segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sporting 3 - 2 Olhanense (Liga - 5ª Jornada)


O Sporting alcançou hoje uma vitória muito complicada frente à Olhanense.

A equipa de Olhão, treinada por Jorge Costa, entrou no jogo determinada e chegou rapidamente a uma vantagem de dois golos. No primeiro Rabiola ganhou no jogo aéreo a Daniel Carriço (Rui Patrício mais uma vez não sai ao cruzamento) e no segundo, mais uma vez em Alvalade, um qualquer jogador que remate à baliza de Rui Patrício, mesmo que do meio-campo, mete a bola no ângulo.

Paulo Bento mexeu rapidamente na equipa e, percebendo o óbvio, tirou um desenquadrado Angulo para tentar colocar velocidade no jogo com a entrada de Yannick Djaló.

O Sporting soube reagir e, na sequência de várias ocasiões de golo, conseguiu marcar dois golos e empatar o jogo ainda antes do intervalo. O primeiro num excelente cabeceamento de Daniel Carriço e o segundo, após o árbitro errar duas vezes seguidas em lances dentro da área algarvia, numa grande penalidade convertida por João Moutinho.

Na 2ª parte o Sporting esteve sempre por cima do jogo. Nesse sentido, será justo salientar a importância das entradas de Matías Fernández e de Felipe Caicedo de forma a permitir que a equipa não perdesse a dinâmica que necessitava para continuar a lutar pela vitória. Desta forma, mostrando pelo menos muita determinação, o Sporting chegou à vitória num remate fortíssimo de Simon Vukcevic.

Com esta vitória, e para surpresa de muitos, o Sporting chega ao jogo do Dragão em igualdade pontual com o FC Porto.
FOTO: André Santos

8 comentários:

Anónimo disse...

O Scp deve abrir uma época de Saldos e colocar á venda os trambolhos do Yanic e do H.Postalete.
E deve devolver de imediato o Cai Tarde
Para muintos amigos Sportinguistas como eu faço-lhes uma pergunta:O Manuel Fernandes com jogadores baratuxos tem uma equipe que joga ???o que faria ele no lugar do P.Bento

Angelo disse...

Estava a ver que ia ser um descalabro, apesar de ter de admitir que o Sporting até nem começou a jogar mal, nada que justificasse a vantagem do Olhanense.

Seja como for, demos a volta por cima e isso é que interessa. Vamos ver se Vukcevic anima-se mais com este golo. Caicedo até jogou bem. Postiga esteve muito mal, muito perdulário neste jogo. Polga, de vez enquando, ameaçou borrar a pintura... Não sei porque é que o PB não dá mais oportunidade ao Tonel. Prefere um (supostamente) Polga aleijado do que o Tonel?

Yannik, mais uma vez, mau nas recepções de bola e na definição de alguns lances, mas ao menos trouxe velocidade ao jogo do Sporting, por iso acabou por ser bastante útil.

Abel esteve bem, Caneira também. Este último é que não costuma acrescentar nada à ofensiva sportinguista, e num modelo losângulo é importante ter laterais que saibam atacar.

Carriço muito bem, mais uma vez. Desta vez com um golo para coroar a sua exibição.

Matías ainda muito intermitente, apesar de ter entrado a meio da segunda parte, por isso não será só uma questão física.

Mas também é verdade que o Sporting anda a abusar muito do jogo directo, o que não favorece o jogo mais técnico do Matías, nem do Sporting em geral. Acho que PB tem que colocar um ponto final na tendência de despacharem a bola lá para frente. Deve já estar a fazê-lo, porque neste jogo já não o fizeram tanto. Talvez por isso tenham conseguido dar a volta ao resultado.

O penalti não foi penalti, o que foi não foi assinalado, é ela por ela. Mesmo antes da mão de Miguel Garcia, houve outro lance que considero grande penalidade.

Na segunda parte, houve um lance que que Liédson foi albarroado, mas o árbitro considerou carga d'ombro. Mas acho que castro tocou no Lie´dson com tudo menos os ombros.

Em suma, o Sporting está a melhorar a pouco e pouco, mas ainda tem muito que andar. No jogo com o Porto, teremos um marco importante. Ou o Sporting pontua, ou então pode ser um passo atrás em toda esta recuperação.

Ah, e reparem: o Sporting começou a época tão mal, tão escandalosamente mal, com uma derrota com o Braga e tudo... Mas tem os mesmo pontos que o FCPorto. :) Que também perdeu com o Braga. :)

Jacques disse...

Ora viva!!!

Parabéns à equipa pelos 3 pontos suados.
Depois mando a conta do cardiologista para os escritórios da SAD...

Quer-me parecer (do alto da minha ignorância...) que o problema defensivo do Sporting passa (TAMBÉM!!!) pelo facto de a equipa não defender em bloco. Como uma verdadeira EQUIPA!
Os atacantes (Liedson à parte!) simplesmente não aparecem nas dobras aos defesas. É buraco atrás de buraco.
E hoje nem me vou queixar dos laterais porque até estiveram em bom plano, com destaque para o Abel.
Acontece que qualquer equipa que joga contra nós bem montada defensivamente consegue através do futebol aéreo e do contra-ataque desbaratar a nossa defesa.
É ver-me roer as unhas até ao cotovelo cada vez que vem uma bola alta para a nossa área. Cá entre a malta já se fazem apostas de €1,00 (é prá imperial!) para ver quem é o desgraçado a falhar um corte. É fatal comó destino!!!

