segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Tiago Pinto

Parece-nos evidente que, nos últimos anos, a SAD do Sporting não tem conseguido retirar os proveitos financeiros expectáveis da dispensa ou da cedência definitiva de alguns jogadores.

Em paralelo com algumas boas decisões (a não cedência de Miguel Veloso por 10 milhões de euros é disso exemplo), existiram várias situações em que, na nossa opinião, os interesses do clube não foram devidamente salvaguardados.

Vamo-nos centrar no caso concreto de Tiago Pinto:
  • O Sporting apostou neste jovem jogador quando, ainda menino, o convidou a entrar na Academia;
  • Vamo-nos abster, para não nos alongarmos em demasia, de enumerar os ensinamentos que este jovem retirou da sua evolução em Alcochete;
  • O Sporting continuou a financiar e a apoiar este jogador nos seus primeiros anos de futebol sénior;
  • O Sporting, porque tinha algum interesse no jogador, enviou-lhe a carta e uma proposta de renovação;
  • O jogador não aceitou as condições que o Sporting lhe propôs e aceitou as do Sp. Braga (obviamente muito antes do dia 31 de Agosto);
  • O Sporting, caso o jogador assinasse por outro clube, tinha direito a receber 900 mil euros de indemnização pela sua formação.

Posto isto, a SAD do Sporting deveria ter sido inflexível, ou seja, exigia os 900 mil euros e ponto final (sem direito a negociação ou percentagem de nada).

É evidente que, mais uma vez, este caso deveria ter sido usado como exemplo para jogadores (nomeadamente da Academia), empresários e clubes. Mas, mais uma vez, não foi…

12 comentários:

Angelo disse...

Mas afinal o Sporting sempre vai receber os 900mil a que tem direito ou não?

Rui Pereira disse...

Retiro das tuas palavras, que não iremos receber este valor pela formação deste jogador, lamentavél quanto mais, quando em breve o vermos vestido de azul ou vermelho, tal como Varela. Se assim for mais uma machadada no nosso patrimonio.SL

degas disse...

Realmente estou interessado em saber se vem os 900 mil, é k o Braga fez descontos aos vizinhos de Carnide para levarem o "messias" e o Peixoto.

Se não vem o dinheiro, ou só vem parte, cheira-me a jogadas com empresários pelo meio.

SL

Rui Fiel disse...

Boas!

Perdoem-me mas não pactuo do vosso pessimisto no que se refre, principalmente, ao jogador enumerado.

É certo que tudo aquilo referido no post é verdade. Gastamos imenso dinheiro neste jogador como gastamos em muitas mais centenas que, infelizmente, não conseguem, por não são capazes, de dar esse retorno financeiro ao clube.

E isso é assim em todo o lado, não apenas em Alvalade.

Na minha modesta opinião, Tiago Pinto não é jogador para o Sporting. Muitos poderão dizer que daqui a uns anos até poderá estar vestido de outras cores e depois seremos nós a queixar-mo-nos, digo desde já que eu não serei um deles.

Acho inclusive que toda esta azáfama em torno do filho de JVP se deve ao facto de o que lá temos não ser inegavelmente melhor que ele. André Marques tem desiludido e como tal as pessoas encaram a saída do Tiago como algo ridiculo.

Mas lembrem-se, ele é que não quis o Sporting. Talvez a proposta de renovação pecasse por tardia mas isso são outros quinhentos.

Quanto ao Varela, desculpem-me mas a opinião é a mesma que a relativa ao defesa esquerdo. pura e simplesmente não é opção para o Sporting. Quando o Rodrigues estiver em forma verão quantas vezes será titular. Até o Mariano irá jogar mais. Se eles fossem bons eram logo em tenra idade, como são os casos de Moutinho, Nani, Viana, Veloso, Adrien, que desde muito novos se tornaram grandes jogadores.

No que ao dinheiro da transferência diz respeito aí já sou mais cuidadoso. Sei que não receberam os tais 900 mil devidos da formação, mas quero acreditar que para além dos 30% numa futura transferência o Sporting tenha ficado com direito de opção sobre alguns, bons, jogadores que no Minho jogam. É esperar para ver.

