época. Senão vejamos:
  • Gastou 3,9 milhões de euros na aquisição de Matías Fernández (a pagar em três anos);
  • A entrada de Felipe Caicedo não implica qualquer custo a nível do empréstimo e de ordenados;
  • Gastou 1,9 milhões de euros na renovação de Liedson;
  • A entrada de Angulo não implica qualquer custo (o espanhol receberá um ordenado similar ao de Rochemback);
  • No âmbito da transferência do jogador para o Real Madrid, terá direito a receber 2,5 milhões de euros pela formação de Cristiano Ronaldo;
  • Receberá da UEFA 3,23 milhões de euros (130 mil euros pela presença na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, 2,1 milhões pela presença no play-off da mesma competição e 1 milhão pela presença na fase de grupos da Liga Europa).

E porquê um investimento tão reduzido? No momento actual, o Sporting não tem autorização, por parte da banca, para se endividar mais. E, mesmo que alguém que comprou Luís Loureiro e Wender vislumbre alguma acção milagrosa, esta é a dura realidade. Neste sentido, podemos um dia contar pormenorizadamente quem é que anda a passar informações privilegiadas do nosso clube a algumas aberrações encaracoladas que por aí se passeiam…
.
E, acreditem ou não, se a reestruturação financeira não avançar no imediato será sempre a descer… E neste sentido, os sócios do Sporting vão ter de definir brevemente que caminho querem que o Sporting percorra…

13 comentários:

Anónimo disse...

ja agora se nao fosse pedir muito gostava que tambem desse uma ideia do trabalho de campo que o paulo bento tem feito...ou seja, as suas opçoes, identificaçao de lacunas da equipa para esta epoca, a preparaçao da pre-epoca...e ja agora a sua opiniao sobre o porque de so a 3/4 dias de o mercado fechar é que o sporting andou a procura de reforços a pressa quando teve muito tempo para o fazer porque parece-me que é quase certo que o objectivo nao era trazer so o angulo...supostamente haveria outro reforço que segundo alguns fontes de comunicaçao social estava a ser negociado

Ribeiro disse...

Somos uma equipa muito banal sem ambiçao e qualidade ou muito me engano ou esta época vamos lutar pelo 4º/5º lugar...

degas disse...

Tenho que felicitar a acertividade da análise do Peyroteo.

Na realidade identifico-me integralmente com o que foi escrito.

E é muito pertinente referir que os sócios têm de decidir o caminho que querem para o futuro.

é justo dizê-lo:
Sábias palavras,

SL

Anónimo disse...

vamos la ver uma coisa, e vamo-nos deixar de ironismos hipocritas, porque parece que anda tudo aqui a brincar, porque ate o dias ferreira disse ontem "eu até agora tenho andado a brincar, so agora é que vou começar a serio"...

ninguem aqui poe em causa que o treinador iria rejeitar o buffon ou o ronaldo ou o messi ou coisa que o valha...o que se mete aqui em causa é fazer um estudo aprofundado do plantel e ver as lacunas da equipa...e isso paulo bento nao o fez...alem de nao o fazer (porque so para dar um exemplo o abel esta epoca ja nao vai entrar nas contas porque ou vai caneira ou vai pereirinha para o lugar de pedro silva), preparou mal a pre epoca...fizemos 4 jogos, e alem do mais andamos agora nestes ultimos dias a correr atras de reforços...é assim que se prepara uma epoca? entao o que é que estes senhores andam ali a fazer?

segundo ponto: as finanças do clube

ninguem contesta que o sporting esteja endividado e que nao tenha muito dinheiro, mas caramba, um clube que vendeu nani, anda agora ha nao sei quantos anos seguidos na champions, recebeu dinheiro do cr, e o investimento para esta epoca é zero? estamos a brincar certo? com esta politica estamo-nos a tornar num clube mediocre e a voltar a ser aquele clube que so vai agora denominada liga europa...e nao me venham dizer que nao temos qualidade no plantel, porque a temos (falta um pouco de qualidade na defesa), nao é, é trabalhada como deve ser e nao é aproveitada da melhor maneira...é já há 4 anos que é assim...porque eu ainda nao vi o sporting jogar bem um jogo inteiro desde que o pb está la...e se pensam que esta vitoria contra a academica foi o ponto de viragem, duvido muito que isso aconteca...e ja agora para aqueles que têm a mania que por alguem ser critico dizem logo que somos lampioes ou anti-sportinguistas, so vos digo isto...apoiem esta equipa tecnica (e nao tou a falar de direcçao) e vao ver este sporting no lixo...e mais, eu apoio o sporting e quero o melhor para o clube, e criticar o trabalho de quem está la dentro nao é que eu saiba motivo para por em causa o meu (e dos outros) clubismo.

leao revisor disse...

O ultimo paragrafo resume o futuro do nosso clube e isso vai ter que ser assumido pelos SÓCIOS.

Anónimo disse...

os socios...mas voces acham que aquele pessoal ouve os socios? teimosos como eles sao, pensam que so eles é que sabem...pensam que o clube é deles e de mais ninguem...neste momento o sporting esta-se a afundar e os socios fazem alguma coisa? alias, ja deviam ter feito que era pedir satisfaçoes...é por isso que isto é uma autentica palhaçada...se isto fosse no porto, ja tinham sido pedidas satisfaçoes a quem está la no poleiro e o treinador já há muito tempo que nao tava la...aqui nao, é tudo pessoal que so gosta de dar palmadinhas nas costas, e que a empatar jogos é que vamos bem, e que so agora é que o campeonato ta a começar mas que ainda vamos a tempo e nao sei que...estamos a perder em media um ponto por jornada para benfica e porto (ja nem tou a falar do braga que vamos lutar com eles esta epoca se conseguirmos), fomos eliminados da champions, temos uma equipa tecnica de trampa...querem pior futuro que este? e no entanto o que é que os socios fazem? nada...