Ó Bento gosto de ti à brava e defendo-te "forever" mas explica-me porque é que, jogando nós com malta rasteirinha na defesa e sabendo que em cada jogo entramos sempre a perder 1-0 (sofremos sempre pelo menos 1 golo de cabeça!!!), o homem com mais futebol aéreo cá do burgo (Tonel!)fica a ver o jogo de fora???
O homem cada vez que se lembra de fazer um passe em profundidade sai asneira, mas de cabeça dá lições à maior parte dos pontas de lança do nosso campeonato!
O Carriço até vai bem.
O Polga... Bom o Polga já teve melhores dias... E se de facto não está bem fisicamente ou se morreu o gato lá em casa temos pena. Fica 2 ou 3 jogos a tirar apontamentos no banco. Não está em causa a qualidade. É bom e não passa a estúpido por ficar de fora, agora assim não pode ser: bola na área e golo!!! Quase cada tiro cada melro em todos os jogos... O coraçãozinho de leão não aguenta mister!!!

Parabéns e mais 3 pontos para a semana... ou não! Se calhar vem um Baptista ou um Benquerença qualquer apitar para compensar o penalti de hoje...

Vamos ver...
Haja fé.
E unhas pra roer!!!

Olhanense, parabéns!!!
Como jogador só conseguia gramar o Jorge na selecçao mas como treinador está em grande.


Saudações


>>> Jacques <<<

Gonçalo disse...

Concordo com o comentário anterior que refere que o problema defensivo do Sporting passa por uma falta de bloco! De facto, a equipa demonstrou esse facto de forma gritante nos primeiros vinte minutos, em que as linhas estavam separadas a léguas de distância, permitindo rápidas transições do Olhanense e o ganho da segunda bola.
Paulo Bento já percebeu isso, comentou esse facto na conferência de imprensa e acredito no trabalho que está a tentar implementar. Não me esqueço que este foi o treinador das defesas do Sporting menos batidas da Europa, o treinador da consistência defensiva e o treinador da equipa com melhores transições defensivas. Precisamente com esta defesa, praticamente!

Saudações Leoninas
(http://sportingunido.blogspot.com)

LP disse...

Não percebo como é possível criticar o Rui Patrício nos golos do Olhanense!!! É incrível!!!
O segundo golo, isto é, um dos golos que irá certamente figurar na lista de melhores golos do campeonato é simplesmente indefensável. Senhor Peyroteo, pedia-se um pouco mais de isenção nesses comentários...

Mikos disse...

Bom dia Peyroteo, concordo com o teu post plenamente (como de resto diz o meu post no "Sporting Sempre"), ainda assim existem duas coisas que na minha modesta opinião são de bradar aos cèus, uma é o Rui Patrício e a mania de ficar pregado na linha nos cantos e nos cruzamentos, será que o treinador de g-redes não o treina para isso? a outra é o momento de forma do Polga, porque será que não joga o Tonel, visto ser um homem que raramente perde um lance de cabeça?
Já para não falar nos livres do João Moutinho quando o especialista Matigol está em campo.

Enfim...

Se não te importares comenta o meu post, ok?
Abraço e SL

Jacques disse...

Ora viva!!!

Exactamente Gonçalo.

"O treinador com as defesas menos batidas do Sporting."

O que está a acontecer agora que não acontecia antes???
Na minha opinião continua a haver jogadores a pensarem demais no seu umbigo e menos no colectivo. Com Vuk e Djaló à cabeça. Se é um facto que é nas laterais (e não só. Nas bolas por alto... mãezinha!!!) que tem residido a maior falha defensiva, não posso deixar de discordar com aqueles que estão sempre a bater no Silva, no Marques, no Caneira ou no Abel.
Entra-lhes toda a gente pela frente que eles nem sabem onde se meter. Mais ninguém ajuda!
E os treinadores das equipas adversárias sabem dessa falta de ajuda e mandam entrar com tudo.

Onde é que andava o cabeça no ar do Vuk no 2º golo do Olhanense???
Quem critica o Paulo Bento por ser rigido no seu sistema táctico, porque não tem alternativas ou porque amarra os jogadores às posições cortando o processo criativo devia também tentar perceber que os jogadores têm de ser voluntariosos. Têm de saber vestir o fato de macaco muito mais vezes. Ora no Sporting recente nós temos visto muita gente a querer vestir antes o fato de gala: uns porque não jogam à esquerda, outros porque querem jogar mais à frente. Mas o que é isto afinal!???


O Mourinho chegou a "special one" com "meninas" ou com jogadores "guerreiros" prontos a seguir cegamente as ordens do seu líder na "batalha"???
Dentro deste Sporting quase toda a minha gente tem a mania que percebe mais de futebol do que aquele que é pago para o efeito! E isso às vezes dá asneira... e grossa!!!

Ontem até correu bem, mas não vão ser muitas vezes que estaremos a perder por 2 e conseguiremos dar a volta.


Saudações!

>>> Jacques <<<

Peyroteo disse...

Caro LP,

Não pretendi dizer que o Rui Patrício tem alguma culpa no 2º golo do Olhanense. Foi um grande golo e era impossível ao Rui, ou a outro qualquer guarda-redes, defender aquele remate.

Antes pelo contrário, o que quis dizer foi que o Sporting não tem sorte nessa questão. Hoje em dia, qualquer jogador marca em Alvalade com um daqueles remates que sai uma vez por época. Basta rematar, mesmo que do meio-campo, que metem a bola no ângulo. Já foi com o Alan no jogo do Braga em Alvalade e ontem, para além do golo do Castro, o Rabiola ía marcando um igual na 2ªparte (bateu no poste/barra).

Mas continuo a pensar que o Rui Patrício tem de começar a sair mais aos cruzamentos. Numa equipa em que os defesas-centrais não são muito fortes no jogo aéreo esse factor ainda fica mais evidente.

Mas, e para que conste, sou um adepto da aposta no Rui Patrício.

SL