Abraço

Anónimo disse...

Boas,

penso que o Sporting ficou com direito a 35% duma futura verba que o braga tenha a receber... Não concordo que o Sporping devesse ser inflexivel quanto aos 900mil, penso até que poderá vir a ser um bom negócio no futuro, até porque o jogador facilmente se vai valorizar no braga e de certeza que o sporting estará numa posição previligiada para o negociar futuramente...SL

Miguel

Peyroteo disse...

Miguel, só que há muitas formas do Braga dar a volta à questão.

Lembram-se da venda de Enakarhire ao Dínamo Moscovo? O Standard Liege (clube que vendeu o jogador ao Sporting) tinha direito a um determinado valor se o Sporting vendesse o jogador acima de X. O Sporting, como queria receber mais do que X, vendeu o jogador por X (o Standard não recebeu nada) e em simultâneo recebeu o Luis Loureiro do Dínamo.

Ou seja, o Braga ao vender o jogador a outro clube pode fazer o negócio por um valor baixo (o Sporting recebe migalhas) e receber outros jogadores em definitivo ou por empréstimo.

Limpinho...

SL

Angelo disse...

O braga terá que vender este jogador por 2,6 milhões de euros para o Sporting receber os 900 mil dos 35% (se for 30%, então o Braga terá de fazer ainda melhor negócio).

Anónimo disse...

Mas no caso Enakarhire fizemos um óptimo negócio não foi..?

É que recebemos esse monstro do futebol mundial que dava pelo nome de Luís Loureiro...!!!

Em matéria de negócios somos uma lástima...precisamente o inverso do que somos a descobrir talentos...

Não que ache que tenhamos perdido muito com a ida do Pintaínho...mas os 900 mil eu não teria perdoado...!!!

Leão do Oeste

Anónimo disse...

Boas Peyroteo,

e não estará em posição priveligiada para o reaver se ele evoluir?! Poderá ser uma das alternativas! Sim, também terá que pagar, mas se ele ficasse agora nos quadros também o teria que ir pagando...Eu acredito que ainda possa dar num bom negócio...O enarkarire dava jeito agora...eheh

Quem sabe se...

Miguel,
SL!

Dezperado disse...

Concordo inteiramente com o Rui Fiel.

Se já dizem que esse jogador daqui a uns anos vai ser vendido aos azuis ou ao vermelhos então que venha a % do passe a que temos direito.

Uma das coisas que ouvi é que ele não renovou porque não queria ser novamente emprestado.
Mas sinceramente não percebi porque o Sporting abdicou dos 900 mil euros.

Fala-se muito do Varela agora porque está no fcp, mas não me lembro de se falar dele no ano passado nem há dois anos, mas agora parece que já é alguma estrela, ou um super ponta de lança. Quando voltar o rodriguez vamos ver onde ele vai se sentar.

É que ouvimos a mesma conversa quando o carlos martins foi para o clubezinho de merda, que nós não aproveitavamos os jogadores, mas o resultado está à vista.

Rui Pereira disse...

Boas, querem aqui comparar Carlos Martins a Tiago Pinto, no caso do Tiago a margem de evolução é grande e preechia bem a posição para defesa esquerdo com A. Marques, ja o Carlos Martins de feitio dificil e de qualidade media ja tinha no seu percurso razao para provar que era melhor, o que não conseguiu, o Varela ja deu nas vistas no Estrela Amadora, não é por acaso que o FCporco o foi buscar ,e acho que é bem melhor que Tiui's ou Purovic's ou até mesmo Yannick na minha modesta opinião.SL

Sporting até morrer disse...

Concordo com o Rui Fiel também,

Nem Varela nem o Tiago Pinto demonstraram nas últimas épocas, que mereciam jogar no Sporting.

Entre manter estes ligados ao Sporting, suportando ordenados em parte ou na totalidade, prefiro que sigam o seu caminho.

Se o Tiago Pinto for depois vendido a outro clube, e o Sporting receber dinheiro por isso, considero um bom negócio.

Tenho é muitas dúvidas que ele alguma vez venha a ser vendido, tal como tenho muitas dúvidas que o Varela continue a ser titular do FCP nos próximos jogos...

SL