sábado, 5 de setembro de 2009

Paulo Bento II

O desempenho do treinador do Sporting é, por estes dias, um tema que notoriamente não gera consenso no seio da família sportinguista.
.
Relativamente ao seu carácter, à sua integridade e ao empenho que sempre demonstrou na defesa dos interesses do Sporting, e como já referimos aqui, o passado de Paulo Bento fala por si. E convenhamos que, no contexto do futebol português, a sua personalidade merece, de facto, ser enaltecida.
.
Por outro lado, é de facto verdade que o futebol actualmente praticado pelo Sporting está longe de entusiasmar e empolgar os adeptos. E este facto parece-nos indesmentível.
.
Mas parece-nos também que, no contexto actual do Sporting, se torna legítimo colocar as seguintes questões:
  • Paulo Bento não merecia já um outro tipo de investimento no futebol do clube?
  • Será legítimo exigir-lhe melhores resultados com os investimentos que têm sido feitos no reforço do plantel?
  • Um qualquer outro treinador conseguiria melhores resultados com este conjunto de jogadores?
  • Será possível colocar esta equipa a jogar um futebol mais ofensivo, sem tantas preocupações defensivas a meio campo, com os actuais defesas do Sporting? Não sofreríamos muitos mais golos?
Na nossa opinião, Paulo Bento chegou rapidamente a treinador principal do Sporting devido, sobretudo, ao momento delicado que o clube vive em termos financeiros. Após ter conseguido alguns resultados que agradaram à generalidade dos adeptos, parece-nos também que será esta mesma realidade do clube que, em grande parte, limita e dificulta o trabalho do nosso treinador.
.
Naturalmente que Paulo Bento também tem cometido alguns erros. Mas, exceptuando o Exterminador Implacável, quem não os comete?

13 comentários:

Nuno Rocha disse...

Excelente análise.
Tudo bem, concordo que Paulo Bento é teimoso e que já cometeu muitos erros, mas ninguém adivinha como um jogador vai jogar num jogo...Não interessa o seu valor, interessa o que ele vai conseguir mostrar em campo...e muitas vezes culpam o treinador por algo que ele não pode adivinhar.
Mas tendo em conta as limitações que tem...acho que Paulo Bento até tem se safo bem. Gostava de mais, mas não o considero o principal culpado. Basta lembrar que podiamos estar na Liga dos Campeões se não fosse por uma certa arbitragem...

Anónimo disse...

O p.Bento é um grande treinador, tem defeitos é verdade... a teimosia é uma virtude dele, pois é ele quem tem que comandar as tropas e está lá dentro para saber o que se passa e não os treinadores de bancada. Nós somos um clube formador, e nessa perpectiva temos de dar tempo tb ao p.b pois tambem ele é um jovem treinador...Penso sinceramente que ele poderá ficar mais uns anos e que será benefico para o clube! Basta dar tempo ao tempo!SL

Miguel,
P.Lima

Sara A. disse...

O paulo bento representa um pau de dois bicos.. Se por um lado, tendo em conta aquilo que dispõe em relação aos seus adversarios mais directos, o pb ate que se tem safo bem. Se bem me lembro raras foram as vezes que perdemos contra um benfica ou um porto com ele a treinador. Porem, o campeonato nao e feito so com estes 4 jogos.. Os campeonatos ganhamse contra as equipas pequenas, principalmente quando jogamos fora. E verdade que o futebol que a equipa do sporting pratica esta a milhas de ser condirado "futebol espetaculo", mas tambem as equipas comandadas pelo mourinho nao o praticam. E se prefiro um pbento a um peseiro? e claro q prefiro! Sinto e que o pbento e um mal amado. Ele esta sempre la para defender o nosso Sporting, tem um bom discurso para a comunicação social.. Mas alguns episodios que tem acontecido com alguns jogadores durante a sua liderancia deixam me sempre alguma agua na boca. Nao acho que o paulo bento seja o culpado de tudo, nao sei e se esta na funçao adequada. E por iso que o bento e um caso muito, mas muito delicado..

Rui Pereira disse...

Se PB tivesse nestes anos a rectaguarda que tem por exemplo o Jesualdo, ja tinhamos sido campeoes, ele PB, faz o trabalho todo, comando tecnico, disciplinar, comunicação e ainda sofre com as criticas.Eu acho que o mal não esta somente nele, mas numa equipa com 30 elementos( paulinho roupeiro incluido) a equipa tecnica é a que realmente pode ser alterada, pois não se pode mandar um plantel quase todo embora.A defesa não da segurança, o meio campo esta em "formação" e o ataque depende muito de Liedson que não chega para tudo.SL

Rui Fiel disse...

Boas!

Já tornei público, por mais de uma vez, que não gosto de Paulo Bento. Dito isto mais uma vez estou perfeitamente à vontade para dizer seja o que for, pois a minha posição é clarinha como a água.

Acho sinceramente que Paulo Bento É o culpado de muito do que se passa no clube, no que a respeito da equipa de futebol diz respeito.

Não nos podemos esquecer que, nestes últimos anos em que este senhor é treinador do Sporting, se têm multiplicado os casos de indisciplina no clube, algo que seria passivel de se verificar mas não com esta magnitude. Não digo que todos eles sejam por culpa do próprio treinador, pois obviamente não o são, mas a maneira de tratar esses ditos problemas talvez.