Angelo disse...

Vamos lá pensar com a cabeça em vez do coração!

O Sporting não começou a procurar reforços neste fim de semana, tem sido ao longo de toda a pré-época. Mas convenhamos que nas suas condições (vir emprestado ou a custo muito reduzido) é difícil vir algo de qualidade. Talvez tenham deixado alinhavado mais para o fim algumas cartadas para os quais iriam avançar para finalizar caso passassem à fase de grupos da Liga dos Campões e recebessem os 7,1 milhões de euros extra... Não foi o caso, por isso descartaram essas cartas.

O investimento, mesmo assim, não foi zero: compraram o Matías, que para mim é um excelente jogador. Apostaram na renovação de alguns contractos... E não deu para mais.

Quanto à parte económica, posso achar um bocado dúbia a necessidade de dar 1,9 milhões de € ao Liédson para este... Acabar de cumprir o seu contacto. Mais dúbio ainda: aumentar o ordenado do Pedro Silva, após uma época irregular (lesões, disputa do lugar com Abel) e um começo sofrível... Parece ser recompensar a má forma.

Pelo menos livraram-se de jogadores indesejáveis, que comiam uma boa parte do orçamento.

Ora, então o que fazer com o pouco que se lucrou? É para as dívidas. Centenas de milhões de euros não é brincadeira.

E sejamos objectivos: já vimos esta equipa fazer bons jogos e bons resultados. Não vai agora magicamente tornar-se numa equipa má. É uma equipa ainda imatura, com muitos jovens, portugueses e de formação. Acredito que este ano está mais forte, apesar do início parecer apontar o contrário: limpou-se o balneário dos jogadores mais medíocres e destabilizadores, uma ou outra adenda que acrescenta qualidade (apesar de achar que André Marques ainda não mostrou ser jogador para o Sporting, mas enfim).

Seja como for, é com estes jogadores que vamos à luta. Apoiamos apesar das adversidades? Ou vamos amuar e portar-nos que nem crianças mal criadas? Vamos ser leões ou ratinhos? Qualquer reclamação que façam, a partir de agora, em nada contribui de positivo para o Sporting. Lembrem-se disso.

Unknown disse...

o sr JEB não tinha que fazer promessas,como comprar 2 ou 3 jogadores que vendessem camisolas e para chamar gente ao estádio.O Pedro Barbosa não percebe nada de gestão desportiva,o negócio Angulo em vez da manutenção do Derlei?Custo zero, tinham o Alonso do Nacional para defesa esquerdo?O Varela não serve o Tiui era melhor,o ano passado?Deixar sair jogadores a custo zero,Romagnoli,Rochemback na mesma linha da saida do Tinga que depois o internacional vendeu ao Dortmund por 4 milhões?
A instituição centenária SCP têm sido lapidada pelos actuais e os antigos dirigentes que recentemente passaram por lá.
Ultima pergunta,quem vai pagar a rescisão de contrato com a Sagres? O Soares Franco?

Henrique "Gafa" Nunes disse...

Peyroteo, felizmente ainda ha muitos sportinguistas como tu!
concordo plenamente com tudo aquilo que escreveste!
obrigado pelo magnifico blog!
SL

Rui Pereira disse...

Angelo muito bem, concordo com a tua analise, e espero que o ultimo paragrafo do post do Peyroteo esteja de certa forma, fora do horizonte Leonino para que o Sporting continue a ser o clube do nosso orgulho.Sporting First!!

Ricardo disse...

Tudo muito bem temos um orçamento reduzido mas vamos gasta-lo onde menos precisamos? Olhem para a nossa defesa? Aquilo é alguma coisa? Na minha opiniao já foi defesa à uns anos a tras!Nao estou a dizer mal das contrataçoes do Sporting antes pelo contrario, mas caramba que a direcçao faça alguma coisa no sector defensivo para a proxima época... é que nao quero ficar mais outos 18 anos à espera de ganhar o campeonato!

Anónimo disse...

"...fizemos 4 jogos, e alem do mais andamos agora nestes ultimos dias a correr atras de reforços...é assim que se prepara uma epoca? entao o que é que estes senhores andam ali a fazer? "



Será que poderiam ter feito mais que 4 jogos? Só se tivessem diminuido as férias aos jogadores e isso não pode ser feito de maneira unilateral. É preciso que se pense primeiro antes de se escrever asneiras.

E depois o Sporting não andou à procura de reforços só nos últimos dias dos mês de Agosto! Isto é só fruto de alguns darem crédito ao que vem nos jornais, sabendo-se de antemão que eles, crédito, não têm nenhum.

Anónimo disse...

Também concordo com a apreciação com descernimento, feita pelo companheiro Peyroteo...!!

É que uma coisa é o que desejávamos ter e outra muito diferente...aquela que efectivamente podemos ter...!!!

Há muitas coisas que não sabemos (e que convém não serem publicitadas...porque o segredo é a alma do negócio...!!!)que certamente fariam luz nos nossos espíritos sportinguistas...

Mas vamos lá com os pés bem assentes no chão...trilhar um caminho com escolhos, mas com sentido conhecido...
Em vez de embarcar em situações que poderão levar ao descalabro total...

Outros seguem essas vias...com o que lhes possa acontecer...
Estou-me borrifando para isso...o que me interessa é o Sporting...!!!

Leão do Oeste