Acho que falta a este senhor a sensibilidade e o tacto para saber conviver com 24 carácteres completamente diferentes e, muitas das vezes, tão ou mais fortes que a sua. Porque ser treinador não é só dizer quem vai jogar ou quem joga onde, não nos esqueçamos que aquelas pessoas convivem diariamente por um, a determinada altura, sem número de horas. Alguns passam mesmo mais tempo entre colegas e treinadores do que com a própria familia, e simplesmente o Paulo Bento não tem a capacidade de motivar e de deixar à vontade os seus pupilos.

São quatro anos sempre com a mesma equipa, practicamente, e no entanto, sem que alguma vez tenhamos deslumbrado a jogar futebol, jogamos cada vez menos e nota-se umagritante falta de apoio entre jogadores. Aquela substituição em Coimbra em que o Pedro Silva passa de olhos no chão pelo Caneira sem quase o cumprimentar parece sintomático da paz podre que o balneário leonino deve viver...

Por último, muitos se valem dos troféus que o Sporting ganhou com Bento no leme, dizendo que nunca antes tinha um treinador sido tão vitorioso nas últimas décadas. Relembro só que entre 1999/2000 e 2002/2003 ganhamos 2 campeonatos nacionais, duas supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça de Portugal. Não foi o mesmo treinador é certo, mas foi o mesmo clube sem dúvida.

Abraço

Luís disse...

Subscrevo por completo a análise efectuada!

Saudações leoninas

Nuno Rocha disse...

Rui Fiel, cada um tem direito à sua opinião e ninguém o deve criticar, mas uma coisa acho muita mal na sua análise! Dizer que só porque Pedro Silva passou pelo Caneira da maneira que passou significa logo que há paz podre é que quem só quer ver mal nas coisas! Não podia simplesmente o jogador Pedro Silva estar insatisfeito pela exibição e pela substituição?
Aceito a sua opinião, mas não acho justo fazer conclusões precipitadas como essas, penalizando jogadores, treinador e ambiente de maneira tão...fácil!
Saudações Leoninas

Francisco Castro e Sousa disse...

Um Treinador que trabalhar praticamente o mesmo grupo de jogadores há 44 meses e não se vislumbra fio de jogo nenhum, será culpa de quem ?

Ricardo disse...

Respeito muito a sua opiniao e desde mais quero-lhe dar os parabens pelo exelente blog senhor Peyroteo! Mas tenho de concordar com o senhor Francisco Castro e Sousa... A equipa teve mesmo poucas alteraçoes desde que o Senhor Paulo Bento assumiu o comando do Sporting ja era de ver melhores resultados do que este!

Saudações Leoninas

Sporting até morrer disse...

Caro Rui Fiel,

Eu também já gostei mais de PB do que gosto hoje, mas reconheço o trabalho que tem desempenhado no Sporting.

Tal como alguém já disse aqui, tomara ele ter o apoio que Jesualdo tem no FCP (condições de trabalho e essencialmente DINHEIRO), e veriamos outros resultados que não se vêem neste momento.

Quando se refere a 99/00 e 01/02, veja bem os reforços que tivemos no Inverno no primeiro caso, e a excelente equipa que tinhamos no segundo caso, fruto de investimento=dinheiro, coisa que agora pouco ou nada se vê em Alvalade.

Enquanto treinador, só queria que colocasse o Sporting a comer a relva desde o primeiro minuto como vi em Florença...é que estou farto de jogos com 45 minutos de avanço.

SL

Rui Fiel disse...

Boas!

Caro Nuno Rocha,

Já o disse, por mais do que uma vez, que a minha não apreciação pelo nosso treinador pode por vezes toldar-me o raciocinio e fazer com que veja as coisas de modo mais pessimista.

No entanto, no que ao caso que me refiro diz respeito, não me parece totalmente descabido afirmar o que acabei por afirmar. É verdade que não estou dentro, nem tão pouco sei o que se passa dentro do balneário do clube, mas algumas afirmações fazem pensar nesse sentido.

Senão vejamos, o ano passado no final da época foram vários os jogadores que criticaram abertamente o Miguel Veloso sem que no entanto tenham tido a coragem de pronunciar o seu nome. Já no inicio desta época Postiga disse que tinhamos de deixar de ser os nossos próprios adversários. Enfim, algo me diz que não vai bem aquele balneário.

Mesmo assim, admito que não posso tirar certas e determinadas conclusões sem porvas reais, digamos assim...

Caro Sporting até morrer,

Se se recorda, concerteza que sim, na época 99/00 fomos buscar três jogadores no Inverno bastante baratos. Não me recordo é certo de quantos jogadores contratamos no inicio dessa mesma época, mas do que me recordo não gastamos assim tanto dinheiro quanto isso. Já no que à época 01/02, o jogador que mais dinheiro custou foi mesmo Mário Jardel, porque de resto as outras contratações foram até bem baratas. E Jardel deu-nos mesmo esse campeonato, talvez este ano valesse a pena fazer um esforço por um jogador que também nos desse uma prendinha, já mereciamos.

Abraço

degas disse...

São por causas de posts como estes que participo neste blog.

Excelente exposição do trabalho de PB e as prespectivas de futuro.

Subscrevo TUDO, Peyroteo.

Anónimo disse...

Não é o supra-sumo dos treinadores...

Mas não vejo razão para não o apoiar e por isso...

Não digo que seja PB forever...mas ainda tem o meu apoio...!!!

Leão do Oeste